You are on page 1of 81

Tricologia

Trico = Cabelo Logia = Estudo O Cabelo: formado por um grupo de fibras de Queratina que so compostas por mais de 20 aminocidos diferentes formando longas cadeias de molculas. Formao e nascimento: Se forma quando criana ainda no perodo de gestao, Mais ou menos no terceiro ms comeam a aparecer pequenos pontinhos chamados Ncleo. No final de 5 a 6 meses o cabelo est formado e o ncleo alojado dentro do folculo com o nome de papila. atravs dela que as clulas se renovam constantemente. Na raiz do cabelo existe um revestimento gelatinoso com o nome de Camada Epitelial interna ou (camada mida ). Essa camada segura o cabelo em seu alojamento e quando ela seca ou se dissolve o cabelo solta e cai.

Estrutura Fsica da Haste Capilar A haste do cabelo parte do fio que emerge do couro cabeludo. formada por clulas queratinizadas. O cabelo possui uma estrutura muito complexa, porm so trs os componentes mais conhecidos:

* Cutcula: a parte mais externa do fio de cabelo. Responsvel pela proteo das clulas corticais (clulas do interior do fio) a principal barreira penetrao de agentes qumicos para o interior da fibra. Permanecem intactos somente alguns milmetros prximos ao couro cabeludo. Sua sensibilizao causada por ao mecnica (escovar, pentear, secar), por ao qumica (xampu, ondulaes permanentes, descoloraes, coloraes, alisamentos ou relaxamentos), e pela ao de intemperismo (sol, mar, piscina e vento). A danificao da cutcula torna o cabelo sem brilho, difcil de pentear, spero ao toque. Pode ser percebida quando se passa o dedo pelo fio do cabelo. A remoo total da cutcula causa as chamadas pontas duplas. A cutcula responsvel pelo brilho do cabelo, e tem ainda influncia fundamental no toque, na suavidade, na

penteabilidade e na formao de carga esttica.

* Medula: Pode ser continua ou fragmentada, ao longo da fibra, e no existe em fios finos. Quando presente no cabelo compe apenas uma pequena frao de sua massa. A medula tem textura aberta (porosa). Possuem grandes nmeros de vacolos (buracos) que so resultantes da sntese de quantidade inadequada de protenas para preenches

as cavidades das clulas. A medula no tem funo conhecida.

* Crtex: Forma o interior do fio de cabelo e compe cerca de 70% da massa da fibra. Consiste de clulas queratinizadas e possui uma estrutura muito compacta (pouco porosa). No crtex e na medula so encontrados os pigmentos que do cor aos cabelos. a unidade responsvel pela elasticidade e resistncia do cabelo. Tambm a unidade que determina maior ou menor porosidade dos fios.

Caractersticas do Cabelo

Quanto ao grau de porosidade: Podem ser muito poroso, pouco poroso ou de porosidade mdia. Cabelos com escamas abertas, desidratados, absorvem muito lquido. Quanto elasticidade: com boa elasticidade cabelo saudvel. Geralmente ligada ao grau de porosidade. Cabelos com baixa elasticidade se partem com facilidade, pois a elasticidade indica se os fios resistem trao, sendo capaz de esticar e encolher sem romper. Se no apresentar uma boa elasticidade, ser preciso um tratamento prvio de hidratao por, pelo menos, 4 semanas consecutivas.

* Quanto ao grau de oleosidade: cabelos normais absorvem a quantidade


essencial de produtos. Em cabelos muito oleosos, pode haver altera ph podendo prejudicar na colorao. Mas lembre-se: a oleosidade protege o

couro cabeludo e no deve ser retirada totalmente. * Quanto a curvatura: lisos- cilndricos. Cabelos ondulados ou crespos: prismticos. * Impermeabilidade: Escamas mais fechada, absorve pouca gua, maior dificuldade de penetrao de produtos. * Cabelo fino: tem menos massa, e por isso o tempo de processamento menor. Exceto quando a camada de cutcula for muito resistente.

