You are on page 1of 18

FILOSOFIA CONTEMPORNEA: PENSAMENTO DO SCULO XX

AVALIAO PROCESSUAL
Participao Assiduidade Pontualidade Temas Trabalhos Provas

1.

Filosofia Contempornea: Pensamento do Sculos XX Sculo XX Uma era de incertezas Mundo de contrastes Impresses antagnicas Respostas filosficas 2. Existencialismo A aventura e o drama da existncia Edmundo Husserl Martin Heidegger Jean-Paul Sartre 3. Filosofia analtica A anlise lgica da linguagem Bertrand Russell Ludwig Wittgenstein 4. Escola de Frankfurt A teoria crtica contra a opresso Herbert Marcuse Jurgen Habermas 5. Filosofia ps-moderna O fim do projeto da modernidade Michel Foucault Jacques Derrida Jean Baudrillard

O pensamento do sculo XX

Nos ltimos cem anos, a produo filosfica foi mltipla e variada, como j havia ocorrido no sculo anterior. Muitas das certezas desmoronaram levando consigo vrias esperanas contidas no projeto da modernidade.

Trem blindado em ao (1915) Gino Severini. Guerra, futurismo, cubismo: marcas do sculo XX

Questes filosficas O que existir? Como a vida? Existe liberdade na existncia humana? Qual o sentido do ser? Quais os pressupostos lgicos da linguagem? O que a sociedade de massas? Como se origina e se organiza o poder? Qual a relao entre linguagem e dominao?

Era de incertezas
Freud e a psicanlise psicologias do inconsciente; Einstein teoria da relatividade; Heisenberg princpio da incerteza novos paradigmas.

MUNDO DE CONTRASTES
Acontecimentos do sculo XX Trgicos ou maravilhosos? Duas guerras mundiais Revoluo Russa Avano da tecnologia telescpios hiper-potentes, naves espaciais, engenharia gentica, tecnologia da informao ...

Em contra partida, a tecnologia trouxe tambm a corrida armamentista, o medo da destruio atmica e a degradao ambiental. Aumento da pobreza, calcula-se que 80% da renda mundial concentram-se nas mos de 15% da populao. Mais da metade da humanidade enfrenta problemas de desnutrio, falta de moradia, desamparo sade e educao.

Impresses antagnicas
Dramas humanos, massacres e guerras. Estima-se que as grandes violncias mundiais chegaram a 187 milhes de mortes provocadas por deciso humana, o equivalente a mais de 10% da populao mundial em 1900 (cf. Hobsbawm, Era dos extremos, p. 21).

Foi um perodo de progresso tecnocientfico e de importantes conquistas sociais, como a emancipao feminina.

Respostas filosficas Desenvolveu-se uma mentalidade menos arrogante quanto aos benefcios infalveis da racionalidade cientfica. Percebeu-se que, sem os valores ticos, a cincia e a tecnologia nem sempre contribuem para o desenvolvimento humano. Em certos casos, prestam servio tirania e barbrie. Isso se refletiu na produo de correntes filosficas como o existencialismo, a Escola de Frankfurt e o pensamento ps-moderno.

Para responder
1.Explique a caracterizao do sculo XX como uma era de incertezas. 2.Trgico ou maravilhoso? Como voc caracterizaria o sculo XX? O que voc vivenciou de bom e de ruim dessa poca? O que ainda se mantm e o que mudou?

TEMA PARA ENTREGAR Pesquisar trs filmes que retratem algum acontecimento do sculo XX. Concluir tabela sculo XX dia 26/03

ROMANTISMO Principais caractersticas Exaltao do indivduo (subjetividade e emoo), da natureza e da ptria.

Romantismo nas artes Poesia: Os alemes Schlegel (1767-1843), Novalis (1772-1801) e Holderlin (1770 1843). Escritores alemes: Schiller (1750 -1805) e Goethe (1749 -0832). Msica: Compositores alemes Beethoven (1770 1827), Schumann (1810 0827), o austraco Schubert (1797 1828) e o polons Chopin (1810 1849)

ROMANTISMO NA FILOSOFIA Algumas caractersticas so reconhecidas em vrios filsofos da contemporaneidade. Jean-Jacques Rousseau o filsofo tinha reservas em relao crena no progresso cientfico, alm de ter concebido o bom selvagem provindo de uma idealizao da natureza. Muitos o consideram um pensador pr-romntico.
Uma das tendncias literrias do romantismo foi o indianismo, que idealizava o ndio americano, o bom selvagem, e sua cultura, em contraste com a barbrie civilizatria do europeu. o caso do romance Iracema, de Jos de Alencar.

ANLISE E ENTENDIMENTO 1. Sintetize as caractersticas sociais, polticas e econmicas que marcaram o incio da Idade Contempornea e que tiveram repercusso no pensamento filosfico desse perodo. 2. De que maneira o movimento romntico pode ser considerado uma reao ao Iluminismo? Quais so suas caractersticas gerais?

CONVERSA FILOSFICA - SARAU FILOSOFAL


1.Progresso e desumanizao

Horkheimer escreveu em 1946, a respeito do progresso tecnolgico, que o avano dos recursos tcnicos de informao se acompanha de um processo de desumanizao.
Reflita sobre as razes que levaram o filsofo a fazer essa afirmao. Voc entendeu que essa interpretao pode ser estendida aos dias atuais? A tecnologia est tornando as pessoas menos humanas? Tem modificado sua vida? Como? Pesquise sobre o tema, elabore um texto reflexivo e apresente sua professora no dia 26/03/12. Critrios: O texto dever ser escrito ou digitado (folha ofcio); Cabealho, nome completo, disciplina.

AUGUSTO COMTE A FUNDAO DO POSITIVISMO


http://www.youtube.com/watch?v=FQxFlAItAaw&featur e=fvwrel

You might also like