You are on page 1of 20

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Competncia

Prof. Esp. Luciana Manica Gssling

Competncia Internacional
Existe diferena entre normas diretas e normas indiretas de competncia internacional. As normas diretas so as que tratam de competncia num processo com conexo internacional instaurado no pas (art. 88 e 89 do CPC); As normas indiretas esto relacionadas a causas com conexo internacional submetidas apreciao de um juiz estrangeiro, como homologao de sentena estrangeira.

A competncia internacional ainda

pode ser classificada entre geral e especial admitidas pela lei, quanto eleio do foro. Os Estados, na maioria dos casos, admitem como foro geral o domiclio do ru. Alm disso, a lei pode admitir que sejam escolhidos foros especiais (eleio de foro de um contrato).

Existe a competncia concorrente e a absoluta. A lei pode instituir a competncia de mais de um Estado para julgar um litgio, sendo esta a competncia concorrente, relativa, alternativa ou cumulativa. Se a lei prever que somente a justia interna competente, com excluso de qualquer outra, para julgar um caso, essa competncia absoluta ou exclusiva.

Normas de competncia internacional no direito brasileiro


Art. 88 do CPC (competncia relativa): competente a autoridade judiciria brasileira quando: I - o ru, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil; II - no Brasil tiver de ser cumprida a obrigao; III - a ao se originar de fato ocorrido ou de ato praticado no Brasil.

Art. 89 do CPC (competncia absoluta): Compete autoridade judiciria brasileira, com excluso de qualquer outra: I - conhecer de aes relativas a imveis situados no Brasil; II - proceder a inventrio e partilha de bens, situados no Brasil, ainda que o autor da herana seja estrangeiro e tenha residido fora do territrio nacional.

Art. 651 da CLT (competncia absoluta):

A competncia das Juntas de Conciliao e Julgamento determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar servios ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro. Observao: as Juntas de Conciliao em Julgamento foram extintas em 1999. Onde est previsto as Juntas, interpreta-se como Justia do Trabalho.

Com relao aos bens situados no Brasil, as aes relativas a imveis situados no Brasil incluem tanto as de direito real como de direito pessoal (ex: locao). OBS: jurisprudncia (STJ) e doutrina divergem nesse ponto. Os bens situados no Brasil de um casal que estava em processo de separao ou divrcio no exterior no se inclui nas causas de competncia absoluta da justia brasileira (posicionamento no pacfico).

Sucesso: Se os bens tiverem situados no exterior, o Brasil, para a partilha causa mortis, a justia brasileira entende ser incompetente; Famlia-partilha: Mas para processo de separao ou divrcio, competente, segundo entendimento de alguns julgados brasileiros. No entanto, h julgados em sentido contrrio quanto unio estvel na partilha de bens situados no exterior, quando a justia brasileira alega a incompetncia.

Quanto ao foro eleito pelas partes (clusula de eleio de foro), se o ru brasileiro e domiciliado no Brasil, deve se submeter jurisdio estrangeira sob pena do processo no exterior corra a sua revelia, podendo essa sentena ser homologada pelo STJ posteriormente (caso seja eleito foro do exterior, uma vez que se trata de competncia concorrente).

No entanto, quando o ru domiciliado no Brasil se submete voluntariamente a um foro estrangeiro, mas de forma tcita, no havendo clusula de eleio de foro, ele pode questionar a competncia da justia estrangeira. Neste caso, o ru deve se manifestar sobre a incompetncia da justia estrangeira para que o processo no corra a sua revelia. O ru se manifesta por uma declarao na ocasio da sua citao por carta rogatria.

JURISPRUDNCIAS

SEC 3269 / EX SENTENA ESTRANGEIRA CONTESTADA 2011/0044970-3 SENTENA ESTRANGEIRA. AO DE DIVRCIO. HOMOLOGAO. 1. Alegao de nulidade de citao no procede quando h certido de oficial de justia estrangeiro que comprova o cumprimento da diligncia citatria. 2. Sentena estrangeira que no viola a soberania nacional, os bons costumes e a ordem pblica e que preenche as condies legais deve ser homologada. 3. A jurisprudncia do STJ e do STF autoriza a homologao de sentena estrangeira que, decretando o divrcio, convalida acordo celebrado pelos ex-cnjuges quanto partilha de bens. 4. Sentena estrangeira e acordo firmado entre as partes homologados.

COMENTRIO
possvel a homologao de sentena estrangeira de divrcio no que tange a acordo de partilha firmado no exterior acerca dos bens imveis situados no Brasil na hiptese em que as disposies sobre a partilha no ferem o direito brasileiro, pois h pacfica jurisprudncia no sentido de que a sentena estrangeira que ratifica acordo das partes acerca de bens imveis situados no Brasil no viola a soberania nacional, e, alm disso, a aplicao da lei brasileira neste caso produziria o mesmo resultado, no havendo, portanto, que se cogitarde ofensa ao artigo 89 do CPC.

SEC 4913 / EX / SENTENA ESTRANGEIRA CONTESTADA / 2011/0072843-2

SENTENA ESTRANGEIRA CONTESTADA. DIVRCIO. ACORDO DE DISSOLUO DE SOCIEDADE CONJUGAL. GUARDA DOS FILHOS MENORES E PARTILHA DE IMVEL LOCALIZADO NO BRASIL. OFENSA SOBERANIA NACIONAL. 1. Para homologao de sentena estrangeira de divrcio proferida em processo que tramitou contra pessoa residente no Brasil, indispensvel o cumprimento dos requisitos dos arts. 5 e 6 da Resoluo STJ n. 9/2005. 2. Afronta a homologabilidade de sentena estrangeira no que toca guarda de filhos menores a supervenincia de deciso de autoridade judiciria brasileira proferida de modo contrrio ao da sentena estrangeira que se pretende homologar. 3. Aplica-se a regra contida no art. 89 do Cdigo de Processo Civil, referente competncia exclusiva da autoridade brasileira para conhecer de aes relativas a imveis situados no Brasil, quando no houve composio entre as partes ou quando, havendo acordo, restar dvida quanto sua consonncia com a legislao ptria. 4. Pedido de homologao de sentena estrangeira deferido em parte, to somente no que diz respeito dissoluo do casamento.

COMENTRIO
No possvel em sede de pedido de homologao de sentena estrangeira contestada examinar o mrito das alegaes da requerida quanto existncia de vcios insanveis na sentena, sob pena de se ultrapassar os limites do juzo de delibao fixados pelo art. 9 da Resoluo 9/2005 do STJ, todavia, possvel verificar os requisitos formais da deciso, tais como ofensa ordem pblica, aos bons costumes e soberania nacional. No possvel a homologao de sentena estrangeira contestada no que tange guarda dos filhos menores na hiptese em que houve deferimento posterior de guarda provisria me por magistrado brasileiro, tendo em vista que o STJ, seguindo a orientao assentada pelo STF, firmou o entendimento de que a supervenincia de deciso de autoridade judiciria brasileira que, tratando do mesmo tema e das mesmas partes, dispe de modo contrrio ao da sentena homologanda, impede a homologao da sentena estrangeira no ponto, at porque a ao de guarda desprovida do carter de definitividade, podendo ser alterada a qualquer tempo por requerimento das partes. No possvel a homologao de sentena estrangeira contestada no que tange disposio dos imveis situados no Brasil, pois, embora o acordo de partilha dos bens realizado no exterior no fira a soberania nacional e a ordem pblica de modo a impedir por si s a homologao, as especificidades do caso, tais como a convivncia anterior ao casamento em regime de unio estvel, a inexistncia de pacto antenupcial e o regime de bens adotado, em clara afronta s determinaes da legislao ptria a consequente violao ordem pblica, obstam a homologao.

SEC 5270 / EX /SENTENA ESTRANGEIRA CONTESTADA / 2010/0218006-1 - proferida pelo Tribunal Superior de Nova Jersey (EUA), que reconheceu a unio de fato entre o requerente e a requerida e determinou a partilha dos bens adquiridos pelo casal durante o convvio.

