DOENÇAS OSTEOMIOARTICULARES EM IDOSOS

Dr. Keiler Chaves de Vasconcelos

O processo de envelhecimento vem normalmente acompanhado de um declínio das funções. Ao estudarmos o envelhecimento do sistema osteomioarticular, verificamos a diminuição da massa musculoesquelética, da densidade óssea, bem como dos espaços articulares. As alterações nos referidos sistemas são os grandes desencadeadores para afecções crônicas, que tendem a apresentar complicações e sequelas que comprometem a independência e a autonomia do idoso, repercutindo em uma baixa qualidade de vida.

Podemos relatar ainda que as referidas alterações apresentam-se de formas isoladas, causando a osteoporose, sarcopenia e artrose. De forma associativa envolve tanto a postura quanto a marcha, deixando esses idosos susceptíveis a quedas e consequentemente a fraturas.

Os idosos apresentam a mobilidade e a velocidade dos movimentos diminuídos devido o enrijecimento dos ligamentos e da degeneração das cartilagens, além de redução da massa muscular e aumento do tecido adiposo, diminuição da força muscular e da necessidade calórica diária, sendo que estas alterações citadas estão relacionadas ao sistema locomotor, o mais afetado.

.

.

.

.

.

uma vez que esse processo faz parte do envelhecimento normal do individuo. .O homem atinge o seu pico de massa óssea a partir dos 35 anos de idade. com esse evento sendo denominado de osteopenia fisiológica. Com isso ocorre a perda progressiva de massa óssea. já que depois disto ocorre uma estabilização da taxa de formação e um aumento da taxa de reabsorção.

em especial. uso de alguns medicamentos. um maior risco de fraturas. ocasionando assim. perda da visão. o que deixa esses idosos mais susceptíveis. gerando um aumento da fragilidade do osso. tabagismo e massa corporal abaixo do peso ideal. principalmente quando existe associação de anormalidades psicomotoras. consumo de álcool. . as do colo do fêmur.A osteoporose caracteriza-se pela diminuição da massa óssea.

osteoporose .

.

.

.

.

.

influindo também em condições ambientais e problemas comportamentais. para diferentes músculos variando amplamente entre os indivíduos . mitocondriais e genéticos. e fatores nutricionais.A sarcopenia é denotada como um complexo processo do envelhecimento muscular associado à diminuição da massa. uma causa multifatorial. O grau de sarcopenia apresenta-se de forma distinta. Tem como etiologia. envolvendo alterações endócrinas. no metabolismo do músculo. força e da velocidade de contração muscular.

.

.

.

Inicialmente ocorre uma deterioração da cartilagem. conduzindo à instalação progressiva de dor. nos pés e na coluna. o que diminui a sua eficácia e contribui para a sua destruição adicional. com o uso repetido e a carga traumática. nos joelhos. Todas as articulações podem ser envolvidas pela artrose. . porém ela se manifesta em maior proporção: no quadril. em particular a cartilagem. deformação e limitação dos movimentos. que perde a sua elasticidade.A artrose resulta da senescência e consequente destruição progressiva dos tecidos que compõem a articulação.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Importante: atividade física .

.

.

.

.

.

.

OBRIGADO ! .