You are on page 1of 35

Fotografia

história
350 a.C., aproximadamente na época em que viveu Aristóteles na Grécia antiga, já se conhecia o fenômeno da produção de imagens pela passagem da luz através de um pequeno orifício. Alhazen em torno do século X, descreveu um método de observação dos eclipses solares através da utilização de uma câmara escura (quarto com um pequeno orifício aberto para o exterior).

história
Em 1525 já se conhecia o escurecimento dos sais de prata. Em 1604 o físico-químico italiano Ângelo Sala estudou o escurecimento de alguns compostos de prata pela exposição à luz do Sol.

Em 1725, Johann Henrich Schulze, professor de medicina, conseguiu uma projeção e uma imagem com uma duração de tempo maior.

. Thomas Wedgwood colocou expostos à luz do sol algumas folhas de árvores e asas de insetos sobre papel e couro branco sensibilizados com prata. também comprovou o enegrecimento dos sais devida à ação da luz. No início do século XIX.história Em 1777. o químico sueco Carl Wilhelm Scheele.

. e Wedgewood descobriram o processo onde os átomos de prata possuem a propriedade de possibilitar a formação de compostos e cristais que reagem de forma delicada e controlável à energia das ondas de luz.história Schulze. Scheele.

este fica insolúvel sob a ação da luz. obteve imagens com cloreto de prata sobre papel. conseguiu fixar uma imagem pouco contrastada sobre uma placa metálica.história O francês Joseph-Nicéphore em 1817. Em 1822. utilizando nas partes claras betume-da-judéia. . e as sombras na base metálica.

Heliografia (do grego significando "gravar com sol"). .1ª foto PRETo e branco "a primeira fotografia permanente do mundo" A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826. é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce (17651833). A Imagem era feita com uma placa de estanho derivado de um petróleo fotossensível. podendo ficar cerca de 8 horas na exposição solar. retirada da janela de sua casa e encontra-se preservada até hoje.

cobrindo com esta mistura uma placa de peltre (liga de antimônio. . cobre e chumbo). Para realizar seu experimento. dissolveu em óleo de lavanda o asfalto. Ele sabia que alguns tipos de asfalto entre eles o betume da judéia endurecem quando expostos à luz.1ª foto PRETo e branco Pesquisava um método automático para copiar desenho e traço nas pedras de litografia. estanho.

Imergiu a chapa em ácido. o revestimento continuou solúvel. .1ª foto PRETo e branco Colocou em cima da superfície preparada uma ilustração a traço banhada em óleo com a finalidade de ficar translúcida. porém nas partes protegidas. Lavou a chapa com óleo de lavanda removendo o betume. penetrando nas áreas em que o betume foi removido e as corroeu. Expôs ao sol este endureceu o asfalto em todas as áreas transparentes do desenho que permitiram à luz atingir a chapa. Formando desta forma uma imagem que poderia ser usada para reprodução de outras cópias.

é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa. . Significa "desenhar com luz e contraste". "pincel") ou γραφη grafê. e γραφις [grafis] ("estilo".Fotografia Fotografia (do grego φως [fós] ("luz"). por definição. fixando-as em uma superfície sensível.

tirada por James Clerk Maxwell em1861. o magnetismo e a óptica. físico e matemático britânico. Imagem da primeira fotografia colorida da história. Teoria moderna do eletromagnetismo.1ª foto colorida James Clerk Maxwell (1831-1879). que une a eletricidade. verde e azul e sobrepondo as três imagens assim obtidas . Produziu uma fotografia a cores utilizando filtros vermelho.

.HISTória Outros nomes importantes na história da fotografia foram Louis Jacques Mandé Daguerre (daguerreótipo). o qual produzia os famosos “negativos”. o que reduziu o tempo de revelação para apenas alguns minutos. o qual passou a usar o vapor de mercúrio e o tiossulfato de sódio na fixação das imagens. além do inglês Willian Henry Fox-Talbot. criador de um eficiente mecanismo de fixagem.

