You are on page 1of 28

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA

SENSOR DE TENSÃO E CORRENTE
ALUNOS: - Carlos Michel de A. Mendes - Igor Grimaldi Lyra Lima PROFESSOR : - Luciano Fontes Cavalcanti

TÓPICOS
o INTRODUÇÃO o OBJETIVOS o APRESENTAÇÃO DOS CIRCUITOS  DIAGRAMA ELÉTRICO  CIRCUITOS DE ALIMENTAÇÃO  SENSOR DE TENSÃO  MÓDULO ISOLADOR MODULAÇÃO/ DEMODULAÇÃO  SENSOR DE CORRENTE o FOTOS DA PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO o CONCLUSÃO o BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO Este projeto tem como objetivo a implementação de placas de aquisição utilizadas para a leitura de tensão e de corrente em sistemas de acionamento com máquinas síncronas. Diagrama de blocos do protótipo. .

OBJETIVOS o SENSOR DE TENSÃO: oReceber o sinal de tensão do gerador síncrono o SENSOR DE CORRENTE: oFazer aquisição do sinal de corrente do motor de indução .

DIAGRAMA ELÉTRICO .

.

-Vcc = -15V e neutro • Protegerá contra inversão de polaridade (diodos D1 e D2) .CIRCUITOS DE ALIMENTAÇÃO  CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO Vcc • Fornecerá uma tensão simétrica Vcc = +15V.

CIRCUITOS DE ALIMENTAÇÃO  CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO Vcc1 • Utiliza o CI DCP011515CBP (conversor Boost DC/DC) • Fornece uma tensão simétrica Vcc1 = +15V. -Vcc1 = -15V e terra. isolada do circuito de alimentação Vcc .

CIRCUITOS DE ALIMENTAÇÃO  CIRCUITO DE PROTEÇÃO Vcc1 • Está acoplado ao circuito de alimentação Vcc1 • Tem a função de proteção contra sobretensão (> 15 V) .

CIRCUITOS DE ALIMENTAÇÃO  REGULADOR DE TENSÃO • É alimentado por Vcc • Trabalha utilizando o CI LM7805. fornecendo uma tensão de 5V para o circuito .

.SENSOR DE TENSÃO DESCRIÇÃO DOS CIRCUITOS QUE COMPÕEM O SENSOR DE TENSÃO.

DIVISOR DE TENSÃO   Limita a tensão máxima de entrada do sensor Utiliza quatro chaves .

DIVISOR DE TENSÃO .

BUFFER  Isola parte do circuito de outra parte   Conecta um estágio de alta impedância com outro de baixa impedância Não fornece ganho de tensão mas fornece corrente infinita (baixa impedância de saída) .

FILTRO PASSA-BAIXA  Eliminar ruídos .

MÓDULO ISOLADOR MODULAÇÃO/ DEMODULAÇÃO    Isola parte do circuito de outra parte Possui uma barreira capacitiva Modulação e demodulação digital .

MÓDULO ISOLADOR MODULAÇÃO/ DEMODULAÇÃO .

AMPLIFICADOR/ATENUADOR   Amplifica a tensão do sinal de entrada Ganho de 0 a 1.1 .

55V .CIRCUITO DE OFFSET   Introduz um nível DC ao sinal processado Nível DC varia de 0 a 1.

SENSOR DE CORRENTE DESCRIÇÃO DOS CIRCUITOS QUE COMPÕEM O SENSOR DE CORRENTE. .

SENSOR DE CORRENTE    Utiliza o CI ACS712 da Allegro Trabalha com Efeito Hall Gera uma tensão proporcional .

55V Opção de introduzir uma tensão fixa .CIRCUITO DE OFFSET    Introduz um nível DC ao sinal processado Nível DC varia de 0 a 1.

AMPLIFICADOR/ATENUADOR   Amplifica a tensão do sinal de entrada Ganho de 0 a 4.17 .

PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO SENSOR DE TENSÃO E CORRENTE APLICADO AO PROJETO. . SENSOR DE TENSÃO E CORRENTE APLICADO AO PROJETO.

PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO DO SENSOR DE TENSÃO E CORRENTE. .PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO DO SENSOR DE TENSÃO E CORRENTE.

PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO. . DISPOSIÇÃO DOS CIRCUITOS NA PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO.

mostrando onde cada circuito está situado. descrevendo os circuitos que o compõem os sensores de tensão e corrente. que tem como objetivo a utilização destas placas para a aquisição da leitura de tensão e corrente do sistema.LACI. foi detalhada a placa de circuito impressa. controle e instrumentação .CONCLUSÃO Foi descrito o funcionamento do sensor de tensão e corrente utilizado no projeto do laboratório de acionamento. Por fim. Mostramos o funcionamento do sensor de tensão. para o controle de um gerador síncrono conectado a um barramento infinito. .

.BIBLIOGRAFIA • Notas de aula do Professor Fernando José Oliveira de Amorim.com. • www.br. Campina Grande. • Ajuda dos professores: Allan de Medeiros Martins e Samaherni Morais Dias. • Montiê Alves Vitorino. 2007. Datasheet do módulo de aquisição de dados.datasheet.