You are on page 1of 30

CURSO: TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Cistite

Cistite Aguda e Crônica

.

. Normalmente. O tratamento inclui a administração de medicamentos antibacterianos e a observação de um regime que exclua comida picante e ácida.A cistite aguda é uma doença muito comum na prática clínica. A laserterapia associada ao tratamento convencional tem um efeito terapêutico importante e regenerativo (não só sintomático) e pode ser iniciada a partir do momento do diagnóstico. o seu diagnóstico não apresenta dificuldades.

O tratamento poderá ser repetido separadamente (sem associação a outras terapias) 10 dias depois do primeiro tratamento. .• A cistite crônica exige um tratamento mais prolongado que deverá compreender. além da terapia antibacteriana convencional. o estado geral do paciente e pelos exames clínicolaboratoriais. A eficácia da laserterapia é avaliada de acordo com a evolução. instilações de anti-sépticos na bexiga e a terapia com laser de baixa intensidade.

Cistite nos homens x cistite nas mulheres .

.

principalmente no tamanho e localização da uretra. Essas bactérias podem levar a infecções. No entanto.Causas: A cistite é causada por germes. o corpo consegue eliminar as bactérias na urina. Na maioria das vezes. em geral bactérias que entram pela uretra e chegam até a bexiga. que facilita a invasão de bactérias" . às vezes as bactérias podem ficar presas na parede da uretra ou da bexiga ou crescer tão rapidamente que algumas bactérias permanecem na bexiga. A infecção pode se espalhar para os rins. "Uma das razões pelas quais as mulheres são mais acometidas do que os homens está nas diferenças anatômicas. mais comumente na bexiga.

estreitamento de uretra ou algo que bloqueie o fluxo da urina •Perda de controle intestinal (incontinência intestinal) . as mulheres têm maior probabilidade de ter infecções depois da atividade sexual ou ao usar um diafragma como contraceptivo. •Diabetes. •Próstata aumentada.Por esse motivo. A menopausa também aumenta o risco de infecções no trato urinário Os itens a seguir também aumentam as chances de desenvolver cistite: •Um tubo chamado cateter urinário inserido na bexiga. •Bloqueio da bexiga ou da uretra.

coli). •Problemas para esvaziar a bexiga (retenção urinária). ao recuperar-se de uma fratura de quadril). •Procedimentos que envolvem o trato urinário. •Gravidez. •Permanecer imóvel por um longo período (por exemplo.•Idade avançada (principalmente em pessoas que vivem em asilos). . •A maioria dos casos é causada por Escherichia coli (E.

como nitritos.uma amostra limpa pode ser coletada para identificar a bactéria na urina de modo a garantir que o antibiótico correto seja usado no tratamento.Exames: Geralmente. Na maior parte do tempo. é coletada uma amostra de urina para realizar os seguintes exames: •A urinálise é feita para detectar. . na urina. bactérias e certos químicos. o médico ou enfermeiro pode diagnosticar uma infecção usando a urinálise. glóbulos brancos. •Urocultura . glóbulos vermelhos.

.

mesmo logo depois de esvaziar a bexiga •Muitas vezes.Sintomas de Cistite: Entre os sintomas de infecção na bexiga estão: •Urina turva ou com sangue. . alteração ou confusão mental são o único sinal de infecção no trato urinário em pessoas idosas. que pode causar um cheiro forte ou desagradável •Febre baixa (nem todos têm febre) •Dor ou ardor ao urinar •Pressão ou cólica no baixo abdome (em geral. no centro) ou nas costas •Forte necessidade de urinar com frequência.

.

.

como gravidez ou diabetes. OU uma infecção renal branda. recomendam se antibióticos de 7 a 14 dias. As pessoas que não tomam os antibióticos até o fim podem desenvolver uma infecção mais difícil de tratar.Tratamento de Cistite: Os antibióticos orais são recomendados porque há um risco de que a infecção se propague para os rins. Para uma infecção de bexiga com complicações. É importante terminar todo o tratamento com antibiótico. mesmo que você se sinta melhor. . Para uma infecção simples de bexiga. recomenda se antibióticos por 3 dias para as mulheres e de 7 a 14 dias para os homens.

O médico pode sugerir diferentes maneiras de tratá-las. doxiciclina e fluoroquinolonas. Algumas mulheres têm infecções de bexiga recorrentes ou repetitivas. amoxicilina. . O médico perguntará se existe a possibilidade de você estar grávida.Os antibióticos usados normalmente incluem: trimetoprima-sulfametoxazol. O cloridrato de fenazopiridina (Pyridium) é a droga mais comum desse tipo. será necessário tomar antibióticos. Ele também recomendará drogas para aliviar o ardor e a urgência de urinar. As pessoas com uma infecção de bexiga ou rins devem tomar muita água. Mesmo assim. Augmentin.

O acompanhamento pode incluir culturas de urina para ter certeza de que a infecção bacteriana foi embora . que ocorrem depois da atividade sexual. Algumas mulheres também podem tentar tomar uma dose única diária de antibiótico para prevenir infecções.Tomar uma dose única de um antibiótico após o contato sexual pode prevenir essas infecções. como ácido ascórbico ou suco de mirtilo. Algumas mulheres podem precisar tomar antibióticos por três dias para tratar infecções dependendo dos sintomas. Produtos de venda livre que aumentam a acidez da urina. podem ser recomendados para diminuir a concentração de bactérias na urina.

