You are on page 1of 23

GERENCIAMENTO AMBIENTAL NA INDSTRIA

Dr. Georges Kaskantzis

Aps terem sido capacitados, os tcnicos elaboram, em equipe, o projeto e material didtico para um curso ps-graduao a nvel de especializao. Findo a tarefa da especializao, os capacitados na Alemanha, ao retornarem para suas instituies elaboram cursos de ps na rea ambiental, tendo criados quatro curso de especializao: UFPR e SENAI (dois); PUC-PR (um); UTPFR. Aps 17 anos da viagem, estimase que no perodo de 1997- 2005, tenham sido formados, cerca de, 1.200 tcnicos de nvel superior, os quais funcionaram ou atuam como gerente de meio ambiente no setor industrial, notadamente do Estado do Paran.

Essa apresentao foi elaborada, em 1994, no projeto da UFPR, PUCPR, UTPFR E SENAI-PR, no qual uma equipe de tcnicos e professores foi capacitada na Alemanha, para o gerenciamento das questes do meio ambiente do setor industrial.

FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO AMBIENTAL NA INDSTRIA

EMPRESA E MEIO AMBIENTE

PROF: DR. GEORGES KASKANTZIS NETO (DTQ/ST/UFPR)

SUMRIO
INTRODUO 1. RECURSOS NATURAIS 1.1 GUA 1.2 SOLO 1.3 AR, ATMOSFERA E CLIMA 1.4 BIODIVERSIDADE, FLORA E FAUNA

2. ENERGIA 2.1 PONTOS PRINCIPAIS 2.2 ENERGIA E MEIO AMBIENTE 2.3 FONTES E CONSUMO DE ENERGIA
3. EFLUENTES INDUSTRIAIS 3.1 EFLUENTES LQUIDOS 3.2 EMISSES GASOSAS 3.3 RESDUOS SLIDOS

INTRODUO
CRESCIMENTO POPULACIONAL:

Atualmente a populao mundial da ordem de 6 bilhes, em 2015 a populao da Terra ser de 10 bilhes, Pases da frica e Amrica Latina duplicaro a populao em 25 anos, Alto ndice de crescimento populacional implica em reduo da qualidade de vida,

Ritmo acelerado acompanhado de degradao do meio ambiente,


Necessidade de implantao de sistema de controle de natalidade.

CRESCIMENTO POPULACIONAL

A PROBREZA E A DESIGUALDADE SOCIAL

A pobreza e a desigualdade social tem como origem a desequilibrada e injusta distribuio de renda em qualquer pas, tornando-se com o tempo o estopim do caos social.

ALIMENTOS - AGRICULTURA - USO DO SOLO


Apesar do aumento da produo mundial de alimentos , cerca de, 1 bilho de pessoas no consomem diariamente as calorias necessrias; O uso abusivo, incorreto do solo est provocando a eroso e a reduo das terras frteis para cultivo de alimentos;

A irrigao e o uso de produtos qumicos est destruindo os lenis de gua e prejudicando o solo frtil em todas as partes do mundo;
Os produtos qumicos usados na agricultura contaminam as guas superficiais e subterrneas, ameaando as espcies do planeta.

FLORESTAS TROPICAIS
As florestas tropicais contm pelo menos 2/3 de todas as espcies de plantas e animais conhecidas;
So fonte de alimentos, medicamentos e produtos comercias e industrializados; Atualmente, as florestas esto sendo destrudas a uma taxa de 11milhes de hectares por ano; Sem as florestas, os riscos de enchentes, a eroso dos solos, a falta de carvo vegetal e de madeira para construo, de tornam, cada vez, maiores; O desflorestamento impulsiona a desertificao da regio, extino das culturas o e provoca o deslocamento de sociedades da regio afetada.

RECURSOS HDRICOS
A gua to importante para a vida humana quanto o alimento; Nas naes subdesenvolvidas apenas metade da populao tem acesso a gua potvel de boa qualidade; No mundo, mais de 10 milhes de pessoas morrem por doenas transmitidas pela gua; As reservas de gua superficial e subterrnea esto sendo poludas por esgoto domstico, pesticidas e outros txicos; A grande demanda de gua requerida pela agricultura e pelas indstrias esto reduzindo as reservas mundiais de gua em todo o planeta.

