You are on page 1of 17

SUA EMPRESA ESTÁ PRONTA PARA A COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL?

Cultura de controle: não comporta um veículo questionador.PARA SE TER UM BLOG DEVE-SE LEVAR EM CONTA A CULTURA DA COMPANHIA: Cultura participativa e  Cultura de controle  .  . livre e com tanta exposição.  .Cultura participativa: + benefícios.

p.19): tal estudo aponta catorze pontos que as empresas devem considerar antes de criarem blogs. Diálogos on-line Entender cotidiano das pessoas Respostas ágeis Menos imposição e mais participação . 2005.INSTRUMENTO BIDIRECIONA COMPROMETIMENTO DA EMPRESA “Blogging from the inside out” (EDELMAN & INTELISEEK.

A multiplicação dos instrumentos bidirecionais permite a identificação de tendências e percepções. a recriação de formatos diferenciados de comunicação e a geração de resultados positivos à empresa. O QUE O PÚBLICO QUER? → Abertura de canais de relacionamento mais ágeis .

LIMITAÇÕES PARA A ADOÇÃO DE BLOGS PELAS ORGANIZAÇÕES: Controle de conteúdo  “Deslocamento” de um planejamento global de comunicação  Dificuldade de atualização constante e restrição do retorno das audiências  Dificuldade de enxergar os benefícios  Falta de pessoal capacitado para lidar com o meio  Falta de orçamento  Insegurança em relação à tecnologia  .

SER HONESTO. CONTROLAR COMENTÁRIOS PARA EVITAR ABUSOS. Steve Rubel e a prática da Micro Persuasion: ajuda as empresas a melhorarem seu marketing usando os blogs e outras mídias bidirecionais que permitem conversar com o público. Algumas etiquetas e regras propostas por Cipriani (2006) para o uso de blogs corporativos: SE FAMILIARIZAR COM O VEÍCULO. SER ESPECÍFICO NA TEMÁTICA DO BLOG. ETC.“MÍDIA SOCIAL” → Pode afetar marcas de forma positiva ou negativa Mídias bidirecionais precisam lidar tanto com comentários negativos quando positivos para a obtenção de credibilidade. . DEFINIR UM BOM NOME. ESCREVER CONSTANTEMENTE.

Redes virtuais de interesse: agentes de uma mudança que afetam a forma como as empresas lidam com os diferentes grupos de pressão envolvidos com os seus negócios. .: Exposição negativa de cadeados Kryptonite.Não se aconselha o uso de blogs para publicação de comunicados à imprensa buscando promoção ou publicidade! .Monitoração + Mensuração Fundamentação para a construção do meio de comunicação bidirecional . .EXPOSIÇÃO INCONTROLÁVEL: Ex.

por exemplo: ▪ Fonte de referência nos negócios da companhia ▪ Relacionamento com os clientes ▪ Agilidade no feedback ▪ Relacionamento com a mídia ▪ Colaboração interna ▪ Gestão do conhecimento ▪ Recrutamento ▪ Teste de ideias e produtos ▪ Destacar-se nos rankings de busca . Instrumentos de mão dupla são fortalecedores de relacionamento com os públicos organizacionais estratégicos.Regras geram credibilidade junto aos leitores Fóruns multifacetados para participação e conversação permite às pessoas estarem alinhadas às grandes organizações de forma positiva.

baseados no próprio servidor ou patrocinado  Identifique e leia regularmente bons blogs temáticos sobre seu setor de atividade  Comece de forma discreta  . pagos.6 PASSOS PARA AJUDAR EMPRESÁRIOS A EXPLORAR O POTENCIAL DOS BLOGS COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA DIGITAL DE ACORDO COM ORIHUELA (2005): Conheça a mídia e suas aplicações no âmbito corporativo  Comprove se sua empresa necessita de um weblog  Defina e enfoque a linha editorial de weblog corporativo  Escolher opções de serviços gratuitos.

: Blogs OBS.“Buzz marketing”: ato de espalhar idéias. Veículos bidirecionais e suas utilizações em: Relações Públicas Marketing direto ou Publicidade Gestão de relacionamento com o cliente Comunicação interna Geração de novos negócios Melhoria do posicionamento do website em ferramentas de busca Comércio eletrônico . Ex.: Em maio de 2004. Bill Gates recomendou o uso de blogs como meio de comunicação e informação entre chefes e seus subordinados.

Blogs são uma extensão natural da chamada ‘ mídia gerada pelo consumidor’ ou ‘jornalismo cidadão’. .

EX.Terceirização de Blogs: Empresas que fazem manutenção de Blogs de empresas.: Visão da empresa Géssica Hellmann & Cia .

com o número cada vez maior de brasileiros que vem conquistando acesso à internet. Seu site comercial precisa de um blog corporativo porque. a necessidade de informação cresce sem parar. Ou seja: o seu blog corporativo por Géssica Hellmann & Cia vai atrair imediatamente a atenção dos brasileiros que usam o Google todos os dias. .  Visibilidade no Google.POR QUE MINHA EMPRESA PRECISA DE UM BLOG CORPORATIVO?  Mais brasileiros na internet. O primeiro site que os brasileiros aprendem a visitar quando entram na internet é o Google.

São pessoas que estão interessadas em saber mais sobre os produtos que você vende.UM BLOG CORPORATIVO ME AJUDARÁ A VENCER MAIS?  Um blog corporativo traz visitas qualificadas ao seu site. como fazer a manutenção adequada. qual a melhor opção para cada uso. Pessoas que querem como usar seu produtos. quais os cuidados que deve tomar. . O blog corporativo oferece a você a oportunidade de fornecer as respostas desejadas por quem quer comprar.

empregamos técnicas comprovadas e testadas. sempre fazendo testes e experiências para descobrir quais são as táticas que realmente dão os melhores resultados. . Quando nós administramos um blog corporativo. Em Géssica Hellmann & Cia. que trouxeram resultados para nossos próprios blogs e para os de nossos clientes. por profissionais que sabem o que estão fazendo. nós criamos e mantemos dezenas de blogs.Qualquer pessoa pode fazer um Blog corporativo para mim? Como tudo em marketing. um blog corporativo precisa ser bem feito.

Transparência: todos os resultados são consolidados em relatórios de desempenho que mostram de forma cristalina cada detalhe de suas conquistas. VOCÊ OBTERÁ OS SEGUINTES BENEFÍCIOS:     Experiência: Produzimos e divulgamos conteúdo na web desde 2005.A CONTRATAR OS SERVIÇOS PARA IMPLEMENTAR UM BLOG CORPORATIVO REALMENTE PROFISSIONAL EM SEU SITE. Histórico de sucessos: construímos alguns dos blogs de conteúdo mais influente na web para marcas como Informa Group Latin America e Casas Bahia. Domínio de técnicas de SEO e Divulgação: garantia de que seu blog será lido pelas pessoas que você pretende influenciar. . tendo já administrado dezenas de blogs sobre os mais variados temas.

Além de publicar regularmente postagens em seu blog corporativo. hospedagem.com/ . segurança e manutenção técnica. Também responde pela moderação e respostas a comentários seguindo a política de sua empresa. inserindo-o de forma completa na blogosfera ao torná-lo parte da comunidade de blogs da web. incluindo o cadastro em serviços de divulgação. a empresa cuida de todos os aspectos de seu blog. desde a instalação. Também inclui no serviço a promoção de seu blog em mídias sociais. backups. Vejam mais em: http://gessicahellmann. link building e adição de comentários em blogs relacionados.