Expectativas: A maioria dos casos de cistite causa desconforto. Depois da menopausa. Complicações possíveis: •Insuficiência renal aguda •Infecção crônica ou recorrente no trato urinário •Infecção renal Prevenção: Mudanças no estilo de vida podem ajudar a evitar algumas infecções do trato urinário. . mas é uma infecção que desaparece sem complicações após o tratamento. a mulher pode usar uma pomada de estrogênio na região da vagina para reduzir a probabilidade de novas infecções.

Mantenha limpa a zona genital. pois alguns médicos acreditam que isso aumente a probabilidade de infecções. Como regra geral. Troque de absorvente cada vez que for ao banheiro. Urine antes e depois da atividade sexual. Limpe-se de fre . Evite óleos de banho. Use o chuveiro e não a banheira. Limpe a zona genital e anal antes e depois da atividade sexual.Banhos e higiene Use absorventes externos em vez de internos. não utilize nenhum produto que contenha perfumes na área genital. Não use ducha nem sprays ou pó para a higiene feminina.

Urinar imediatamente após a relação sexual pode ajudar a remover bactérias passadas durante a relação sexual. mas não se você tiver um histórico pessoal ou familiar de cálculos renais. Use calcinha e meia calça de algodão e troque-as. Beba suco de mirtilo ou tome pílulas de mirtilo. Não beba líquidos que irritam a bexiga. pelo menos. Dieta Beba líquidos em abundância (de 2 a 4 litros por dia). uma vez por dia. .Roupas Evite usar calças muito apertadas. como álcool ou cafeína.

anti-espasmódicos. Se uma causa for encontrada. essa deverá ser eliminada (por exemplo. . As cistites não infecciosas são mais complexas no que tange ao seu tratamento. Analgésicos. anestésicos locais são recursos muito utilizados. anti-inflamatórios. um cálculo renal).As cistites infecciosas são tratadas com antibióticos de acordo com o resultado da urocultura.

. •Orientar ao paciente a manter a bexiga vazia. •Aferir peso corporal diariamente até duas vezes ao dia. • Realizar balanço hídrico rigoroso. •Registrar aspecto da diurese.• Monitorar sinais vitais. aumentando a freqüência miccional. •Estimular ingestão hídrica. •Registrar debito urinário horário. • Administrar analgésicos conforme prescrição médica.

•Controlar irrigação vesical. • Reorganizar o ambiente de forma a diminuir o número de bactérias para o uso da comadre papagaio ou toalete. • Orientar quanto à importância e realizar higienização intima com água e sabão neutro. . registrando débito e aspecto da urina. após cada evacuação.

Hoje em dia a cistite da lua-de-mel ainda existe. havia um quadro clínico interessante que os médicos antigos descreveram como a cistite da lua-de-mel. . isto é. isto é. mas tem o nome mais apropriado de cistite pós-coito. Isso nada mais era do que uma infecção na bexiga das mulheres no início de sua vida sexual ativa. O que acontecia? Algumas mulheres iam para sua lua-demel muito bem de saúde. radiantes de felicidade e voltavam doentes. urinando com ardência e.Cistite da Lua-de-mel No tempo em que havia lua-de-mel para quase todos os casais. cistite que vem depois de uma relação sexual. até com sangue. no tempo em que. às vezes imediatamente após a primeira relação. Depois tinham que ficar vários dias sem poder ter relação sexual porque a soma das dores das primeiras relações com as dores da cistite tornavam o relacionamento sexual insuportável. às vezes. pelo menos para a mulher. casar-se virgem era a norma.

queimação na uretra e dor na bexiga. pronto! A cistite vai embora.a cistite. A infecção da bexiga . Também as mulheres que já passaram pela menopausa. mas judia bastante e precisa de tratamento que. A infecção não é grave. especialmente aquela que tem cistite várias vezes no mesmo ano. embora possa ocorrer em mulheres que não têm relacionamento sexual. Alguns comprimidos e. Toda mulher que tem cistite. é bem simples. .. aliás. estão mais sujeitas à cistite. As mulheres que têm uma vida sexual mais ativa.Ela aparece em moças bem jovens com freqüência cada vez maior. Mas pode voltar com a mesma facilidade. A cistite caracteriza-se por vontade de fazer xixi toda hora. como aquelas que têm tecidos sintéticos como a “lycra”. precisa ser investigada e tratada. menos dia.. na mulher que tem atividade sexual. as que têm problemas ginecológicos ou intestino preso. Em geral. uma vez que a iniciação sexual tem sido mais precoce nas últimas décadas. ou as mulheres que usam roupas muito abafadas. ocorre em quase todas as mulheres. mais dia. Na maioria dos casos existe tratamento simples e rápido.

.

O B R I G A D O .

Fazem parte de bactérias da flora intestinal normal presente no intestino . coli é uma bactéria comum caracteristicamente encontrado no intestino humano e animal.Escherichia coli ou E.