RECURSOS MINERAIS
A demanda mundial por produtos de origem mineral est cada vez maior em virtude do aumento do consumo das populaes;
Certos minerais existem em abundncia e outros so escassos; Com os atuais ndices de consumo, a expectativa do fornecimento de elementos minerais varia desde o infinito, como, por exemplo, o sal de magnsio at o mximo de 50 anos para Fe, Cu, e outros; A produo mineral provoca srios impactos ao meio ambiente, incluindo a poluio do ar e da gua, atravs da degradao do solo pela minerao.

ENERGIA
Nos ltimos anos o consumo de energia mundial quadruplicou, Na taxa de consumo atual, as reservas mundiais de petrleo e

gs natural so estimadas para durar de 30 a 60 anos,


A poluio causada pelo uso de combustveis fsseis est ameaando a qualidade do ar, da sade, da vegetao e o clima,

O uso da energia nuclear est ameaado por srias questes de


segurana e contaminao do meio pelo lixo txico, Os sistemas de energia centralizados so sujeitos a sabotagens,

A crescente produo industrial incrementa o lanamento de


poluentes areos que provocam as chuvas cidas, o efeito estufa e as ilhas de calor.

LIXO URBANO, INDUSTRIAL E TXICO


Os efeitos da exposio prolongada a txicos originam cncer, problemas neurolgicos, anomalias congnitas e danos a sade;

O lixo radioativo tm contaminado o solo, a gua e o ar do planeta;


Nas grandes cidades cada pessoa produz de 0,5 a 2 kg de lixo / dia;

Nos pases desenvolvidos so produzidos, cerca de, 140 milhes de t de lixo a cada ano;
O armazenamento de lixo est contaminando as guas superficiais e subterrneas de todos os pases; As oportunidades de reduzir o lixo, como, a reciclagem e recuperao de materiais continuam sendo desperdiadas.

DISCUSSO O crescimento da populao mundial est diminuindo a capacidade de longo prazo do desenvolvimento adequado da atual sociedade tecnolgica; A pobreza e a desigualdade social decorrentes das necessidades bsicas da populao no atendidas pelo poder pblico, provocam a revolta, extino de espcie e degradao dos recursos naturais. A agricultura insustentvel que se apoia em mtodos de produo de alimentos no adequados, que buscam as grandes produes em curto prazo, resultam danos ambientais e perda da produtividade.

DISCUSSO
O uso da energia pouco eficiente consome as fontes no renovveis, prejudica os cursos de gua e as floresta resultando apenas poluio do ar, destruio de recursos no renovveis e a degradao do solo.
A produo industrial insustentvel e ineficiente consome recursos primrios, produzindo apenas efluentes e danos ambientais. uma das principais causas da destruio das fontes de energia minerais, fornecendo apenas a poluio da gua e do ar.

RECURSOS NATURAIS: MDULO GUA


A gua pura um lquido que contm molculas formadas com tomos de hidrognio e oxignio. A gua no se encontra pura na natureza.

O2, CO2 e N2 esto dissolvidos entre as molculas de gua. Os sais de nitratos, cloretos e carbonatos tambm fazem parte da soluo lquida, alm de slidos e pequenos pedaos de matria animal, poeira e areia. Substncias qumicas do cor e gosto gua alcalina ou cida. A temperatura da gua varia de acordo com a profundidade e o local.
Toda gua livre que existe no nosso planeta compe hidrosfera. Dessa gua cerca de 0,001% est na atmosfera, 0,009% est nos lagos, rios e riachos, 0,625% est nas guas de superfcie e solo, 2,15% est nas calotas de gelo e geleiras e 97,209% nos mares.

Dimenso Biolgica da gua


Dentro da complicada mistura de compostos se encontram na gua existe uma coleo extraordinariamente variada de vida vegetal e animal. Fitoplncton e zooplancton, seres unicelulares e baleias podem se encontrados nos ambientes aquticos. Todo espectro de vida e organismos esto presentes na gua. Adota-se factvel que para cada espcies de vida fora da gua exista uma correspondente dentro dela. Cada biota tem o seu nicho particular na condio que a mais adequada para o seu desenvolvimento.

