COLETA SELETIVA

MEIO AMBIENTE – SANTA CRUZ

LIXO RECICLÁVEL

Como uma pequena ação, você pode ajudar a salvar o planeta! Aqui você vai encontrar tudo sobre reciclagem, como fazer, o por que de fazer, e saber que sua participação nesse projeto, é fundamental para salvar o planeta, que cada dia mais se encontra poluído.

A decomposição dos resíduos Quanto tempo demora para se decompor cada tipo de lixo: .

esponjas de aço e grampos. embalagens de biscoito.O que não deve ir para a coleta seletiva: Papel: Etiquetas adesivas. fita crepe. pirex. Vidro: Espelho. cerâmica e tubos de TV. papel de fax. . Plástico: Tomadas. Metal: Clips. papéis sujos de alimentos e guardanapos. lâmina. náilon e poliester. cabos de panela. papel carbono e de estêncil. papel plastificado. papel metalizado. porcelana.

Metal: Chapas metálicas. sacos de leite. sucatas de ferro e cobre. papéis brancos. envelopes e caixas em geral. embalagens de ovo. papel.Como separar o lixo O que deve ir para a coleta seletiva: Papel: Jornais. vasilhas. fio. latas de alumínio. frascos de shampoo e de detergentes. formulários. pregos. aparas de papel. Vidro: Copos. Plástico: Copos plásticos. potes. embalagens de margarina. arames. papelão. frascos e cacos. . embalagens de refrigerante. fotocópia. tubos de canos de PVC. revistas. cartolina. garrafas. cartões.toalha. panelas.

.

Para onde vai o lixo? Lixões: Grandes aterros oe áreas alagadas a céu aberto. Vantagem: nenhuma Desvantagem: Coloca em risco a saúde da população. poluindo o solo. Vantagem: É uma técnica confiável. a água e o ar.Existe tratamento dos gases e líquidos produzidos pelo lixo e controle de animais transmissores de doenças. com baixo custo operacional. onde os resíduos são despejados. Desvantagem: Mal administrados. Aterros sanitários: Aqui os resíduos são compactados e cobertos com terra. Não há reciclagem de vários materiais. os aterros se transformam em depósitos de ratos e insetos. .

Incineração: Os resíduos são queimados em altas temperaturas e transformados em cinzas. Desvantagem: O processo é lento e elimina gases mal cheirosos. O produto final pode ser utlizado como adubo e cobertura de aterros sanitários. restos de podas de árvores e esterco de animais. Desvantagem: Custo alto. . são tranformados em adubo. Vantagem: Reduz o volume de resíduos. principalmente para o lixo hospitalar. Compostagem: São lugares onde sobras de comida. É higiênico e apropriado. e a fumaça produzida polui o ar. os diferentes tipos de resíduos podem causar danos ao incinerador. Vantagem: Reduz o volume de resíduos.

Vantagem: Diminuição dos problemas ambientais ( menos poluição.Reciclagem: O material é reaproveitado passando por um processo de transformação e retornando ao ciclo produtivo. menos gastos com água e energia) Desvantagem: Nenhuma .

Reutilize e Recicle! .Pratique os Três Rs Reduza.

gás. *Economizar água.. como por exemplo: *Sempre que puder. adquirir produtos com embalagens retornáveis *Aproveitar os dois lados das folhas de papel e revisar os textos antes de imprimi-los no computador.O que é Redução: É preciso adotar atitudes para evitar a produção de resíduos. alimentos. combustível do automóvel.. . luz. etc. a partir da adoção de pequenas práticas. Com elas criamos uma nova mentalidade com relação a coisas simples do nosso dia-a-dia.

e outros objetos que para outras pessoas possam utilizá-los. brinquedos. Aproveitar garrafas e outras embalagens para fazer brinquedos. É importante criar o hábito de doar roupas.O que é Reutilização: É o ato de se reaproveitar algo que é descartado como lixo . O reaproveitamento de materiais é hoje indispensável quando se pensa em diminuir a quantidade de materiais nos lixões. etc.Reutilizar também sacolas plásticas. . mas nunca objetos que impliquem na falta de higiene... guardar alimentos. livros. móveis.

Ele consiste em processar determinados produtos novamente.O que é Reciclagem: Por fim. podem voltar para as indústrias como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. a reciclagem pode se tornar um hábito muito bom para o planeta terra. . o processo de reciclagem completa os três Rs. os materiais que são feitos. Se todos ajudam. Assim.

Os resíduos colocados nos sacos de lixo estão misturados plásticos. restos de comida. papel. vidro.. .O que é COLETA SELETIVA? A coleta seletiva é o primeiro passo para a reciclagem.Mas atualmente existem recursos que permitem a separação e o reaproveitamento de boa parte desse material. porque permite a separação dos materiais no próprio local onde eles são descartados. metais.. Para isso é preciso que cada um de sua contribuição adotando medidas individuais e coletivas.

*Diminui os gastos com o lixo. *Diminui quantidade final do lixo destinado aos aterros. aumentando a vida útil deles. conscientizado-o sobre a quantidade de resíduos que ele mesmo gera e as conseqüências que isso traz ao Meio Ambiente. *Diminui a poluição do solo. para melhor poderem ser reaproveitados na reciclagem.COLETA SELETIVA *Permite que os materiais estejam separados e limpos. do ar e evita o desmatamento. *Reduz o desperdício de energia e de recursos extraídos da natureza. . da água. *Educa o cidadão.

Separando o lixo Basicamente. é preciso separar os resíduos orgânicos ( que são restos de comida. plásticos. dessa forma: . pontas de cigarro. poeira. Os diferentes recipientes em que os materiais serão coletados. papel higiênico.) dos inorgânicos (vidros. metais e papeis). são identificados por cores. etc..

Atitudes Corretas .

Dessa forma.Reutilize recipientes plásticos de produtos como margarinas ou sorvetes. Isto pode causar enchentes. Não jogue lixo em terrenos baldios. Bem lavados. Coloque a quantidade suficiente de comida para sua satisfação. e perigo de contaminação por ratos e insetos. Uma parte acaba se estragando e indo para o lixo. Colabore com a limpeza e saúde de sua cidade. eles servem para guardar outros alimentos. Evite comprar comida além do necessário. . joga-se menos comida no lixo. Não jogue lixo na rua ou pela janela do carro. Corretamente acondicionados.e não sobrar no prato e ir para o lixo. rios e córregos. os alimentos permanecem frescos por mais tempo.

VOCÊ SABIA? 1 kg de vidro reciclado 50 kg de papel reciclado 1 kg de plástico reciclado 1 ton de alumínio reciclado 1 ton de metal reciclado = 1 kg de vidro novo = Menos uma árvore adulta derrubada = 1 kg de plástico novo = Evita a retirada de 5 ton de Bauxita da natureza = 4.5 ton minérios poupados PENSE NOS DADOS ACIMA E FAÇA A COLETA SELETIVA .

CADA UM DOS 6 BILHÔES DE HABITANTES DO PLANETA TERRA PRODUZ EM MÉDIA 1 KG DE LIXO POR DIA. QUANTOS KG DE LIXO OS ANIMAIS PRODUZEM DURANTE A SUA EXISTÊNCIA? .