You are on page 1of 25

Hardware e Softwate

Professor: Kleper Gomes kleper@hotmail.com

O COMPUTADOR
Gabinete Monitor

Teclado

Mouse

PRINCIPAIS COMPONENTES

CPU

O microprocessador, popularmente chamado de processador um circuito integrado que realiza as funes de clculo e tomada de deciso de um computador. O Microprocessador; assim como os demais componentes do computador so encaixados na Placa-me.

Dentro da CPU, podemos encontrar alguns componentes


importantes:
1.

ULA Realiza clculos aritmticos e lgicos nas instrues dos programas. UC Unidade de controle, responsvel por sincronizar todos os processos da CPU e dos componentes do sistema. Registradores Pequenas unidades de memria presentes dentro da CPU, os registradores so memrias mais rpidas de um computador.

2.

3.

ZEROS E UNS

O e 1 representam as variaes de energia com que um equipamento digital pode lidar; Cada 0 ou 1 chamado de Bit (dgito binrio); Cada conjunto de 8 bits (como em 010100001) chamado de Byte (termo binrio).

Bits e Bytes So usados como unidades de medida de informao digital. Bit: a menor unidade de informao que um computador pode manipular; 1 Byte a quantidade de informao necessria para armazenar um caractere da nossa linguagem (letra, nmero, espao, pontuao, etc.) C A S A = = = = 01000011 01000001 01010011 01000001

MLTIPLOS DE BYTES
MEDIDA: REPRESENTA O MESMO QUE:

Bit (b) Byte (B)


Kilobyte (KB) Megabyte (MB) Gigabyte (GB) Terabyte (TB)

0 ou 1 - menor unidade de dado conjunto de 8 bits ou 1 caractere


210 ou 1024 bytes 210 ou 1024 Kilobyte 210 ou 1024 Megabyte 210 ou 1024 Gigabyte

BARRAMENTOS DE SISTEMA

Barramento um conjunto de linhas de comunicao que permitem a interligao entre dispositivos, como a CPU, a memria e outros perifricos. Esses fios esto divididos em trs conjuntos: via de dados: Onde trafegam os dados; serve para transportar as instrues (ordens) dos programas e os dados utilizados nesses programas via de endereos: Onde trafegam os endereos a serem acessadas na memria. via de controle: sinais de controle que sincronizam as duas anteriores.

Alm dos Barramentos de Sistema, temos tambm os Barramentos de EXPANSO. Permitem a ligao de componentes para expandir a capacidade do computador.

BARRAMENTOS DE EXPANSO
ISA Muito comum em micros mais antigos para encaixar placas de expanso, como como modems, modems, expanso, placas de som e placas de vdeo. vdeo.
IDE usado para conectar as unidades de armazenamento internas

Serial Liga equipamentos de baixa velocidade, como teclado e mouse. um barramento velho, no mais encontrado nos micros atuais. Paralelo Liga equipamentos de maior velocidade, como impressoras e scanners.

PCI Substituiu o barramento ISA. Para conectar placas de expanso. Suporta a tecnologia Plug and Play.
AGP Para conectar somente placas de vdeo. Suporta tambm a tecnologia Plug and Play.

SCSI Prprio para discos, como o IDE, e impressoras e scanners de alta velocidade. D pra conectar at 15 equipamentos em um nico SCSI.

PS/2 Barramento atualmente usado para conectar mouse e teclado. Suporta a tecnologia Plug and Play.

USB Conecta qualquer tipo de equipamento, substituindo a serial, PS/2 e paralela.

PROCESSADORES INTEL E AMD

Equipamento que funciona como crebro do computador, realizando o processamento (clculo) das informaes que passam por ele. H vrios processadores atualmente no mercado, e voc pode comprar aquele que for mais interessante para voc. Os vrios processadores encontrados atualmente so, normalmente, fabricados por duas empresas concorrentes: A Intel e a AMD.

MMORIAS
Podemos conceituar memria como dispositivos responsveis pelo armazenamento das informaes (dados). A memria pode ser classificada como: Memria Principal; Memria Secundria e Memria Auxiliar.

1.

