APLICAÇÃO DA CULTURA DE TECIDO NO MELHORAMENTO DE PLANTAS

Utilização de Duplo Haplóides em Milho
Amir Werle Edson Bolson
Maringá, 23 de Novembro de 2009

INTRODUÇÃO
A CULTURA DO MILHO Muito utilizado pelo homem. FELIPIM,2001 o milho constitui um dos exemplos mais citados com relação a atuação do processo evolutivo ao longo dos milhares de anos alem da forte influencia da seleção humana. Tornou-se um negocio atraente apos da década de 20 melhoramento genético. Destacamos assim a importância milho no enfoque cientifico, econômico e social.

Company Confidential

Company Confidential . A tecnologia do milho híbrido explora a heterose ou vigor híbrido.1993 dentro da produção nacional de oleaginosas e cereais de cada 3 quilos colhidos mais de um e de milho.1972) BULL e CATARELA. oriundo do cruzamento de duas ou mais linhagens homozigotas Várias tecnologias de obtenção de linhagens tem sido empregadas. retrocruzamento.INTRODUÇÃO Antes do advento do milho híbrido a produtividade era inferior a 2 t/ha (PATERNIANI. autofecundações sucessivas e utilização da tecnologia de duplo-haplóides.

Evolução da produção de milho Company Confidential .

Como produzir um Milho Hibrido Autofecundações Hibrido Endogamia Homozigose Fixacao de Carateres Linhagem Heterose Vigor Hibrido Heterozigose Cruzamento Company Confidential .

Etapas do Melhoramento de Milho •Milho (Zea mays) – Espécie Alógama (Fecundação cruzada) 1) Obtenção de linhagens BP (X mesmo grupo heterótico) para combinar potencial genético Autofecundação: Induz homozigose e depressão endogâmica Company Confidential .

OBTENÇÃO DE LINHAGENS E SÍNTESE DE HÍBRIDOS SIMPLES POOL HETERÓTICO A POOL HETERÓTICO B RESTABELECIMENTO DO VIGOR PELO CRUZAMENTO (HETEROSE) DEPRESSÃO DO VIGOR DEVIDO À ENDOGAMIA Company Confidential .

CULTURA DE TECIDO NO MELHORAMENTO DE PLANTAS: Diversas aplicações no melhoramento génetico: -Obtenção de varialibilade genética (somaclonais) -Transformação genética de plantas (transgenicos) -Aceleração dos programas de melhoramento (DH) Company Confidential .

repetindo-se o processo por várias vezes até que a homozigose completa seja atingida. então os melhores indivíduos dentro de cada família são novamente autofecundados. A principal metodologia. é a utilização de sucessivas autofecundações da população ou da variedade original. denominados progênies ou famílias. Company Confidential .OBTENÇÃO DE LINHAGENS ENDOGÂMICAS O sucesso para um programa de melhoramento depende do desenvolvimento de linhagens elites para produção dos híbridos. conhecida como padrão. As melhores famílias são selecionadas. são semeados em linhas. Em cada ciclo. os descendentes de todas as plantas.

OBTENÇÃO DE LINHAGENS ENDOGAMICAS Uso de duplo-haplóides no melhoramento genético do milho Como forma de reduzir tempo na obtenção de linhagens endogâmicas nos programas de melhoramento de milho permite que o melhorista realize o test-cross com linhagens homozigotas (falar da desvantagem) para serem utilizadas em programas de melhoramento. Tratamentos para induzir a haploidia Utilizacao de linhagens indutoras Tratamento com colchicina Separacao das sementes (luz) Plantio Transplante a campo Company Confidential . há necessidade de produção de haplóides em grande escala.

5 anos Transplante das plântulas DH1 F8:9 DH2 Company Confidential .Obtenção de linhagens homozigotas de milho Convencional A x B (F1) Método DH A x B (F1) x Indutor Seleção haplóides por coloração F2 3~5 anos Germinação no escuro Evita clorofila que interfere o tratamento com colchicina Tratamento com colchicina 1.

Convencional X Método DH Company Confidential .

DAQUI PRA FRENTE É COM VC Company Confidential .

TÉCNICA DO DH a A a A • DIPLÓIDE: organismo em que os cromossomo ocorrem aos pares. INDIVÍDUO 2N INDIVÍDUOS N Company Confidential . • HAPLÓIDE: organismo com n cromossomo dos gametas.

Company Confidential .

• F2. • Linhagens.Material genético • F1. Company Confidential .

Company Confidential .

Company Confidential .

Seleção de embriões haplóides Company Confidential .

Company Confidential .

• Duplicação Induzida (30 a 50%). – Colchicina. – Pedimentalin.Duplicação Cromossomica • Duplicação Natural (1 a 3%). Company Confidential . – Orizalin. – Trifluralin.

Tratamento com colchicina Company Confidential .

Company Confidential .

Company Confidential .

Plantio a Campo Company Confidential .

Avaliação a Campo Company Confidential .

Polinização de plantas haplóides Company Confidential .

Colheita Company Confidential .

Obrigado Company Confidential .