* Cabelo Grosso ou Forte: deve-se prolongar o tempo de processamento. * Cabelo Abundante (espesso): preciso tomar cuidado para usar uma quantidade suficiente da mistura ativada e distribuir bem, para que ocorra uma penetrao uniforme. * Cabelo Resistente- escamas bem fechada em estreita sobreposio dificultam a entrada do ativo relaxante. * Cabelo tnico- apresentam uma haste torcida, com freqentes variaes no dimetro ao longo do fio, pouca resistncia trao, frgil, rompendo-se com muita facilidade. Naturalmente desidratado, possui uma carga eletrosttica elevada tornando-o eriado e mais difcil de pentear. Molhado, sempre mais difcil de pentear do que seco. * Cabelo Danificado (poroso)- a porosidade est relacionada com o ngulo de abertura das escamas, o nmero de camada de escamas e, at mesmo, a ausncia de escamas em alguns pontos ao longo do fio. A absoro do produto ser mais rpida quanto maior for a porosidade. Isso diminui o tempo de processamento

Noes de pH

O pH refere-se a uma medida que indica se uma soluo lquida cida alcalina ou neutra. usada para descrever a concentrao de H+( Hidrognio), presente numa soluo liquida. O alcance da escala de pH de 0 a 14, com o 7 no meio representando o neutro. Os produtos que medem acima de 7 so considerados bsicos ou alcalinos, os que medem abaixo de 7 so considerados cidos.

Alcalino: Toda soluo liquida que mede mais do que 7 na escala de pH considerado alcalino. Quanto maior o ph, maior o grau de alcalinidade. As solues alcalinas dissolvem gorduras, leos e protenas. Muitos produtos para tratamento qumico, tais como alisantes e solues para ondas permanentes, so alcalinos. Esses produtos ALCALINOS abrem a cutcula do cabelo permitindo melhor penetrao.

cido: Toda soluo liquida que mede menos que 7 na escala pH considerada cida. Quanto mais baixo o pH, maior o grau de acidez. Os condicionadores so geralmente cidos. Os cidos fecham a cutculas dos cabelos, o que aumenta o brilho e reduz a porosidade.

Constituio Qumica do cabelo

O cabelo constitudo de: Protenas + gua + Lipdio + Pigmentos + Aminocidos Basicamente o cabelo constitudo de Queratina e Pigmentos. Desmembramento Qumico da queratina

A composio mdia da queratina resulta da combinao de 19 aminocidos: Alanina 2,8 a 3,5% Valina 5,0 a 5,87% Leucina 6,4 a 6,9% Isoleucina 2,3 a 2,5% Serina 9,6 a 10,8% Treonina 6,5 a 7,5% Fenilanina 2,2 a 2,8% Tirosina 2,1 a 2,7% Triptofano 0,8 a 1,2% Prolina 7,0 a 7,8% cido asprtico 5,6 a 6,5% cido glutmico 14,3 a 15,5% Glicina 3,3 a 3,5% Lisina 2,6 a 3,1% Arginina 8,8 a 9,6% Histidina 0,8 a 1,1% Cistina 14,0 a 16,5% Metionina 0,5 a 0,9% cido cistico= Cisteina vestgio

COLORIMETRIA

As cores primrias
A luz do sol quando decomposta gera um amplo espectro de cores visveis. A cor do arco-ris formada pela decomposio do espectro visvel da luz solar, sendo formada por sete nuances:

Violeta

Azul

ndigo

Verde

Amarelo

Laranja

Vermelho

As cores primrias
Das cores do arco ris, existem 3 que misturadas entre si, em variadas propores, formam todas as outras cores visveis pelo olho humano. Estas cores recebem os nomes de primrias e a mistura entre elas forma todas as outras possveis.
Azul Vermelho Amarelo

Cores bsicas ou primrias


AZUL

VERMELHO

AMARELO

MARROM

Podemos considerar que todos os cabelos so gradaes da cor marrom.

As cores primrias
A Colorimetria a tcnica que permite orientar-se a fim de escolher as cores mais adequadas para determinado trabalho colorante, ou ainda a arte de medir fisicamente uma cor.

Cores secundrias

AZUL

AZUL

VERMELHO

VERMELHO

AMARELO

AMARELO

VIOLETA

VERDE

LARANJA

Leis da colorimetria
Toda cor uma mistura de: azul, vermelho e amarelo; Estas trs cores so chamadas de: bsicas ou primrias; As trs cores primrias misturadas entre si, formam o marrom;

Leis da colorimetria
Superpostas ou misturadas elas formam todas as nuances conhecidas, da mais escura a mais clara; Podemos considerar que os cabelos naturais possuem tonalidades, com gradaes dentro do marrom.

