You are on page 1of 15

originários de pesquisa científica Fonte: Santos, 2002. cap.

3

conto. O texto literário é a recriação. mas o exercício da arte da palavra. Ex: fábula. seja por descrição ou por narração. lenda.   As formas literárias têm objetivo artístico. poema. romance. . a interpretação da realidade pelo artista. novela. crônica etc. Não visam apenas a transmissão de pensamentos.

. aviso. carta comercial etc. Ex: memorando. parecer.  São produzidos com o objetivo de estabelecer comunicação formal e documentada no ambiente de trabalho. ofício. requerimento. ordem de serviço.

o procedimento utilizado. indicam formas diferentes de apresentação do texto. Escrever textos científicos é “comunicar corretamente dados corretos”. p. 2002. A natureza do fato ou fenômeno estudado. os objetivos do pesquisador. as fontes.• • • • Visam principalmente a divulgação do resultado de pesquisa científica. . 35) Apresenta introdução. (SANTOS. corpo e conclusão.

conteúdo. . Compõem o corpo da resenha: Identificação da obra.      Resenhar consiste em examinar e apresentar o conteúdo de obras prontas. crítica. 35). credenciais do autor resenhado. acompanhado ou não de avaliação crítica (p.

pelo exame crítico e retrospectivo de várias obras. Resenha bibliográfica: resultado de uma revisão de literatura. . procura-se demonstrar o estágio de desenvolvimento de um fato/ fenômeno/processo (tema ou problema). em que.  Resenha de texto: geralmente feita por especialistas com ênfase na crítica.

teoria ou teorias que respaldam cientificamente a pesquisa. menção de trabalhos realizados a respeito do tema ou problema. .   É o texto produzido para descrição de uma pesquisa de campo ou de laboratório. Partes essenciais do corpo do relatório: Referencial teórico: inclui definição de conceitos.

“pizzas” etc.• • Metodologia: É a descrição rigorosa dos procedimentos de campo ou de laboratório utilizados. . dos instrumentos de coleta e análise dos dados etc. Utilizam-se gráficos. dos critérios para a seleção da amostra. dos recursos humanos e materiais envolvidos. do universo da pesquisa. Apresentação dos resultados a partir dos objetivos da pesquisa. esquemas. tabelas.

  Análise dos resultados: É a interpretação analítica dos dados obtidos. . conforme o referencial teórico. Sugestões/ recomendações: o pesquisador sugere possíveis utilizações teórico/práticas do que desenvolveu.

Fundamenta-se na organização e interpretação analítica e avaliativa de dados. dedutiva. de forma a permitir seu aprofundamento. dialética .   Estudo de um tema bem delimitado em extensão. Os raciocínios são desenvolvidos de forma: Indutiva. conforme objetivos pré-estabelecidos.

Elementos pré-textuais: título (subtítulo) do trabalho. em revistas científicas. credenciais do autor(es). sinopse/resumo e palavras-chave.    Visa a publicação de resultados de pesquisa de campo ou de laboratório. autor(es). Mesmos elementos do relatório científico. Menor extensão: 5 a 10 páginas. .

Estas partes são destacadas como subtítulos e não como capítulos.    Visa publicar resultados de um estudo de um tema/problema. em periódicos ou revistas especializadas. Formato reduzido: 5 a 10 páginas. Como a monografia. o corpo do artigo desenvolve partes de um raciocínio e contém os mesmos elementos. .

congressos. estruturadas no modelo de artigo científico ou artigo. Contém em média 2 a 10 páginas. reuniões científicas etc. simpósios. É um texto unitário. sem subdivisões.relatório. .   Texto de suporte a uma comunicação oral em cursos. para posterior publicação em anais e atas dos eventos científicos.

. se houver). Tem a mesma estrutura dos artigos científicos e artigos de relatório: introdução.  Texto sintético que visa comunicar resultados parciais de pesquisas em andamento ou resultados finais de uma etapa de investigação científica. na qual se devem adiantar os próximos passos do trabalho de pesquisa. corpo e conclusão (mesmo parcial.

. “É um „conjunto de impressões do especialista‟. até mesmo independente em relação ao pensamento científico expresso e comum a respeito do assunto.   É o texto científico que desenvolve uma proposta pessoal do autor sobre determinado tema.” Seu valor científico depende do respeito da comunidade acadêmica pelo notório saber do ensaísta.