Richard Maddox inventa a placa seca usando emulsão de gelatina e brometo de prata. 1871 .Frederick Scott Archer. Hurter e V.Filme de celulóide .F.Eadweard Muybridge captura o movimento de um cavalo com o uso de várias câmeras. 1876 . 1887 . C.Louis Daguerre patenteia o Daguerreótipo.Louis Ducos du Hauron tira a primeira foto colorida. 1840 .William Fox Talbot inventa o processo Calótipo e produz fotografias permanentes. 1872 . Driffield começam a estudar a sensitividade de filmes(sensitometria).tecnologia fotográfica 1835 .William Fox Talbot inventa o processo positivo / negativo usado na fotografia moderna. 1839 . inventa o processo de colódio úmido. 1851 . 1878 .

A Fairchild Semiconductor lança o primeiro chip CCD. 1923 .A Leica lança o formato 35mm para fotografia.A Agfa produz a primeira câmera totalmente automática.Harold Edgerton inventa o flash fotográfico. 1891 . 1925 .Lançada a camera Hasselblad.Lançada a Nikon F.Thomas Edison patenteia o Cinetoscópio 1895 .Auguste e Louis Lumière .Primeira camera reflex lançada pela Asahi Pentax. 1959 . Land inventa a primeira camera instantânea. .tecnologia fotográfica 1888 . 1948 . 1907 . 1948 .A Kodak lança uma câmera para consumidores comuns.Edwin H.As fotoscoloridas chegam ao mercado com o Autochrome Lumière. 1973 . 1957 . 1959 .inventam o Cinematógrafo 1898 . 1902 .A Kodak lança as câmeras dobraveis.Arthur Korn cria um processo prático de fototelegrafia.

Fotógrafo Fotógrafo é a pessoa que tira (registra) fotografia. usando uma câmera. Amadores ou Profissionais As especializações mais conhecidas são: foto reportagem (de eventos sociais). a paisagem. . pois faz seu produto (a foto) com a mesma dedicação e da mesma forma que qualquer outro artista visual. o retrato e a publicitária (arte da fotografia de objetos em estúdio). moda. É geralmente considerado um artista. o fotojornalismo.

...APLICAÇÕES DA FOTOGRAFIA Jornalismo Artes Estudo Memória Propaganda Marketing Denúncia Catálogo Revista História Investigação Documentos EM FIM .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Alta velocidade .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Preto e Branco .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Aérea .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Movimento com Borrão (panning) .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Infravermelho .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Macro Fotografia .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Hora de Ouro .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Longa Exposição .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Foto Subaquática .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Arquitetura (Interiores) .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Contra a Luz .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Ponto de Vista .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Fotografia panorâmica .

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Satélite .

Basicamente é uma caixa preta com um orifício por onde é captada a imagem. É um dispositivo usado para capturar imagens (geralmente fotografias). .CÂMERA Câmara/Câmera ou Máquina Fotográfica O nome é derivado de camera obscura. latim para "câmara escura". única ou em sequência. como com câmera de vídeo. com ou sem som.

no caso da fotografia digital. o papel fotográfico ou. um sensor digital CCD/CMOS que transforma a luz em um mapa de impulsos elétricos. que serão armazenados como informação em um cartão digital de armazenamento. . que pode ser filme fotográfico.CÂMERA A fotografia se estabiliza como processo industrial no século XX através de uma câmera ou câmara escura. como dispositivo formador da imagem e um modo de gravação da imagem luminosa – uma superfície fotossensível.

ou variáveis (zoom)  Sensibilidade do filme  Fotômetro  Iluminação . normal ou grandeangular).CÂMERA  Objetiva  Foco  Tipo de lente  Abertura das lentes  Tempo de exposição (ou velocidade de abertura do obturador)  Distância focal das objetivas fixas: (teleobjetiva.

CÂMERA NA ATUALIDADE Amadoras / Compactas Profissionais / Reflex ou SLR (Single Lens Reflex) .

a gente acende uma vela. a nossa luz da amizade se apagar. foda-se irmão.Obrigado!! DIA DOS IRMÃOS Se um dia. Bob Marley .