USO DA GUA
O atuais usos da gua so os seguintes: Uso fsico direto pelo homem e seus animais domsticos. : Usamos gua para beber, tomar banho, lavar e diversos usos domsticos. Os padres de qualidade so severos. A gua deve ser aspecto limpo, pureza de gosto e acima de tudo estar isenta dos perigosos e debilitantes microrganismos que flagelam as populaes urbanas dos sculos precedentes. Uso direto na indstria e agricultura como fator de produo. As indstrias so os maiores consumidores. Elas consomem gua captada na fonte para resfriar equipamentos eltricos e parte da gua usada na produo, minerao, construes de instalaes. Na agricultura sua utilizao intensa, uma vez que, necessria para o desenvolvimento da vida vegetal.

USO DA GUA
Uso psicolgico como parte de nosso ambiente esttico e cultural : Um belo lago ou rio talvez no tenha serventia especial, mas se considerarmos uma contabilidade econmica, a gua tem um valor definido porque o apreciador sente-se to satisfeito pela viso com acontece com o gosto da comida ou a cor da roupa. O valor no pode ser medido simplesmente em dinheiro.

Uso ecolgico como componente virtual no sistema de sustentao da vida na Terra : Apesar do vasto volume de gua na Terra, que inundaria o solo at uma altura de uns 250 metros se fosse distribuda por igual, o ambiente aqutico biologicamente fraco. Apenas 3% cabem gua doce. A produo biolgica limita-se em primeiro lugar camada da superfcie, especialmente nos esturios. Contudo, todo o oceano funciona como termostato para o planeta.

CONSUMO DE GUA POR SETOR


Ano / m3 1940 1950 1960 1970 1975 Total 525 777 1220 1238 1458 100% Irrigao 274 387 511 450 484 33% Uso Pblico 38 53 80 104 115 8% Rural e domstico 12 19 24 15 19 2% Instalaes eltricas 87 174 374 457 594 40% Industrias e miscelnea 114 144 231 212 246 17%

FORNECIMENTO E DEMANDA DE GUA


Na atualidade, as regies onde h falta de gua no so necessariamente reas ridas e semiridas do planeta. O consumo domstico de gua, em mdia, da ordem de 150 L/d por habitante. Desse total 20% escoam pelo vaso sanitrio, 39% alimentam chuveiros e banheiras, 22% so utilizados para lavar louas e 19% so utilizados para cozinhar e como bebida.

Uma grande quantidade de gua consumida por atividades industriais, transporte de calor (nos processos de resfriamento ou de aquecimento), lavagem de equipamentos e para tratamentos de efluentes e esgoto, bem como, para a fabricao de produtos qumicos e outros.

Recursos Marinhos
Os danos ao ambiente marinho e costeiro so variados e complexas, mas, todos esto relacionadas alta concentrao de populaes nas regies litorneas, Aproximadamente, dois teros da populao mundial vivem ao longo dos litorais e dos rios que desguam nas reas costeiras. As principais causas dos danos ambientais aos recursos marinhos so a poluio costeira por lixo industrial, esgoto urbano e rural, desflorestamento, construo, crescimento urbano, o lanamento em grande quantidade produtos qumicos nos oceanos derrame de petrleo, plsticos descartveis e pescas inadequadas.

RECOMENDAES DO MDULO - GUA

H muitas atitudes que voc pode adotar na sua casa e comunidade para conservar a preservar a qualidade e o suprimento da gua doce, tais como:
1. Jogue produtos qumicos domsticos (removedores de tintas, solventes e anti congelantes e leo de motores) em depsitos sanitrios ou use pontos de coleta e os centros de reciclagem aprovados pela comunidade; 2. Tome banho de chuveiro ao invs de usar banheira, um banho de banheira consome entre 75 e 150 litros de gua, enquanto, o banho de chuveiro de quinze minutos consome de 55 a 75 litros; 3. Feche a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba ou ensaboar as mos, voc pode economizar de 3 a 7 litros, cada vez.

You might also like