You are on page 1of 9

Variao Lingstica

Lngua a linguagem verbal (oral/escrita) utilizada por um grupo de indivduos que constituem uma comunidade.
Ela uma construo humana e histrica; organizadora da identidade dos seus usurios; Ela tambm d unidade a uma cultura, a uma

nao;
Uma lngua viva dinmica e, por isso, est

sujeita a variaes.

Variao Lingstica
Variaes lingsticas so diferenas que uma mesma lngua apresenta quando utilizada, de acordo com as condies sociais, culturais, regionais e histricas.

Tipos de Variao Lingstica

Variao histrica Variao geogrfica Variao social

Variao situacional

Variao Social
Refere-se s formas da lngua empregadas pelas diferentes classes ou grupos sociais. Tem gente que nasce com corao maior ou menor, com vrios defeitos. Essas so as cardiopatias congnitas, o corao pode nascer com inmeros defeitos. - Jargo mdico Oi rapeize do surf brigado pela moral que vcs to me dando, pow ta muito bom quando ta batendo aquelas ondas na prainha. Ta show,valeu brigado. Tanto backsidefloaterdroptubo

Variao Social
Norma culta: variedade de prestgio, que deve ser adquirida na vida escolar e cujo domnio solicitado como forma de ascenso social e profissional.
Linguagem tcnica: usada no exerccio de certas atividades profissionais. Modos de falar masculino e feminino: marcas na lngua que expressam modos prprios da fala masculina ou feminina, como as marcas de gnero, o uso de adjetivos e diminutivos, etc. Gria: formas de lngua que certos grupos desenvolvem como um cdigo, para a comunicao entre si e para evitar a compreenso por parte daqueles que no pertencem ao grupo.

Variao Situacional
a capacidade que tem um mesmo indivduo de empregar as diferentes formas da lngua em situaes comunicativas diversas, procurando adequar a forma e o vocabulrio em cada situao.

No trabalho Na escola Com os amigos Com a famlia Em solenidades No mundo virtual, etc.

Consideraes importantes sobre as variaes lingsticas:


Todas as variaes esto presentes tanto na lngua falada quanto na lngua escrita. Podemos, inclusive, encontrar (e usar) as variaes lingsticas em diferentes contextos de produo escrita. Existe uma variedade de lngua padro, que a variedade lingstica de maior prestgio social. Aprendemos a valorizar a variedade padro porque socialmente ela representa o poder econmico e simblico dos grupos sociais que a elegeram como padro.

Consideraes importantes sobre as variaes lingsticas:


importante compreender as variaes lingsticas para melhor usar a lngua em diferentes situaes. Utilizar a lngua como meio de expresso, informao e comunicao requer, tambm, o domnio dos diferentes contextos de aplicao da lngua. O idioma pode ser um instrumento de dominao e discriminao social. Devemos, por isso, respeitar as linguagens utilizadas pelos diferentes grupos sociais.

Referncias:
BRASIL: Ministrio da Educao. Parmetros curriculares nacionais: ensino mdio. Braslia: MEC/SEMPTEC, 2002. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. 2. 2d. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prtico de leitura e redao. 6. ed. So Paulo: Scipione, 1999. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramtica e interao: uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 20 graus. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2000. Imagens: Internet / Acervo particular

Natal, julho de 2007.

You might also like