SENTENA ESTRANGEIRA CONTESTADA. HOMOLOGAO REQUERIDA PELO RU NO PROCESSO ORIGINAL. CITAO VLIDA. COMPROVAO DISPENSADA. CARIMBO DE ARQUIVAMENTO. PROVA DO TRNSITO EM JULGADO. AUTENTICAO CONSULAR. REQUISITO ATENDIDO. APRECIAO DO MRITO. IMPOSSIBILIDADE. BENS IMVEIS SITUADOS NO BRASIL. HOMOLOGAO COM RESSALVA. I - Dispensa-se a comprovao da citao vlida quando o prprio ru no processo original que requer a homologao da sentena estrangeira. Ademais, ambas as partes se manifestaram no processo, por meio de advogado, e foram ouvidas em juzo. Nesse sentido: SEC 2259/CA, Corte Especial, Rel. Min. Jos Delgado, DJe 30/06/2008, e SEC 3535/IT, Corte Especial, Rel. Min. Laurita Vaz, DJe de 16/2/2011. II - O carimbo que atesta o arquivamento dos autos comprova o trnsito em julgado da deciso homologanda. Precedente: AgRg na SE 2598/US, Corte Especial, Rel. Min. Csar Asfor Rocha, DJe 28/09/2009. III - Atende o requisito constante do art. 5, inciso IV, da Resoluo STJ n. 9/2005, a autenticao do Consulado-Geral do Brasil em Nova Iorque, em conformidade com o que estabelecem as Normas de Servio Consular e Jurdico - NSCJ, expedidas pelo Ministrio das Relaes Exteriores. Precedente: SEC 587/CH, Corte Especial, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, DJe 03/03/2008. IV Incabvel a anlise do mrito da sentena que se pretende homologar, uma vez que o ato homologatrio est adstrito ao exame dos seus requisitos formais. Precedentes: SEC 269/RU, Corte Especial, Rel. Min. Fernando Gonalves, DJe 10/06/2010 e SEC 1.043/AR, Corte Especial, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, DJe 25/06/2009. V - A partilha de bens imveis situados no territrio brasileiro da competncia exclusiva da Justia ptria, nos termos dos arts. 89, I, do Cdigo de Processo Civil, e 12, 1, Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro (antiga Lei de Introduo ao Cdigo Civil). Nesse sentido: SEC 7209/IT Tribunal Pleno, Rel. Min. Ellen Gracie, Relator(a) p/ Acrdo: Min. Marco Aurlio, Tribunal Pleno, DJ 29-09-2006. Homologao deferida parcialmente, afastada a diviso de bens imveis situados no Brasil.

REsp 123633 / SP - RECURSO ESPECIAL 1997/0018091-3 CIVIL E PROCESSUAL. RECURSO ESPECIAL. PREQUESTIONAMENTO LIMITADO. DISSDIO NO APRESENTADO. INVENTRIO. CASAMENTO CONTRADO NA USTRIA. REGIME DA SEPARAO DE BENS, CONSOANTE A LEI DAQUELE PAS, POR FALTA DE PACTO ANTENUPCIAL EM SENTIDO CONTRRIO. VINDA PARA O BRASIL. AQUISIO DE PATRIMNIO AO LONGO DA VIDA EM COMUM. FALECIMENTO DO CNJUGE VARO. DECLARAO DE BENS, CONSTANDO APENAS AQUELES EM NOME DO DE CUJUS. IMPUGNAO PELA FILHA DO PRIMEIRO CASAMENTO. AQESTOS. COMUNICAO. RESSALVA QUANTO AOS HAVIDOS PELO ESFORO EXCLUSIVO/DOAO/HERANA DA CNJUGE MULHER. LICC, ART. 7, 4 CC, ART. 259. SMULA N. 377-STF. I. Apesar de o casamento haver sido contrado pelo regime da separao de bens no exterior, os bens adquiridos na constncia da vida comum, quase totalidade transcorrida no Brasil, devem se comunicar, desde que resultantes do esforo comum. II. Excluso, portanto, do patrimnio existente em nome da viva, obtido pelo labor individual, doao ou herana, incorporando-se os demais ao esplio do cnjuge varo, para partilha e meao, a serem apurados em ao prpria. III. Recurso especial conhecido em parte e parcialmente provido.

REsp 698526 / SP RECURSO ESPECIAL 2004/0151295-5 Recurso especial. Ao de inventrio. Constatao da existncia, no exterior, de conta bancria que pertencia ao falecido. Requerimento de expedio de carta rogatria, visando obteno de dados relativos a tal conta. - A expedio de carta rogatria para obter informaes bancrias deve ser permitida quando presente motivo de ordem pblica, ou seja, na hiptese de a informao requerida ser til ao processo. - Contudo, no ser possvel parte fazer uso do Poder Judicirio como instrumento para a descoberta de informaes relacionadas a interesses meramente pessoais, porque a tanto no se coaduna a funo jurisdicional. autoridade judiciria deve ser concedida a prerrogativa de indeferir pedidos impertinentes e de cunho meramente pessoal, por no ser possvel partes transferir ao Poder Pblico o nus de diligenciar acerca de informaes que s a elas interessam. Recurso especial parcialmente conhecido e provido.

BIBLIOGRAFIA
AMORIN, Edgar Carlos de. Direito internacional privado. Rio de Janeiro : Forense, 2001. CASTRO, Amlcar de. Direito internacional privado. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2000. 629 p. DOLINGER, Jacob. Direito internacional privado. Parte Geral. 6. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.550 p. RECHSTEINER, Beat Walter: teoria e prtica. 13 ed. Ver. E atual. So Paulo: Saraiva, 2010.

You might also like