Curso de Direito

Teoria Geral dos Contratos

Profª. Drª Rosane Leal da Silva
2013

-

Lôbo, p. 120-142

paritário  - de adesão: típico das relações de consumo, posto que a grande maioria dos contratos celebrados nessa área são de adesão, cuja definição se encontra no próprio artigo 54, do CDC e dali se propaga e serve de base para o próprio direito civil.

Contrato de adesão: formado por condições gerais do contrato e por cláusulas negociadas. O contrato de adesão é particular; geral são suas condições. Ficam sujeitos aos elementos, requisitos de validade e fatores de eficácia do NJ.

uniformidade das cláusulas, com vista a obter o maior número de contratos possíveis com o mesmo conteúdo. A uniformização visa à racionalização e à segurança das relações jurídicas. Predeterminação unilateral: cláusulas pré-determinadas antes da discussão entre os contratantes. O contrato já é apresentado pronto ao contratante.

 Rigidez: as cláusulas não podem ser alteradas. Diante de tudo isso. 47. sob pena de descaracterizar o contrato.   . que estabelece as regras e que tem o monopólio da atividade. CC. CDC e 423. Posição de vantagem: a vantagem material é apenas para uma das partes. impõe-se interpretação favorável ao aderente: art.

 impessoais: contrato dirigido ao  grande público e não a pessoas específicas. .  extinguem-se com a morte ou substituição do devedor. como ocorre com a fiança e o mandato.  Aplica-se defeito do erro quanto à pessoa do contratante.personalíssimo:  pode gerar perdas e danos em caso de substituição do contratante.

 reais: comodato (579). 8245/91). par. forma escrita na fiança. depósito (627). solene ou formal: artigo 108 e 1653.). doação de bens de pequeno valor (541. contrato consensual: locação (47. empreitada (610) e prestação de serviços (593). doação (541. mútuo (586). único)  . p.

anulação. hipoteca (RIZZARDO. . p. 2004. rescisão.   Seguem a sorte do contrato principal em casos de resolução. Principal Acessório: fiança. anticrese. caução. ** penhor. aval. 85).

subconcessão. 15. subempreitada. 27 e 30 da Lei 8245/91. 667 CC     Dependem de outros. art. Existência de 3 atores. 16. . que não é alterado. Deve haver pacto permitindo a subcontratação. O conteúdo e a natureza jurídica é a mesma do original.: arts. art.Derivados ou subcontratos: novo contrato (sublocação. que é o principal. Ex. substabelecimento. sendo que os direitos decorrem do estabelecido em outro contrato. subarrendamento) que depende de um primeiro.

previsto no artigo 462.Preliminares.  Definitivos  . STJ. de acordo com o artigo 464. em que o contratante se obriga a fazer o contrato definitivo e pode obter a execução específica em caso de recusa do devedor. Promessa de contratação Súmula 239.

114). Gratuitos: mandato. comodato. exceto no caso de doação gravada com encargo. 158).    Interpretação restritiva (art. A fraude contra credores é presumida em caso de contrato benéfico (art. Não se aplicam os institutos da evicção (447). doação.  . dos vícios redibitórios (441).

pois o mútuo feneratício é unilateral. mas não gratuito.O erro quanto à pessoa pode ocorrer nesses contratos. A responsabilidade civil é diferente: art.   . dependendo da posição de vantagem do contratante.  Nem todo o contrato unilateral é gratuito. 392.

Normalmente os contratos onerosos são bilaterais.  . Onerosos: deve-se suportar os riscos do negócio.

comodato. corretagem. etc. . doação. empreitada.    Sendo de execução instantânea. cabe a oposição de exceção do contrato não cumprido – 476. 477. compra e venda. Responde pela evicção e pelos vícios redibitórios (441).  Bilaterais ou onerosos: locação.Unilaterais ou benéficos: mútuo.

sendo que a rescisão só poderia acontecer 30 dias após a constituição em mora. Na tácita. de acordo com o artigo 474. parágrafo único.  . exige-se a interpelação. Observa-se condição resolutiva expressa/tácita (475): típica dos contratos bilaterais onerosos. A lei 6766/79 já exigia a interpelação para a resolução de contrato para a aquisição de imóvel loteado.

 Responsabilidade civil em Contrato bilateral e oneroso: cada contratante responde por simples culpa. .

317.    Instantâneo de execução imediata: não se aplica art. 476. . A sentença que declara a nulidade produz efeitos ex tunc. Cabe alegar a exceção do contrato não-cumprido: art. Em caso de extinção pelo inadimplemento ocorrerá a resolução e as partes voltam ao status quo ante.

