You are on page 1of 20

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO CLÍNICO E CIRÚRGICO NAS PATOLOGIAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO.

Prof. Enf. Áurea Fabrícia Amâncio Quirino

INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA
 É uma alteração na função do

sistema respiratório, que faz com que a PO2 caia (hipoxemia) ou a PCO2 se eleve (hipercapnia), conforme determinado na gasometria arterial.

Melhorar a troca gasosa.Educação p/ manutenção da saúde.Mantendo a via aérea pérvia. 2. . 3.INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM 1.

em que o paciente apresenta hipoxemia grave e complacência diminuída dos pulmões. levando ao quadro de Insuficiência Respiratória.SÍNDROME DE ANGÚSTIA RESPIRATÓRIA DO ADULTO (SARA)  É uma síndrome clínica. chamada de edema pulmonar não cardiogênico. .

.

 INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM 1.Nutrição adequada. se necessário .Medicamentos para tratar causa subjacente e corticoterapia.Balanço hídrico e hidratação controlada. 4. 3. O2 terapia de baixo fluxo. 2.Suporte ventilatório. 5.Tratar causa subjacente.

PNEUMONIA  É um processo inflamatório que envolve as vias aéreas terminais e os alvéolos pulmonares. causados por agentes infecciosos. .

.

Controle de sintomáticos.Melhorar a troca gasosa. INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM 1. 5.Aliviar a dor pleurítica.Educação para manutenção da saúde. 3.Monitoração para complicações. 2. . 4.

BRONQUIECTASIA  É a dilatação e distorção irreversível dos brônquios em decorrência da destruição dos componentes elástico e muscular de sua parede. .

.

Fisioterapia Respiratória 3.Administrar medicação CPM.Evitar fumos. gazes e ambientes fechados.Tapotagem e vibração . 4.Manter as vias aéreas pérvias. 5. 2. INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM 1. .Educação e manutenção da saúde.

.DPOC  Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma doença crônica. progressiva e irreversível.

Além da produção crônica de muco pelos brônquios. . a inflamação dos bronquíolos resulta em fibrose progressiva da parede dos mesmos.Bronquite Na bronquite crônica existe uma inflamação crônica dos brônquios e bronquíolos.

Bronquite .

os pulmões perdem a capacidade de transferir oxigênio para o sangue.  À medida que os alvéolos são destruídos. O pulmão perde elasticidade.Enfisema O começa com a destruição dos alvéolos. o que é irreversível. o que resulta em colapso dos brônquios. . causando falta de ar.

.

4.Melhorar o padrão respiratório. . 9. 7.Melhorar a troca gasosa.Melhorar a nutrição.Estimulando a lidar com a situação 8.Melhorar o padrão de sono. 2.Aumentar a tolerância a atividade.Controle de infecção. 6.Evitar exposição a irritantes respiratórios. 3.Educação e manutenção da saúde. 5.INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM 1.

Tratado de enfermagem médicocirúrgica.G. 2005. .Referência Bibliográfica  SMELTZER.C. BARE. B. 10° ed. S. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan..

daquilo que é belo. porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade." (Albert Einstein) . É necessário que adquira um sentimento. do que é moralmente correto."Não basta ensinar ao homem uma especialidade. um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido.