You are on page 1of 35

Efeito da temperatura interpasse na microestrutura, tenacidade ao impacto e propagao de trinca por fadiga de unies soldadas por GTAW do ao ASTM

A743-CA6NM

FERNANDO DESTEFANI PEDRO TOREZANI RAFAEL M. ESCOBAR

Introduo
- O modelo energtico brasileiro se baseia na utilizao de energia eltrica gerada por hidroeltricas, as quais utilizam diferentes tipos de turbinas hidrulicas. - As turbinas hidrulicas so sujeitas a uma combinao de fadiga de baixo ciclo a partir da operaco de incio e parada, e fadiga de alto ciclo, devido flutuao hidrulica e ciclos de vibrao, combinado com elevadas cargas estticas. - Considerando as cargas operacionais de servio, trincas podem se formar em locais contendo defeitos de fabricao, e se propagar quando a carga excede o limite de propagao de trincas por fadiga.

Fabricao de Turbinas Hidrulicas


- aos inoxidveis martensticos macios contendo de 12 a

13 % de cromo, de 2 a 5 % de nquel e menos que 0,06 % de carbono. elevada tenacidade. elevada tenso de escoamento e tenacidade. elevada resistncia cavitao. razovel soldabilidade. A excelente tenacidade destes aos deve-se principalmente a formao de uma disperso fina de austenita a partir do tratamento de revenido da martensita em temperaturas da ordem de 600C.

Fabricao de Turbinas Hidrulicas


Durante o processo de fabricao de turbinas hidrulicas em ao CA6NM: - As ps so fundidas e unidas coroa por soldagem com temperatura de pr-aquecimento e interpasse na faixa de 150C. - Faz-se tratamento trmico ps-soldagem a 600C, elevando o teor de austenita e melhorando a tenacidade da unio soldada. - Mesmo apresentando boa soldabilidade e menores exigncias com relao s temperaturas de pr-aquecimento e interpasse, o metal de solda (MS) e a zona termicamente afetada (ZTA) apresentam energia de impacto e tenacidade fratura inferiores ao do metal base (MB). Em geral, estruturas soldadas apresentam comportamento inferior ao do metal base, sendo mais duras e frgeis. A reduo na tenacidade a fratura de unies soldadas do ao CA6NM ocorre devido reduo no teor de austenita, assim como a formao de defeitos, como porosidade e incluses.

Reparo de turbinas hidrulicas


- Principal problema formao de martensita no

revenida, regies recuperadas por soldagem, a qual gera reduo na tenacidade. - Desenvolvimento de procedimentos de soldagem que elevem a tenacidade ao impacto e evitem os tratamentos trmicos ps-soldagem (TTPS).

Reparo de turbinas hidrulicas


Durante o processo de reparo das turbinas hidrulicas por soldagem, visando recuperar regies trincadas ou superfcies cavitadas, verifica-se que a utilizao de temperaturas de pr-aquecimento e interpasse de 150C so realizados com alguma dificuldade, e que tratamentos trmicos ps-soldagem de 600C so inviveis.

Assunto Principal
- Anlise da influncia da temperatura de interpasse na microestrutura, tenacidade ao impacto e propagao de trincas por fadiga nas unies soldada do ao inoxidvel martensitico CA6NM usando AWS410NiMo como metal de adio, e processo TIG (tungsten inert gas).

Assunto Principal
Em relao a influncia da temperatura de interpasse na formao de ferrita , observou-se: - Formao intergranular no campo bifsico +, na amostra com temperatura interpasse de 80C. - Formao de ferrita ocorreu principalmente no campo monofsico na amostra soldada a 150C. - A alterao na formao da ferrita , com a menor temperatura, promoveu um aumento na tenacidade ao impacto e uma diminuio na velocidade de propagao de trinca, quando comparada com a amostra soldada com maior temperatura de soldagem. Os resultados obtidos indicam que o processo TIG apresenta-se como uma excelente alternativa para o reparo do ao CA6NM, observando-se tambm uma influncia significativa da temperatura de interpasse.

Procedimento Experimental
As dimenses das peas soldadas foi definido com a

inteno de simular as condies de preenchimento de falhas como trincas e regies cavitadas observadas em turbinas hidrulicas.

Procedimento Experimental
Para determinar as dimenses e tolerncias dos

corpos de prova para o ensaio de impacto Charpy, foi utilizada a norma ASTM E-23-99, sendo que foi utilizado uma temperatura de 20C para a realizao dos ensaios.

Procedimento Experimental
A localizao do entalhe para o ensaio metal de solda

foi determinada por meio de ataque macrogrfico, seguindo as recomendaes da norma AWS D1.1 (2004, p. 314).

Procedimento Experimental
Os ensaios de crescimento de trinca por fadiga foram

realizados de acordo com a norma ASTM E647-95 em uma mquina de ensaio dinmico com acionamento servo hidrulico. Os ensaios de taxa de crescimento de trinca por fadiga foram realizados em corpos de prova do tipo CT, utilizando entalhes laterais, side grooves, para garantir a propagao da trinca em um plano nico.

Resultados e Discusses
Devido aos ciclos trmicos originados pelos

sucessivos cordes de preenchimento, observa-se que os cordes de solda da regio superior apresentam um aspecto diferenciado dos cordes localizados nas regies intermediria e inferior da regio preenchida.

Resultados e Discusses
Tal caracterstica indica que a sequncia de passes

realizados influi na microestrutura final da junta soldada, onde os passes subsequentes refinam os passes anteriores devido ao ciclo trmico imposto.

Resultados e Discusses
As micrografias das regies superior, intermediria e

inferior dos corpos de prova realizados com diferentes temperaturas interpasse podem ser observadas na figura a seguir, sendo que em todas observa-se uma microestrutura martenstica.

A formao de ferrita neste material ocorre pelo

reaquecimento do cordo de solda entre 1200 e 1300C, no campo bifsico austenita + ferrita , e entre 1300 e 1450C no campo monofsico de ferrita . A formao de ferrita na amostra com temperatura interpasse de 80C ocorre de forma intergranular, caracterstico de formao no campo bifsico + enquanto que a formao de ferrita no campo monofsico, ocorre somente na amostra soldada com controle de temperatura interpasse de 150C.

Resultados e Discusses
Resultados de ensaio de tenacidade a fratura em aos

inoxidveis martensticos macios indicaram que um aumento da quantidade de ferrita d leva a uma reduo na tenacidade ao impacto destes aos

Resultados e Discusses
A dureza menor nas camadas inferiores para ambas

as temperaturas de interpasse, e semelhante nas regies intermediria e superior. Este comportamento reflete o revenimento, observado durante a avaliao microestrutural, imposto pelos repetidos ciclos trmicos nos cordes depositados.

Resultados e Discusses
Observa-se tambm uma variao de dureza nas

regies central e superior ao longo da seo transversal dos cordes de solda, que poderiam estar relacionados ao fato das camadas de cordes no estarem alinhados, promovendo variao dos ciclos trmicos que estariam afetando a dureza de maneira irregular.

Resultados e Discusses
Em relao microdureza da ZTA observou-se um

aumento da dureza da 1 regio da ZTA, regio de precipitao de ferrita , para a 2 regio da ZTA, regio de formao de martensita no revenida, observada para ambas as temperaturas de interpasse, este comportamento ocorre pela reduo na dureza com a precipitao de ferrita .

Resultados e Discusses
As possveis causas para o resultado obtido seriam relacionados aos seguintes fatores: Variao na morfologia da ferrita ; Ocorrncia de um certo grau de revenimento observado na regio inferior do corpo de prova, devido aos cordes subsequentes; A ocorrncia de um refino da microestrutura nas regies inferior e central dos corpos de prova, melhorando a sua tenacidade;

Resultados e Discusses
Como forma de se verificar o comportamento

fadiga dos depsitos analisados, efetuou-se ensaios de propagao de trincas em corpos de prova retirados dos depsitos soldados.

Resultados e Discusses
Pelos resultados obtidos foi possvel identificar uma

pequena variao no comportamento propagao de trincas por fadiga com as diferentes temperaturas interpasse utilizadas. As velocidades de propagao de trincas por fadiga das amostras soldadas por TIG utilizando temperatura interpasse de 150C foram levemente superiores do CA6NM e das amostras soldadas com controle de temperatura interpasse de 80C.

Resultados e Discusses
As amostras localizadas na ZTA apresentaram

coeficiente m superior do ao CA6NM e ao do metal de solda, independente da temperatura interpasse utilizada, indicando que o aumento de dureza decorrente do processo de reaquecimento, diminuiu a resistncia propagao de trincas por fadiga.

Concluses
Aps o estudo da influncia da temperatura interpasse na soldagem TIG, para as condies avaliadas, foi possvel concluir que: Foi possvel obter depsitos soldados isentos de poros e trincas a partir do processo de soldagem GTAW e com microestrutura e tenacidade adequadas, apesar de no existir norma especfica para regies soldadas e para esta classe de ao. Observou-se nos depsitos obtidos por soldagem TIG que a adoo de diferentes temperaturas de interpasse alteraram a formao de ferrita do metal de solda durante o reaquecimento gerado pelo passe subsequente.

Concluses
A alterao na formao de ferrita e na microestrutura gerada pela soldagem em diferentes temperaturas de controle interpasse no alteraram significativamente a microdureza da regio soldada e ZTA; Observou-se uma reduo na taxa de crescimento de trinca na amostra soldada com temperatura de interpasse de 80C, em comparao com a amostra soldada a 150C;

You might also like