.Não se aplica exceção contrato não cumprido (**) promessa de compra e venda imóvel.comporta resolução por onerosidade excessiva (art. 478). .    Instantâneo de execução diferida: poderia ser cumprido de forma instantânea. mas a convenção das partes projeta os efeitos para futuro e certo. . .Aplica-se art. 317.

prestação de serviço. 478).  Sentença em ação de nulidade não produz efeito ex tunc. contrato de trabalho.  Resolução não restaura as partes na posição anterior: resilição.  .  aplica-se a resolução por onerosidade excessiva (art. seguro.Contratos sucessivos ou de execução continuada: locação.

 . Contratos por prazo indeterminado: exige-se denúncia (473**) ou aviso prévio para extinguir o contrato. lei 8245/91) locação (46). Tempo determinado e indeterminado (locação (47. trabalho (451).

  Neste tipo de contrato pode haver vícios (lesão). com equivalência subjetiva. revisão (317) e onerosidade excessiva (478). consistente em coisas certas e determinadas. .  Função social do contrato. o preço deve ser equivalente à coisa. Comutativo: prestação e vantagem. Apesar de subjetiva.

** Ex. jogo. futuro e imprevisível. que ficam na dependência de um fator externo. aposta.    . seguro. pois é um contrato baseado na álea. quantidade ou extensão dos efeitos. Baseado na incerteza da vantagem.  Aleatório: artigo 458. Não é incompatível com a lesão. É provável que haja perda para um dos contratantes.

resolução por não ocorrência da situação ou anulação por lesão. Nos contratos aleatórios não se aplicam as regras referentes aos vícios redibitórios. evicção. como na compra e venda de coisa futura e de coisa existente. mas sujeita a risco. Há contratos que são acidentalmente aleatórios.  .

não podendo valer-se da resolução contratual.: venda de lavoura futura ou da compra de lance de rede de pescador ao mar. está prevista no artigo 458.   . Ex. Também chamada de emptio spei ou compra de esperança. O comprador assume o risco que a coisa comprada não venha a existir e deve pagar o preço mesmo diante da sua inexistência.

.  Contrato de venda de coisa futura. Está prevista no artigo 459. do CC/02 e é também conhecida como emptio  rei speratae. sem assunção de risco pela existência: assume-se o risco de a coisa existir em quantidade menor do que a que foi pactuada. Cumpre-se entregando qualquer quantidade.

existente. 461. mas  460 e . Contrato de coisa exposta a risco: Está previsto no art.

modificar ou extinguir relações jurídicas de natureza patrimonial. a relação jurídica contratual fundada na manifestação de vontade. entre duas ou mais pessoas. . Mesmo no contrato eletrônico. A diferença mais significativa encontra-se apenas em um veículo diferente. pelo qual se tornará perfectível o vínculo jurídico. todos os requisitos previstos pelo Código Civil de 2002 devem ser respeitados. mantendo-se o elemento nuclear. a fim de adquirir.Contrato Eletrônico: é o negócio jurídico concretizado através da transmissão de mensagens eletrônicas pela Internet. que gera direitos e obrigações.

uma vez que prescindem de qualquer formalidade. . e têm por objeto apenas coisas disponíveis. bilaterais ou sinalagmáticos. Não são solenes. tratam-se de contratos de compra e venda de produtos e serviços. basicamente.Os contratos realizados por meio da Internet são. Em sua grande maioria. Podem ser onerosos e na maioria dos casos são consensuais.

◦ Espécies de contratos eletrônicos:   Contratos eletrônicos intersistêmicos: a comunicação eletrônica se estabelece entre sistemas aplicativos previamente programados.  . mediante tratativas comerciais e os protocolos de negociação são viabilizados pelos programas computacionais. A vontade das partes se estabelece num momento anterior. Contrato com empresas industriais ou importadoras de produtos e redes de distribuição ou varejo. estando ausente a ação humana no momento em que a comunicação ocorre.

quando acordam sobre níveis de estoque. o que ocorre previamente.   O “diálogo” entre os sistemas operacionais é apenas uma decorrência do que já foi ajustado previamente. prazo de entrega e duração do contrato. .◦ Espécies de contratos eletrônicos: A formação do contrato intersistêmico se dá no momento em que as vontades se encontram. preço dos produtos.

Este contrato se caracteriza pela interação humana dos dois extremos da relação. Esta espécie pode ser entre presentes (chats. msn.   . videoconferência) ou entre ausentes (e-mail). servindo de instrumento para a emissão de vontades.◦ Espécies de contratos eletrônicos:  Contratos eletrônicos interpessoais: São os contratos celebrados por computador quando este é utilizado como meio de comunicação entre as partes.

que teria uma incompatibilidade com o art.◦ Espécies de contratos eletrônicos:  Contratos eletrônicos interpessoais: atualmente a doutrina mais moderna e a jurisprudência dispensam a assinatura das testemunhas para a configuração do contrato como T.E.  . do CPC. Formação do contrato: ver art. LINDB: domicílio do proponente. 585. CC/02. 221. II. em face do que dispõe o art. 9º.E.

colocado à disposição por outra. ao mesmo tempo. do qual derivam as compras de produtos mediante acesso aos Web sites. sem que esta esteja. conectada e sem que tenha ciência imediata de que o contato foi efetuado.  . compostos de “páginas eletrônicas”. Contratos eletrônicos interativos: uma pessoa interage com um sistema destinado ao processamento eletrônico de informações. Este é o exemplo mais comum de conclusão de contrato via Internet.

