You are on page 1of 13

Aplicao de tcnicas e mtodos cientficos especializados em grupos ou indivduos para promover, manter e restaurar a sade.

A profilaxia praticada por todos os que utilizam os conhecimentos para promover a sade, evitar a enfermidade ou capacidade de prolongar a vida.

Medidas Profilticas
Saneamento bsico;
Ar puro; Moradia e transportes adequados;

Exames peridicos;
Fisioterapia, etc.

EVOLUO HISTRICA
As normas e as prticas de controle da sade humana so mais antigas do que a prpria instituio das profisses da rea de sade. Esse fato apontava para as necessidades de que as prticas relacionadas direta ou indiretamente

sade passarem por alguma forma de controle. Previa-se que j no seria mais possvel esperar que as pessoas, individualmente, se responsabilizassem pelas medidas de higiene.

Diante da ausncia de normas de regulao que impedissem a proliferao de doenas, os homens, vivendo em aglomerados cada vez mais complexos, foram encontrando formas de estabelecer regras a serem seguidas por todos, de modo a organizar a sociedade.

A idia de que era preciso vigiar e punir aqueles que desobedecessem as normas relativas sade, colocando em risco a vida das pessoas, foi se desenvolvendo e modificando, at chegar ao

conceito de vigiar atualmente utilizado pela Vigilncia Sanitria Afrnio Peixoto, sanitarista ilustre, considera que na evoluo histrica da higiene pode ser assinalado quatro ciclos importantes:

Mstico e Religioso: as doenas eram consideradas como punio dos deuses; Mdico: A doena era conhecida como um mal

fsico, ainda sem causa determinada, porm combatida, passando os enfermos a receberem assistncia ; Bacteriolgico e Profiltico: no sc. XIX o surgimento da teoria de Pasteur revolucionou o panorama de sade vigente; Econmico: Graas s medidas saneadoras gerais, as doenas passam a ser erradicadas, mediante a remoo das suas causas.

A higiene assume aspectos especficos que podem ser divididos como medidas de sade coletiva e medidas de sade individual. Florence, importante enfermeira do sculo XIX referia-se no somente ao valor da higiene e da

profilaxia, mas necessidade de os profissionais de enfermagem observarem regras e princpios que melhor preservassem e conservassem a sade, de modo a evitar o aparecimento de doenas.

Vacinas
Definio:

o conjunto de mtodos teraputicos destinados a conferir ao organismo um estado de resistncia, ou seja, de imunidade, contra determinadas enfermidades infecciosas. Que tem por finalidade principal a reduo da morbidade e da mortalidade infantil por doenas imunoprevinveis. (FUNASA, 2001, p.49)

Tipos de Vacinao
Vacina Combinada : Dois agentes ou mais so administrados na mesma preparao (DPT, dT e anti-plio)
Vacina Associada : Misturam-se as vacinas no momento da aplicao (Tetravalente) Vacinao Simultnea: Duas ou mais vacinas so administradas em diferentes vias, num mesmo atendimento.

ATENO!!!
As aplicaes simultneas de vacinas no

aumentam a freqncia e a gravidade dos eventos adversos e no reduzem o poder imunognico.

A resposta imune depende de dois fatores:


Inerentes s vacinas;
Inerentes ao prprio organismo.

Fatores Inerentes ao prprio organismo:


Idade;
Doena de base ou intercorrente; Tratamento imunossupressor.

Inerentes Vacina
Suspenso de bactrias vivas atenuadas (BCG);
Suspenso de bactrias mortas avirulentas; Toxinas obtidas em culturas de bactrias,

submetidas a modificaes qumicas ou pelo calor (toxide tetnico e diftrico); Vrus vivos atenuados (contra poliomielite, sarampo e febre amarela).

You might also like