Leis da colorimetria
As trs cores primrias determinam as cores dos cabelos, atravs de suas diferentes propores; Na estrela de cores, as tonalidades opostas se neutralizam;

Leis da colorimetria
Quando neutralizamos uma cor, procuramos obter o marrom. Portanto neutralizar uma cor significa alcanar uma tonalidade natural, ou seja: o marrom;

O objetivo de neutralizar uma cor nos cabelos alcanar uma tonalidade marrom, pois ela o tom natural dos cabelos.

Toda colorao ou tonalizao, consiste na superposio de duas cores


AZUL

VIOLETA MARROM VERMELHO LARANJA

VERDE

AMARELO

Leis da colorimetria

As alturas de tom
Quando misturamos as trs cores primrias em partes iguais, obtemos como resultado um tom marrom. Para efeito didtico, o tom marrom aquele que reproduz as cores naturais dos cabelos. Dos mais claros aos mais escuros.

As alturas de tom
Resumo
No importa que seja uma cor clara ou escura, os componentes so os mesmos, variando apenas as quantidades de cada uma das cores primrias; Cada cor natural, da mais clara a mais escura, recebe um nmero de identificao, que indica o quanto ela mais clara ou escura, e a isto damos o nome de altura de tom.

As alturas de tom
A escala de altura recebe uma numerao que vai de 1 at 10, onde o 1 a cor mais escura e o 10 a mais clara.
Altura de tom Nome da cor Preto Castanho escuro Castanho mdio Castanho claro Louro escuro Louro mdio Louro claro Louro muito claro Louro clarssimo

Os pigmentos
Dentro dos cabelos, no possumos exatamente pigmentos azuis, vermelhos e amarelos, mas um tipo de pigmento produzido pelo prprio organismo, ao qual chamamos de: pigmentos granulosos e pigmentos difusos, que so os responsveis pela cor dos cabelos.

Os pigmentos
dentro do crtex que est localizado a concentrao dos pigmentos que formam a cor dos cabelos.

Os pigmentos
Pigmentos granulosos
So de formato grande e em quantidade maior que os difusos. So os responsveis pelas cores escuras dos cabelos e possuem cores que vo do vermelho escuro ao alaranjado.

Os pigmentos
Pigmentos difusos
So muito pequenos e bem espalhados pelo crtex. So os responsveis pelas cores claras dos cabelos e possuem cores que vai do amarelo alaranjado ao amarelo muito claro.

Dicas do bom colorista


Quando clareamos um cabelo em cor escura, ele fica primeiramente em tom avermelhado, devido ao fato de revelarem-se os pigmentos granulosos, antes dos outros; Na medida em que um clareamento evolui, o tom vermelho passa gradativamente ao laranja e depois ao amarelo;

Dicas do bom colorista


Tenha em mente que cabelos em tons escuros, so ricos em pigmentos granulosos, portanto mais difceis de clarear; Quanto mais claros forem os cabelos, menor o nmero de pigmentos granulosos; Quanto mais pigmentos granulosos, mais os cabelos so escuros.

Os reflexos
Para melhor entendimento pedaggico, consideraremos que as cores naturais da Cartela de Cores so produzidas a partir da mistura em partes iguais das cores primrias. (Azul + Vermelho + Amarelo)

Os reflexos
Predominncias diferentes de uma, ou de outra cor, gerar os tons com reflexos. Uma cor com reflexo aquela que no tem uma tendncia neutra. (para efeito didtico = marrom )

Os reflexos

Os reflexos

Os reflexos

Numerao das cores


O primeiro nmero antes da vrgula identifica a altura de tom, ou seja, o quanto a cor mais clara ou mais escura. (6 louro escuro)

O primeiro nmero aps a vrgula, identifica o reflexo predominante daquela cor, ou seja, a cor mais presente naquela tonalidade. (,4 cobre)

O segundo nmero depois da vrgula indica o reflexo secundrio, que vai acentuar ou atenuar o reflexo principal. (,45 acaju esquenta o reflexo principal)

Estrela de Cores

Relao dos reflexos Crystal Colors

Dicas do bom colorista


Os ,11 permitem neutralizar os fundos avermelhados em bases escuras, obtendo um marrom mais natural (5,11 - 6,11); Use os ,2 para neutralizar os fundos excessivamente amarelados em bases claras, mantendo o clareamento existente dos cabelos (8,2 - 9,2 - 10,2); Os reflexos ,7 permitem obter marrons puros, sem tendncias de quaisquer outros reflexos (4,7 - 5,7 - 6,7 - 7,7);