.  O contrato é concluído no local da proposta. considera-se emanada no local em que é inserida na rede de computadores. sendo a informação inserida na rede de computadores considerada uma PROPOSTA. caso não esteja explicitado o local onde é feita. Os contratos interativos.

e III . de 11 de setembro de 1990.078. serviço e do fornecedor. 1o Este Decreto regulamenta a Lei no 8.respeito ao direito de arrependimento. DECRETO 7. para dispor sobre a contratação no comércio eletrônico. II . abrangendo os seguintes aspectos: I .962/2013 Art.     .informações claras a respeito do produto.atendimento facilitado ao consumidor.

III . Art.endereço físico e eletrônico. III do CDC) I .características essenciais do produto ou do serviço. II . as seguintes informações: (artigo 6º. no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda. 2o Os sítios eletrônicos ou demais meios eletrônicos utilizados para oferta ou conclusão de contrato de consumo devem disponibilizar. incluídos os riscos à saúde e à segurança dos consumidores. quando houver. em local de destaque e de fácil visualização. e demais informações necessárias para sua localização e contato.nome empresarial e número de inscrição do fornecedor. (artigos 8º e 9º do CDC)    .

  . forma e prazo da execução do serviço ou da entrega ou disponibilização do produto. de quaisquer despesas adicionais ou acessórias. V .informações claras e ostensivas a respeito de quaisquer restrições à fruição da oferta. incluídas modalidades de pagamento. no preço.condições integrais da oferta. tais como as de entrega ou seguros.discriminação. IV . disponibilidade. e VI .

3o Os sítios eletrônicos ou demais meios eletrônicos utilizados para ofertas de compras coletivas ou modalidades análogas de contratação deverão conter. 2o.quantidade mínima de consumidores para a efetivação do contrato. Art.    . e III .prazo para utilização da oferta pelo consumidor. 2o. além das informações previstas no art. as seguintes: I . II . nos termos dos incisos I e II do art.identificação do fornecedor responsável pelo sítio eletrônico e do fornecedor do produto ou serviço ofertado.

com as informações necessárias ao pleno exercício do direito de escolha do consumidor.fornecer ferramentas eficazes ao consumidor para identificação e correção imediata de erros ocorridos nas etapas anteriores à finalização da contratação. imediatamente após a contratação.confirmar imediatamente o recebimento da aceitação da oferta. II .apresentar sumário do contrato antes da contratação. IV . (artigo 46 do CDC)     . III . enfatizadas as cláusulas que limitem direitos. Art. 4o Para garantir o atendimento facilitado ao consumidor no comércio eletrônico. o fornecedor deverá: I .disponibilizar o contrato ao consumidor em meio que permita sua conservação e reprodução.

   . reclamação. dúvida. pelo mesmo meio empregado pelo consumidor.confirmar imediatamente o recebimento das demandas do consumidor referidas no inciso. V . Parágrafo único.manter serviço adequado e eficaz de atendimento em meio eletrônico. suspensão ou cancelamento do contrato. VI . A manifestação do fornecedor às demandas previstas no inciso V do caput será encaminhada em até cinco dias ao consumidor. e VII . que possibilite ao consumidor a resolução de demandas referentes a informação.utilizar mecanismos de segurança eficazes para pagamento e para tratamento de dados do consumidor.

. os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor. Art. de forma clara e ostensiva. (artigo 49 do CDC) § 1o O consumidor poderá exercer seu direito de arrependimento pela mesma ferramenta utilizada para a contratação. sem prejuízo de outros meios disponibilizados. sem qualquer ônus para o consumidor.   § 2o O exercício do direito de arrependimento implica a rescisão dos contratos acessórios. 5o O fornecedor deve informar.

§ 4o O fornecedor deve enviar ao consumidor confirmação imediata do recebimento da manifestação de arrependimento. para que: I .a transação não seja lançada na fatura do consumidor.   § 3o O exercício do direito de arrependimento será comunicado imediatamente pelo fornecedor à instituição financeira ou à administradora do cartão de crédito ou similar.  . ou II .seja efetivado o estorno do valor. caso o lançamento na fatura já tenha sido realizado.

qualidade e adequação. de 1990. 56 da Lei no 8. Art. observados prazos. com a entrega dos produtos e serviços contratados. .078. (artigo 6º. 7o A inobservância das condutas descritas neste Decreto ensejará aplicação das sanções previstas no art. quantidade. III do CDC)  Art. 6o As contratações no comércio eletrônico deverão observar o cumprimento das condições da oferta.