Dr.

Keiler Chaves de Vasconcelos

O que é humanização
HUMANIZAR (AURÉLIO)
[De humano + -izar.] V. t. d. 1. Tornar humano; dar condição humana a; humanar. 2. Tornar benévolo, afável, tratável. 3. Fazer adquirir hábitos sociais polidos; civilizar. 4. Bras. CE Amansar (animais). V. p. 5. Tornar-se humano; humanar-se

Dr.Keiler Chaves de Vasconcelos

•O que torna um obstetra (ou tocoginecologista) humanista ou não, é a capacidade de estimular a participação, o envolvimento efetivo e a condução deste processo a quem de direito: a mãe •É preciso que esta mulher, consciente da sua posição como figura central no processo, faça valer seus direitos, sua autonomia e seu valor. Uma portaria do Min.Saúde garante um acompanhante para ficar com a gestante durante o parto

Dr.Keiler Chaves de Vasconcelos .

A gravidez é um processo natural na vida da mulher. e um grande evento dentro da família.Keiler Chaves de Vasconcelos . enfim. num ambiente mais familiar possível. um acontecimento tão notável e inesquecível que deverá estar envolto de todos os cuidados. O parto deve ser o final feliz desta história. Dr.

Dr.Keiler Chaves de Vasconcelos .

TIPOS DE PARTO •Parto normal (vaginal.via baixa. eutócico) .

via baixa. eutócico) .TIPOS DE PARTO •Parto normal (vaginal.

eutócico) .via baixa.TIPOS DE PARTO •Parto normal (vaginal.

TIPOS DE PARTO •Parto normal (vaginal.via baixa. eutócico) .

TIPOS DE PARTO •Parto normal (vaginal. eutócico) .via baixa.

TIPOS DE PARTO •Parto normal (vaginal. eutócico) .via baixa.

eutócico) .TIPOS DE PARTO •Parto normal (vaginal.via baixa.

TIPOS DE PARTO •Parto vaginal.de cócoras .

TIPOS DE PARTO •Parto vaginal.de cócoras .

de cócoras .TIPOS DE PARTO •Parto vaginal.

de cócoras .TIPOS DE PARTO •Parto vaginal.

sendo indicada a cesárea eletiva somente de 5% a 10% dos casos •Apenas 20% das mulheres tem conhecimento ideal dos mecanismos de um trabalho de parto e podem decidir pelo parto normal.•Cerca de 90 a 95% das mulheres reúnem condições obstétricas para o parto normal. pois falta orientação medica rotineiramente .

•Parto tipo cesárea (cirurgia transversal ou longitudinal) .

•Parto tipo cesárea (cirurgia transversal) .

•Parto tipo cesárea (cirurgia transversal) .

•Parto tipo cesárea (cirurgia transversal ou longitudinal) .

As internações e procedimentos desnecessários são utilizados para bater essas metas. Os convênios cobram este custo desnecessário de todos os segurados. •Hospitais e profissionais da área da saúde também têm metas de "produtividade".•Os riscos de complicações posteriores de uma cesariana para a mãe são 350% maiores que em um parto normal e para o bebê 400% maiores de problemas respiratórios. •Hospitais ganham na venda dos medicamentos e nas internações. garantir as despesas e lucros. . •Os hospitais cobram esta conta dos convênios. pelo aumento da mensalidade.

•O objetivo da assistência é obter uma mãe e uma criança saudáveis com o mínimo possível de intervenção que seja compatível com a segurança.O parto normal •A definição do que será um parto normal não é universal nem facilmente padronizável. .

os médicos decidem pela cesárea. por uma série de mecanismos – desde os diagnósticos superestimando os riscos fetais à interpretação da queixa materna de dor como um pedido pela cesárea –. contrariamente à vontade da maioria das mulheres .•Os trabalhos que procuram entender se e por que as mulheres brasileiras preferem a cesárea ao parto vaginal mostram que a maioria declara preferir o vaginal ao cirúrgico •Mas.

) .Motivos para operar •Crença médica na superioridade da cesárea no que se refere à segurança e ao conforto materno e fetal •Fatores ligados à conveniência de tempo e interesse do profissional médico. auxiliares cirúrgicas. medicação) e equipe(anestesistas. para conciliar suas atividades •Fatores ligados à interesses do hospital(hotelaria.etc.

Por isto pressionam para serem operadas . as mulheres mais carentes “preferem” a cesárea para escapar do tratamento rude que enfrentam nos hospitais públicos e também dos procedimentos dolorosos e da falta de sedação.A VERDADE Verdadeiramente.

que inevitavelmente concluem pela cesárea sem que haja indicação técnica. na maioria das vezes. . são induzidas ou ludibriadas.As conveniadas ou particulares. pelos seus médicos assistentes.

tem que ter uma estrutura boa. porque qualquer hora é hora e alguns partos podem demorar 48 horas. pois para você ter 400 partos no mês e 300 deles normais. muitos leitos. Os médicos podem operar e voltar para o consultório ou plantões. Mas quando você marca uma cesárea eletiva.É uma questão de custo. todos se organizam e você tem uma economia por esse lado. .O tempo é racionalizado para todos.