Dicas do bom colorista


J os reflexos ,14 proporcionam marrons frios de aspecto extremamente natural (5,14 - 6,14 - 7,14);
Para quem gosta de marrons de mais vibrantes, os reflexos ,51 e ,73 so os mais indicados (4,51 - 5,51 - 6,51 - 7,73 - 8,73); Os reflexos ,666 so avermelhados ultra intensos, indicados para efeitos mais vibrantes da moda. (5,666 - 6,666 - 7,666);

Toda colorao ou tonalizao, consiste na superposio de duas cores


AZUL

VIOLETA MARROM VERMELHO LARANJA

VERDE

AMARELO

O clareamento natural
Quando nossos cabelos so expostos ao sol, normal que haja um pequeno desbotamento. Este pequeno desbotamento ocorre devido ao do sol (radiao U.V.), a gua do mar (sal), cloro, produtos inadequados, ar (oxignio), etc.

O clareamento natural
Todos estes fatores tornam os cabelos porosos, o que permite a ao do oxignio do ar no interior do fio, promovendo um fenmeno chamado oxidao (ao do oxignio sobre os cabelos). A oxidao a eliminao da pigmentao dos cabelos.

O clareamento natural

O mecanismo da oxidao
A oxidao age diretamente sobre os pigmentos (natural ou artificial) eliminando-os do interior do fio.

Oxidao = clareamento.
Clareamento = remoo da pigmentao. Oxidar = eliminar os pigmentos.

O mecanismo da oxidao
A oxidao esta diretamente ligada quantidade de oxignio desprendido, bem como, com a fora do produto colorante.

O mecanismo da oxidao
Tonalizantes no tm poder para clarear, pois utilizam um oxidante de baixo percentual de desprendimento de oxignio.

O mecanismo da oxidao
Coloraes tradicionais, podem clarear vrios tons, j que usam oxidantes mais fortes.

O mecanismo da oxidao
Existem vrios graus de oxidao, desde a mais suave, causada pelos agentes da natureza, at aquelas maiores, obtidos quando usamos produtos colorantes ou descolorantes.

O mecanismo da oxidao
Vejamos como isto acontece sobre uma cor de cabelos escuros: O oxignio age sobre os pigmentos, solubilizando-os e eliminando-os do cabelo; A oxidao atua primeiro sobre os pigmentos granulosos;

O mecanismo da oxidao
Vejamos como isto acontece sobre uma cor de cabelos escuros: A cor dos pigmentos granulosos vai de um vermelho escuro, at um alaranjado; Significa que durante um clareamento, obtemos primeiro um fundo bem vermelho, que vai gradativamente ficando alaranjado, ate ficar amarelo;

O mecanismo da oxidao
Vejamos como isto acontece sobre uma cor de cabelos escuros: O tempo de pausa e a fora do produto clareador quem determina este poder de clareamento; Durante o processo de oxidao, nunca vamos obter uma cor natural (marrom) sim a cor do fundo de clareamento obtido.

O oxidante
Durante a ao qumica de oxidao dos pigmentos, o elemento chave neste servio o oxignio, que liberado pelo oxidante.

O oxignio liberado durante o tempo de pausa do produto.

O oxidante
Um oxidante de 20 volumes libera 20 vezes seu volume em oxignio, ou seja, um litro de oxidante de 20 volumes libera 20 litros em oxignio.

O oxidante
Sua frmula enriquecida com agentes tratantes e emolientes que visam melhoria da qualidade dos cabelos. O oxidante sempre deve ser escolhido em funo da quantidade de tons a serem clareados.
Tonalizantes e servio de Cristalizao Clareamento de ate 2 tons, escurecimentos, cobertura de brancos. Clareamento de ate 3 tonalidades. Clareamento de ate 4 tonalidades com tintas clareadoras e ps descolorantes.

O oxidante
Quanto maior a volumagem do oxidante, maior o poder de clareamento. O oxignio atua primeiro sobre os pigmentos granulosos e depois sobre os pigmentos difusos.

Deve-se imperativamente medir a quantidade de oxidante de acordo ao produto colorante em uso. Crystal Colors utiliza 90ml de oxidante para cada bisnaga (1 + 1 ). Crystal Gloss utiliza 100ml de seu revelador para cada bisnaga (1 + 2).

Dicas do bom colorista


A volumagem do oxidante, sempre deve ser escolhida em funo da quantidade de tons que desejamos clarear. Menos oxidante para aquela mistura = cor mais escura,( os corantes no sero revelados e a cor no ter durao); Mais oxidante para aquela mistura = cor mais lavada (comprometendo tambm a durabilidade) Volumagem inferior informada = o cabelo no clareia e os corantes no so formados; Volumagem muito elevada = risco de sensibilizar os cabelos e obteno de clareamento muito acentuado.

Fundos de clareamento
Como ocorre o clareamento dos cabelos ?

Fundos de clareamento
medida que um cabelo vai clareando, (durante um processo qumico), vamos obtendo uma cor que comea em um tom vermelho profundo, podendo alcanar at um amarelo muito claro.

Fundos de clareamento

Fundos de clareamento
O cabelo vai passando por vrios estgios de cor de fundo e a estas cores damos o nome de fundos de clareamento. O fundo de clareamento obtido na medida em que o cabelo for clareando. Quanto maior for a liberao de oxignio, mais claro ser o fundo de clareamento.

Fundos de clareamento
Como podemos identificar o Fundo de Clareamento? Podemos fazer alguma ligao entre O Fundo de Clareamento e a Altura do Tom, obtida naquele clareamento ?

Fundos de clareamento
Podemos fazer uma ligao entre cada tonalidade de fundo de clareamento, com uma cor exata de altura de tom dos cabelos.
Altura de tom 1 3 4 5 6 7 8 9 Fundo de clareamento Vermelho profundo escuro Vermelho profundo Vermelho Vermelho alaranjado Alaranjado Amarelo alaranjado Amarelo Amarelo claro

Fundos de clareamento
O conhecimento da tabela de fundos de clareamento nos proporciona vrias ferramentas extremamente teis para trabalhar com cores:

Fundos de clareamento
Quando durante um clareamento, alcanarmos, por exemplo, um fundo amarelado alaranjado, saberemos que isto corresponde a uma altura de tom 6. Poderemos usar qualquer cor na altura de tom 6 (Louro escuro), variando o reflexo, ou para intensificar o fundo alaranjado (com os reflexos ,4 por ex.), ou para neutraliz-lo. (com os reflexos ,1)

Fundos de clareamento
Conhecendo quais so os fundos de clareamento antecipadamente, podemos usar determinados reflexos, para neutralizar ou intensificar aquele fundo.

Fundos de clareamento
O conhecimento do fundo de clareamento, nos permite prever antecipadamente que cor poderemos obter, antes mesmo de terminar o trabalho. Por exemplo: temos uma base 5. Queremos Alcanar uma altura de tom 7. Usaremos oxidante de 20 vol. Sabemos que obteremos o fundo de clareamento do 7 que amarelado alaranjado. Caso eu queira um tom dourado sem fundo quente, posso usar o 7,31. Caso eu queira uma cor mais fria, poderei usar o 7,1. Poderei tambm usar qualquer cor quente, desde que na altura de tom 7.

Resumo Tcnico

Passos do Diagnstico
1 passo
Ouvir e interpretar o desejo comunicado pela cliente;

2 passo
Definir a cor natural;

3 passo
Altura de tom do comprimento e pontas;

4 passo
Reflexo existente;

Passos do Diagnstico
5 passo
%brancos; Devemos usar a cor natural/fundamental na mistura abaixo

6 passo
Cor aplicada;

Passos do Diagnstico
7 passo
Uso do oxidante;

8 passo
Tcnica de aplicao / tempos de pausa;

9 passo
orientar quanto manuteno.

Dicas do bom colorista


Nunca se esquea: TINTA NO CLAREIA TINTA No podemos usar uma cor mais clara, sobre um cabelo colorido em cor mais escura.

Para clarear um cabelo colorido devemos fazer uma: DECAPAGEM


Usando o p descolorante:

Brillant Blond

Forma de uso da colorao Crystal Colors


Em cabelos porosos, onde pode haver dificuldade na uniformizao da cor, o Pr-Color Equalizer Crystal Synergie cria uma superfcie uniforme, (sem porosidade) que permite melhor igualao da cor. O tempo de pausa total de 35 minutos (45 minutos para os Superclareadores). Sempre emulsione antes do enxge. Remova os resduos com o Ultra Mild Cleanser System Crystal Synergie.

Forma de uso da colorao Crystal Colors


A proporo da mistura de 1 + 1 nas cores normais (uma bisnaga de 60g + 90ml do Crystal Oxy). Nos superclareadores a proporo de 1 + 2 (uma bisnaga de 60g + 120ml do Crystal Oxy) A escolha do Oxidante dever respeitar a seguinte regra:

You might also like