You are on page 1of 4

Introdução a Adm de Agronegócios

CARACTERIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROALIMENTARES

São dois os principais tipos de produtos que o produtor pode produzir 1- Commodities – Plantadas em grandes áreas e que usam no seu processo produtivo tecnologia de ponta , em busca de uma maior produtividade e padronização. Outro aspecto das commodities é que o preço é regulado pelo mercado. O produtor pouco interfere nesta variável. São eles: Soja, açúcar,café,Carne bovina,Suco concentrado de laranja , Algodão etc. De acordo com a lei da oferta e demanda os preços irão variar de acordo com a produção mundial dessas commodities. Para ser considerada uma commodity um produto deve atender a pelo menos três importantes características: • Padronização Internacional ( Não tem uma marca). O mercado a considera igual independente de onde é produzida • Garantia de entrega. • Possibilidade de armazenagem e de vendas em unidades padronizadas ( @* , Bushel* , Ton , Barril etc.) * Uma @ = 15 KG e Um Bushel = 27,2KG

Bens agroalimentares – São caracterizados por produtos minimamente ou totalmente processados para consumo com alimento e que podem receber algum tipo de certificação. por exemplo ). A classificação. Podem ser disponibilizados diretamente ao consumidor através do varejo e do atacado. (Orgânico. Para agregar valor e competir no mercado o produtor rural terá seus custos de processamento e distribuição aumentados . Terá que enfrentar concorrentes e encontrar seu diferencial competitivo.Introdução a Adm de Agronegócios 2. Terá que conhecer os canais de distribuição tradicionais e entender seus mecanismos. Esta estratégia de agregar algum valor adicional ao produto melhora o preço e a rentabilidade do produtor.marca e embalagem . . é um exemplo desta alternativa.

Peculiaridades sobre a produção de bens agroalimentares .Sazonalidade da produção : As matérias primas mais primárias são obtidas diretamente da atividade agropecuária. Logo estará sujeita ao regime de safra e entressafra. técnicas de cultivo. Logo o clima.Variações na qualidade do produto agropecuário : A qualidade do produto final depende da sua matériaprima proveniente da empresa Rural.Os preços na entressafra podem ser mais atrativos .Introdução a Adm de Agronegócios 3. Isto representa dificuldades para o planejamento e controle da produção. Deve-se cada vez mais exigir padronização e selos de garantias e rastreabilidade .e manejo diferentes irão afetar positiva ou negativamente a qualidade dos produtos a serem manufaturados.

Qualidade e vigilância Sanitária: Segurança ao consumo.Introdução a Adm de Agronegócios -Perecibilidade da matéria-prima : Dificuldade de estocagem por prazos longos exigindo que os produtos processados sejam manufaturados rapidamente logo após a colheita e distribuídos ao mercado.Fazer estoques pode aumentar os custos de produção diminuindo competitividade. Sazonalidade do consumo : Variação da demanda de acordo com datas especificas. As legislações pertinentes a cada caso devem ser seguidas e respeitadas para garantir qualidade e padronização na oferta dos produtos - - . A logística de distribuição é fator de vital importância para o sucesso do negócio. ou variações climáticas. O impacto dessas variações na demanda compromete diretamente o planejamento e o controle da produção e podem afetar o abastecimento do canal de distribuição Perecibilidade dos bens agroalimentares : A maioria dos produtos resultantes do agronegócio apresenta um alto grau de perecibilidade e exige que sua distribuição e consumo se dê rapidamente. Os agentes de um sistema agroalimentar estão sujeitos aos mais diversos tipos de fiscalização e vigilância . qualidade e disponibilidade são exigências do consumidor.