O absurdo Os estudos nacionais mostram que a taxa de cesárea ultrapassa o índice de 35% entre mulheres com baixa escolaridade e atinge 80% entre as de nível superior. Os índices mais altos estão na rede privada com plano de saúde. isto é. . as que têm melhores condições de negociar com os serviços.

Os limites eram de 40% no segundo semestre de 1998. Porquê: O Ministério da Saúde definiu também um teto percentual decrescente para o pagamento de cesáreas aos hospitais. ao menos nos serviços do SUS e seus conveniados . chegando a 30% no primeiro semestre de 2000. antes ascendentes. A iniciativa contribuiu para estabilizar ou reduzir as taxas. 37% no primeiro semestre de 1999 e 35% no segundo semestre. as taxas de cesariana caem para 27.5%.O absurdo 2 Já nos hospitais e maternidades da rede pública.

O absurdo 3 Apesar da OMS recomendar que apenas 15% dos partos sejam cesárea. o mesmo erro se constata entre os profissionais de saúde e seus familiares. Mesmo reconhecendo a adequação do parto vaginal. a maioria das médicas e das esposas de médicos têm seus filhos por cesárea ! .

na eventual necessidade de uma operação. o que causa atrasos na retomada de suas atividades 5 A cada cesariana. se complica devido às aderências e às cirurgias anteriores 7 Qualquer operação cirúrgica pode trazer complicações à saúde. o trabalho de parto é mais fácil do que no anterior 6 Se a mulher vir a sofrer de mioma (patologia comum do útero). o trabalho de parto é mais complicado do que no anterior 6 A operação do mioma. o que pode prejudicar a disposição sexual . o que favorece a lactação 4 A alta é mais rápida. esta será mais fácil 7 O relaxamento da musculatura pélvica não altera em nada o desempenho sexual PARTO CIRÚRGICO 1 A recuperação é lenta 2 Há dor pós-parto 3 A recuperação lenta atrasa um pouco a lactação 4 A alta demora mais. neste caso.COMPARATIVO ENTRE OS TIPOS DE PARTO PARTO NORMAL 1 A recuperação é rápida 2 Não há dor pós-parto 3 A rápida recuperação deixa a mãe mais tranqüila. o que possibilita à mãe retomar seus afazeres prontamente 5 A cada parto normal.

. A décima teve o bebê na porta do prontosocorro. ele nunca se preocupou em perguntar sobre seus outros partos.Seu médico pretende enrolá-la e fazer uma cesárea: 1) Nove entre dez amigas suas que fizeram o pré-natal com ele tiveram parto cesárea. 9) Ele comenta que não gosta de arriscar (o que???). 4) Quando você pergunta sobre maternidades. Coincidentemente. não tinha passagem (mesmo que ela não fosse viajar para lugar nenhum). 8) Ele comenta que não é do tipo que deixa as pacientes sofrerem. o cordão enrolou no pescoço. ele não se preocupa em palpar sua barriga para avaliar o tamanho e a posição do bebê. foram todas em uma terça-feira. 7) Mesmo no fim da gravidez. Se foram cesárea. estava passando da hora de nascer. ele nunca se lembrou de perguntar o porquê. 6) Ele nunca parou para examinar sua bacia. 5) Se você já teve outros filhos. ele lhe lista aquelas nas quais ele opera. 3) Ele nunca desmarcou o consultório por estar fazendo um parto. 2) Essas suas nove amigas tiveram cesáreas por motivos como: não teve dilatação.

13) Ele descobre a data do aniversário de toda a sua família. como reconhecer o trabalho de parto. . que você não está tendo dilatação. Depois passa a comentar como seria legal se o bebê nascesse no dia xx/xx para homenagear o tio. etc. ele diz que consegue ajeitar bem os compromissos.10) Se você disser que a vida de médico é muito corrida. ele lhe dirá que isso vai depender da conjunção de muitos fatores (o que obviamente nunca ocorrerá). 14) Se você perguntar se o seu parto vai ser normal. Se você perguntar se seu parto vai ser cesárea. com ar tristonho. mesmo que você pergunte. como se preparar. Afinal. o pai. vantagens do trabalho de parto e do parto normal. 12) Ele nunca lhe explica nada sobre: mecanismo do parto. 11) Ele começa a fazer exames de toque com 30 semanas e comenta. ele marcará a data. você não terá chance de usar essas informações mesmo. etc.

PERGUNTAS ? .