You are on page 1of 27

Movimento Unidimensional
Conceitos Fundamentais Deslocamento Tempo Velocidade Velocidade Instantânea Aceleração Aceleração Instantânea

Movimento Unidimensional Deslocamento O deslocamento do carro entre o tempo e o t é o vetor que liga as posições x0 a x definido por: ∆x= x2 .x1 .

t1 .Movimento Unidimensional Tempo Definimos o intervalo de tempo como sendo: ∆t= t2 .

Movimento Unidimensional Velocidade média x2  x1 x v  t 2  t1 t .

: O que quero dizer é que.Movimento Unidimensional Que significa “ velocidade num dado instante t”? Para ilustrar este conceito. teria percorrido 120km em uma hora. . se continuasse em frente do jeito que estava dirigindo.: O seu carro estava a 120km/h. vamos parafrasear uma anedota utilizada por Feynman em seu curso. G.: Como é que eu podia estar a 120km por hora se só estava dirigindo aqui há cerca de 1 minuto. e não durante uma hora? G. quando o limite de velocidade aqui é de 60km/h! E.

e não de 1.3m e em 0.Movimento Unidimensional E. e em 1s teria percorrido 2km/60=33. isso seria verdade se tivesse seguido em frente por uma hora. E.1s.: Se eu tivesse continuado sempre em frente eu teria ido bater no prédio da Física! G.: Mas o limite de velocidade é de 60km/h.: Bem. . teria percorrido 120km/60=2km.33m e teria dado perfeitamente para prosseguir durante 0. se tivesse continuado em frente por 1 minuto. Mas.: É a mesma coisa: o que conta é velocidade instantânea.1s teria 3.1s! G.66m em 0.

. mas é preciso reconhecer que E. como nas ultrapassagens]. em matéria de conhecimentos de física e de paciência.Movimento Unidimensional [Fizemos apelo a um grau considerável de licença poética nos dotes de G. também tem um pouco de razão: é permitido exceder o limite de velocidade em intervalos de tempo extremamente curtos.

.Movimento Unidimensional Velocidade Instantânea A velocidade média de uma partícula durante um intervalo de tempo não pode nos informar nem o modulo nem o sentido do movimento em cada instante do intervalo. Precisamos definir o que é velocidade instantânea afim de obtermos essa informação sobre a partícula.

Movimento Unidimensional .

Movimento Unidimensional .

Movimento Unidimensional Velocidade Instantânea .

Movimento Unidimensional Velocidade Instantânea .

Movimento Unidimensional Velocidade Instantânea .

Movimento Unidimensional Velocidade Instantânea .

Movimento Unidimensional Velocidade Instantânea x dx v  lim  v  dt t 0 t .

Movimento Unidimensional Velocidade Instantânea .

Movimento Unidimensional Aceleração v  v0 v a  t  t0 t .

Movimento Unidimensional Aceleração instantânea .

Movimento Unidimensional Aceleração Instantânea .

Movimento Unidimensional Aceleração Instantânea v dv d 2 x a  lim a  2 dt dt t 0 t .

Movimento Unidimensional Movimento com aceleração constante .

Movimento Unidimensional Movimento com aceleração constante .

Movimento Unidimensional Queda livre .

Movimento Unidimensional Velocidade e posição por integração .

onde x está em metros e t em segundos. (a) Qual a posição do objeto em t=1 e t=4 s? (b) Qual a o deslocamento do objeto entre 0 e 4 s? (c) Qual a velocidade média para o intervalo de tempo de t=2 s e t=4 s? .Exercícios A posição de um objeto que se move ao longo de um eixo x é dada por x=3t -4t2 +t3.

0 segundos do seu movimento (b) a velocidade instantânea do próton em t=3. onde x está em metros e t está em segundos.Exercícios Um próton se move ao longo do eixo x segundo a equação x= 50 t + 10 t2.0 s (c) a aceleração instantânea do próton em t=3 s . Calcule: (a) a velocidade média do próton durante os primeiros 3.