You are on page 1of 12

SENSORES INDUTIVOS

Anderson Cardoso Carlos Vincius Leonardo Guimares Lucas Alfredo Vander Lacerda

SENSORES INDUTIVOS
O que so?

So componentes eletrnicos capazes de detectar a aproximao de um objeto sem a necessidade de contato fsico .

SENSORES INDUTIVOS

Os sensores indutivos foram desenvolvidos para atender as necessidade dos sistemas modernos de produao e funcionamento de motores, onde necessrio conciliar altas velocidades e elevada confiabilidade nas medies.

SENSORES INDUTIVOS
Funcionamento O sensor consiste em: uma bobina em um ncleo de ferrite; Um oscilador; Um detector de nvel de sinais de disparo; Um circuito de sada.

SENSORES INDUTIVOS
Funcionamento

O sensor indutivo trabalha pelo princpio da induo eletromagntica. O sensor tem um oscilador e uma bobina; juntos produzem um campo magntico fraco. Quando um objeto entra no campo, pequenas correntes so induzidas na superfcie do objeto. Por causa da interferncia com o campo magntico, energia extrada do circuito oscilador do sensor, diminuindo a amplitude da oscilao e causando uma queda de tenso. O circuito de deteco percebe a queda de tenso do circuito do oscilador e responde mudando o estado do sensor.

SENSORES INDUTIVOS
Funcionamento
Posio do Alvo

Resposta do Oscilador Campo Magntico

Tenso de Sada

SENSORES INDUTIVOS
Caractersticas

Possui longa vida til; Ideal para sistemas que necessitam de respostas rpidas; Confiabilidade nas medies; So capazes de operar em condies severas de trabalho;

SENSOR INDUTIVO COMO SENSOR DE ROTAO DE VECULOS

SENSOR INDUTIVO COMO SENSOR DE ROTAO DE VECULOS


O sensor indutivo constitudo por uma bobina que envolve um ncleo imantado. A passagem dos dentes e dos vos entre os dentes diante do sensor provocam a variao do campo magntico do ncleo imantado. Essa variao do campo magntico gera um sinal de corrente alternada induzida na bobina que captado pela Unidade de Controle do veculo.

SENSOR INDUTIVO COMO SENSOR DE ROTAO VECULOS


Funcionamento O fluxo do campo magntico da bobina do sensor varia com o movimento da roda dentada gerando uma tenso na bobina do sensor, e esta interpretada pela ECU. Quando o dente da roda passa pelo sensor, a tenso mxima, e quando o espao entre dentes passa pelo sensor a tenso mnima. Essa variao de fluxo magntico(dente, espao, dente) gera uma tenso no sensor, a velocidade do motor tambm influencia no valor dessa tenso, sendo diferente em marchalenta e em funcionamento pleno. Devido ao fato de os intervalos entre mxima e mnima tenso serem cada vez menores a medida que a velocidade do motor cresce, logo a amplitude do sinal tambm varia com a velocidade.

SENSOR INDUTIVO COMO SENSOR DE ROTAO VECULOS


Tratando o sinal
Ponteiro de RPM ou velocidade

Circuito de controle

Circuito de tratamento

Processador

You might also like