Memria Principal (Primria): A memria principal ou primria, est dividida em dois circuitos integrados, de uma forma mais simples, da seguinte forma:

RAM - (Randon Access Memory) Memria de acesso randmico => a memria temporria utilizada pelo computador, que tem como principal funo armazenar os dados resultantes de uma operao (processamento). Esta memria voltil e de leitura e gravao. No podemos esquecer que a memria RAM temporria, ao desligar o computador todo seu contedo ser apagado. ROM (Read Only Memory) Memria apenas de leitura => uma memria no voltil (permanente) que contm pequenos programas gravados de fbrica contendo informaes sobre o computador que no podem ser alterados pelo usurio. Estes programas so lidos durante a inicializao do computador (Boot), est memria tambm conhecida como BIOS),

OBS.: Memria Cache => uma extenso da memria RAM ou do processador, de acordo com o fabricante do computador, interposta entre o processador e a memria RAM, com a finalidade de armazenar registros das informaes que j foram executadas aps a ultima inicializao do computador tornando o acesso a estas informaes mais rpido.

TIPOS DE MEMRIA

MEMRIA AUXILIAR

Na memria auxiliar, os dados no so acessados

instantaneamente pela CPU. Eles precisam ser localizados e


lidos ou gravados em locais livres, e de no-voltil, porque o seu contedo no se perde ao desligarmos o computador.

Ex.: HDs (ou winchester), disquetes, CD e DVD.

MEMRIA SECUNDRIA (Auxiliar)


So os meios de armazenamento permanentes, ou seja, aqueles em que as informaes (dados) no sero apagados quando o usurio desligar o computador.

Exemplos: Tipo de mdia Disco flexvel (disquete) Disco rgido (HD) Cds Dvds Capacidade 1,44 megabytes 80 a 300 Gigabytes 700 Megabytes 4,7 Gigabytes

Fita Dat

12 a 72 Gigabytes

Memria flash (normalmente utilizada em pen drive, mp3, celulares, etc)

MEMRIA PRINCIPAL

Principal memria do computador que esta dividida em RAM e ROM.


SRAM RAM SDRAM DDR DRAM DDR2 DIMM

PROM
ROM

EPROM
EEPROM Flash (FEPROM)

DDR3

MEMRIA ROM

Memria ROM (Read only memory).

PROM (Programmable Read Only Memory) - um dos primeiros tipos de memria ROM, o PROM tem sua gravao feita por aparelhos especiais que trabalham atravs de uma reao fsica com elementos eltricos. Os dados gravados na memria PROM no podem ser apagados ou alterados. EPROM (Electrically Programmable Read Only Memory) - esse um tipo de memria ROM geralmente usado para armazenar a BIOS do computador. A tecnologia EPROM permite a regravao de seu contedo atravs de equipamentos especiais (geralmente encontrveis em estabelecimentos de assistncia tcnica. EAROM (Electrically Alterable Read Only Memory) - so memrias similares EPROM. Seu contedo pode ser apagado aplicando-se uma voltagem especfica aos pinos de programao (da o nome "electrically alterable - alterao eltrica")

FlashROM - um tipo de chip de memria para BIOS de computador que permite que esta seja atualizada atravs de softwares apropriados. Essa atualizao pode ser feita por disquete ou at mesmo pelo sistema operacional.

MEMRIA RAM

Memria RAM (Random Access Memory): As memrias RAM - Memria de Acesso Aleatrio) Esse tipo de memria tem um processo de gravao de dados extremamente rpido, se comparado aos vrios tipos de memria ROM. No entanto, as informaes gravadas se perdem quando no h mais energia eltrica, isto , quando o computador desligado, sendo, portanto, um tipo de memria voltil.

DRAM ("Dynamic Random Access Memory) o tipo dinmico. Os mdulos possuem alta capacidade, podendo comportar grandes quantidades de dados. No

entanto, o acesso a essas informaes costuma ser mais lento que nas memrias
estticas. Em compensao tem preos bem menores que as memrias do tipo esttico, pois utiliza uma tecnologia mais simples.

SRAM ("Static Random Access Memory") o tipo esttico. So muito mais rpidas que as memrias DRAM.

SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory) o tipo de memria


que permite a leitura ou o armazenamento de dois dados por vez (ao invs de um por vez, como na tecnologia anterior). Alm disso, a memria SDRAM opera em freqncias mais altas.

MEMRIA CACHE

Cache um dispositivo de acesso rpido, interno a um sistema, que serve de intermedirio entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. De uma forma bem resumida, cache uma tcnica de replicao de dados para economizar recursos. Quando armazenamos dados que precisamos com maior freqncia em um local mais prximo ou mais veloz do que seu local de origem, estamos utilizando memria cache. Memria Cache uma pequena quantidade de memria esttica de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memria RAM.

Memria Cache

A cache possui trs nveis: As memrias cache se encontram dentro do processador.

L1: Trabalha na mesma freqncia do processador por estar muito prximo do processador. L2 e L3.

PLACA ME

Placa-me, tambm denominada mainboard ou motherboard, uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalao dos demais componentes de um computador, como o processador, memria RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os slots do barramento e o chipset.

H 03 pontos importantes da placa me que devemos estudar: Encaixes (slots, Sockets e portas), Barramentos e Chipset.

On-Board e Off-Board

H tambm pontos chaves a serem estudados BIOS e CMOS.

CLOCK

Todos os componentes de um computador (processador, memria, placa de som, vdeo, barramentos,...) trabalham sincronizados, que nem os instrumentos em uma msica. O Clock determina quantas operaes este componente executada na unidade de tempo (Segundos) atravs do ciclo. Cada componente tem seu prprio Clock. Unidade em Hertz (Hz) Mhz e Ghz so as freqncias comuns para os componentes dos computadores.

Temos (Clock Externo e Clock Interno).

CHIPSET

Um chipset um grupo de circuitos integrados ou chips, que so projetados para trabalhar em conjunto .

O chipset um dos principais componentes


lgicos de uma placa-me, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memria, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de perifricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicao do processador com as memrias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. J a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que j no usado mais em placasme modernas.

FIRMWARES Conjunto de instrues operacionais.


BIOS (Basic Input Output System) Sistema Bsico de Entrada e Sada, que responsvel por "ensinar" ao processador da mquina a operar com dispositivos bsicos, como a unidade de disquete, o disco rgido e o vdeo em modo texto; POST (Power On Self Test, Autoteste) que o programa responsvel pelo autoteste que executado toda a vez em que ligamos o micro (contagem de memria, por exemplo); SETUP (configurao): o programa responsvel por alterar os parmetros armazenados na memria de configurao (CMOS). CMOS (memria de configurao): Todas as informaes manipuladas e alteradas no setup so armazenadas nica e exclusivamente na memria de configurao (CMOS) do micro.

NOVAS TECNOLOGIAS

Bluetooth um padro para comunicao sem-fio de curto alcance e baixo custo. Ele possibilitar conectar vrios equipamentos: telefones celulares, computadores, impressoras, scanners, etc. Desde que esses aparelhos possuam um chip de Bluetooth. O segredo de funcionamento est em dois pilares bsicos: baixa freqncia (de rdio para conexo dos dispositivos) e, conseqentemente, baixo consumo de energia.

DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SADA


Tambm so conhecidos como PERIFRICOS. So dispositivos conectados a um computador que possibilitam a comunicao do computador com o mundo externo.
ENTRADA

ENTRADA E SADA

SADA

SISTEMA DE ARQUIVOS

Sistema de ficheiros ou sistema de arquivos (tambm conhecida por gesto de ficheiros) a forma de organizao de dados em algum meio de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnticos. Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operacional pode decodificar os dados armazenados e l-los ou grav-los.

SISTEMA DE ARQUIVOS DO WINDOWS FAT 12, FAT 16, FAT 32 ou NTFS. FAT Significa Tabela de alocao de Arquivos. NTFS Usado pelo Windows corporativos (Windows NT, Windows 2000 e Windows XP incluindo Home)
SISTEMA DE ARQUIVOS DO LINUX EXT2, EXT3, RelserFS, alm de suportar FAT32 e NTFS. Para HD: Ext2, Ext3 e ReiserFS. Para CD: Os mesmos do Windows. DVSs: UDF

You might also like