You are on page 1of 11

Butanol e Biobutanol

Pedro Miguel Lopes Brum Oliveira Dourados 2013

Butanol
O que o butanol? Butanol um lcool, isto , possui um ou mais grupos hidroxila em sua composio ligados a carbonos. Grupo hidroxila: -OH comumente utilizado em combustveis, esterilizantes, solventes e o principal componente de bebidas alcolicas. Lquido voltil, claro e miscvel em gua. Extremamente inflamvel.

Perigos
Danoso sade humana. Ingesto: causa dores abdominais, nuseas, dor de cabea, perda de conscincia e diarria. Altas quantidades podem afetar o fgado, os rins e at os pulmes. Alm de tambm afetar a audio e causar efeito narctico. Inalao: irrita o sistema respiratrio. Pode ser absorvido pelo sangue e apresentar os mesmos efeitos de quando ingerido. Causa irritao se houver contato com a pele. Se houver contato com os olhos, causa a irritao destes e deixa o indivduo com a viso turva.

Proteo
Normalmente, os trabalhadores utilizam protees especiais quando se trata de trabalho que envolve o butanol como: culos de proteo Mscaras Luvas Vestimenta apropriada

Armazenamento e impactos ambientais


O butanol deve ser armazenado em locais, ou tanques, prprios para lquidos inflamveis. Deve ficar longe de qualquer perigo de ignio e no deve ter luz solar incidindo diretamente onde est armazenado. Por ser miscvel em gua, o butanol pode causar a contaminao no sistema de esgoto, em rios, crregos e quaisquer outras correntes de gua.

Onde se produz no Brasil


A empresa baiana ELEKEIROZ S.A. foi a pioneira na produo de butanol a partir da cana de acar no Brasil. A empresa carioca HC Sucroqumica produz e utiliza o butanol para fabricao de tintas. Outra empresa, a RHODIA estuda e j vem produzindo butanol considerado renovvel partir do bagao de cana. E a BUTAMAX estuda a possibilidade de dar a incio a produo de butanol partir do bagao de cana em escala comercial.

Biobutanol
O que o biobutanol? um biocombustvel produzido partir de matrias-primas de origem vegetal, residuais ou no, como o bagao de cana, palhas em geral (milho, arroz, trigo), etc. Se comparado com o etanol, o biobutanol menos corrosivo, tem maior potencial energtico e pode ser tanto misturado com a gasolina ou utilizado isoladamente em motores de combusto interna. Para se obter o biobutanol, o bagao de cana passa por um processo de tratamento (para separar os componentes do bagao), hidrlise (para quebrar as molculas da celulose e da hemicelulose em acares menores), fermentao e recuperao.

Prospectiva brasileira
Segundo Vicent Kamel (presidente da empresa RHODIA), sero necessrios 15 milhes de toneladas de cana de acar para produzir 200 mil toneladas de biobutanol por ano. E acredita-se que o Brasil tenha o potencial para suprir essa demanda. Porm a tecnologia ainda carece de pesquisas.

Pesquisas
Alguns pesquisadores da Universidade de Tulane (EUA), conseguiram transformar celulose em combustvel. Descobriram que a bactria responsvel pela fermentao da celulose capaz de transform-la em butanol. Dessa forma cria-se mais uma alternativa para a produo de um combustvel renovvel que alternativa ao uso dos combustveis fsseis.

Biobutanol como alternativa gasolina


As caractersticas do biobutanol so muito semelhantes s caractersticas da gasolina. Energeticamente analisando (Poder Calorfico Inferior): Gasolina> Biobutanol > Etanol O biobutanol ainda menos corrosivo que o etanol, tem baixa solubilidade em gua e pode ser conduzido pelas mesmas tubulaes onde se conduz a gasolina.

Sua produo mais barata que a dos combustveis fsseis. Tem o calor de vaporizao consideravelmente menor que o do etanol, o que implica em dizer que se em um motor for utilizado biobutanol, ele ter plenas condies de realizar uma partida a frio sem maiores problemas, o que pode no acontecer com o etanol. Reduz emisses de gases nocivos tanto ao ambiente quanto sade. Se realizado um balano energtico de sua produo pode-se observar que o balano de CO2 neutro, ou seja, no h emisso desse gs em sua produo. Ou melhor, o que ele emite, ele mesmo consome para ser produzido, por ser proveniente da biomassa.

You might also like