You are on page 1of 25

A arte de pesquisar

Miriam Goldenberg Texto apresentado por: Isabelle Honorato

Disciplina: Mtodos e tcnicas de pesquisa 2

Professor: Dr. Antonio Carlos Witkoski

A autora
Doutora em Antropologia pela UFRJ Professora da UFRJ Pesquisas na rea de Antropologia Urbana, com nfase em Gnero, atuando principalmente nos seguintes temas: gnero e desvio, conjugalidade, sexualidade, infidelidade, corpo e envelhecimento. Autora de "A Outra"; "Nu & Vestido";"De perto ningum normal", "Toda mulher meio Leila Diniz", "A arte de pesquisar", "Infiel: notas de uma antroploga"; "O corpo como capital"; Entre outros. Colunista do jornal Folha de So Paulo. Site: www.miriangoldenberg.com.br

Foto retirada do site: http://mulher.uol.com.br

A arte de pesquisar
Conceitos Bsicos
Cincia: um corpo de conhecimentos sistemicos, adquiridos com um mtodo prprio, em um determinado meio e momento. Mtodo: a investigaco organizada, o controle rigoroso de suas observaes e utilizacao de conecimentos tericos. Pesquisa: a construo do conhecimento original. Precisa ter uma pergunta a responder, um conjunto de passos que permitam a resposta e a indicao do grau de confiabilidade na resposta obtida. Teoria: Conjunto de princpios e definies que servem para dar organizao lgica a aspectos da realidade emprica.

(Re)aprendendo a olhar
Metodologia Cientfica auxilia a refletir e propicia um novo olhar sobre o mundo: um olhar cientfico, curioso, indagador e criativo. O objetivo do livro ensinar o olhar Cientfico, que exige criatividade, disciplina e modstia. Assim, a metodologia um caminho a seguir na pesquisa, mas s se escolhe o caminho quando se sabe onde se quer chegar.

Pesquisa qualitativa em Cincias Sociais


Debate entre a sociologia positivista e a sociologia compreensiva. Os positivistas (Comte/Durkheim) defendiam a unidade de todas as cincias e a aplicao da abordagem cientfica na realidade humana. Reagindo a esta tendncia, pesquisadores qualitativistas recusam, o modelo positivista ao estudo da vida social, pois acreditavam que este modelo esquecia a dimenso de liberdade e individualidade do ser humano.

Pesquisa qualitativa em Cincias Sociais


A sociologia compreensiva (Dilthey e Weber), que fez a separao de natureza e cultura, desta forma foi possvel repensar a metodologia. Le Play foi um dos primeiros a estudar a realidade social dentro de uma perspectiva cientfica que considera a observao direta, controlvel e objetiva da sociedade. Entre sc. 19 e 20 (Morgan/Boas/Malinowski) os estudos dos antroplogos nas sociedades, ditas primitivas foram determinantes para o desenvolvimento das tcnicas de pesquisa.

Pesquisa qualitativa em Cincias Sociais


Mais recente Geertz inaugura, inspirado em Weber, a analise hermenutica A Escola de Chicago tambm possui uma contribuicao importante para a metodologia, pois inovou com a utilizacao de cartas e diarios e outras fontes documentais. A discusso filosfica importante para entendermos o contexto do surgimento e desenvolvimento das tcnicas e mtodos da pesquisa social.

Estudo de Caso
O termo tem origens na tradio de pesquisa medica e psicolgica Consiste em uma analise holstica, que considera a unidade social estudada como um todo. Rene o maior nmero numero de informaes, por meio de diferentes tcnicas, com objetivo de apreender a totalidade de uma situao.

Mtodo Biogrfico em Cincias Sociais


Discusso: singularidade de um individuo versus o contexto social e histrico em que est inserido. O caso de Mozart: Elias utiliza-se da trajetria de vida do musico para compreender o momento histrico, cultural e poltico da Europa do sc. 18 O caso Leila Diniz: ao analisar a trajetria, busca as analisar as questes colocadas para as mulheres contemporneas atriz, no Rio de Janeiro. Diferenas entre biografia e mtodo biogrfico

Objetividade, Representatividade e Controle de Bias na pesquisa qualitativa


Termo em ingls, que pode ser traduzida como vis, parcialidade, preconceito. Cientistas como Weber, Bourdieu e Becker acreditam que a explicitao de todos os passos da pesquisa para evitar o bias do pesquisador Para Becker a observao participante na vida cotidiana um mtodo que permite um maior controle do bias. Questo da hierarquia de credibilidade Reduo do Bias: entrevistar todos Outro possvel Bias falar somente com quem permite Reduzir explicitando os limites das escolhas feitas.

Objetividade, Representatividade e Controle de Bias na pesquisa qualitativa


Outro possvel Bias falar somente com quem permite Reduzir explicitando os limites das escolhas feitas. As possveis consequncias de uma interao a longo prazo que difcil evitar amizades, lealdades e obrigaes que pem em risco os resultados da pesquisa. Para evitar este Bias reproduzindo os relatos completos de todos os eventos observados em momentos diferentes do dia e procurando membros diferentes da comunidade ou organizao.

Pesquisa qualitativa: problemas terico-metodolgicos


O bom resultado da pesquisa depende da sensibilidade,
intuio e experincia do pesquisador. Eunice Durham, afirma que ocorreu uma politizao crescente dos estudos em cincias sociais postura militante do cientista social. Contaminao de resultados em funo da personalidade e valores do pesquisador. A certeza do domnio do objeto pode fazer o pesquisador esquecer que somente uma parte da totalidade est representada nos dados.

Interao entre anlise quantitativa e qualitativa


Weber acreditava que se podia tirar proveito da quantificao na sociologia, desde que este mtodo no obscurecesse a singularidade dos fenmenos que no podem ser captadas pela generalizao. A interao da pesquisa quanti e qualitativa permite que o pesquisador faa um cruzamento de suas concluses de modo a ter maior confiana que seus dados no so produtos de alguma situao particular Exemplo de integrao A outra. Os dados numricos serviram para demonstrar a realidade demogrfica, enquanto a pesquisa quali de Miriam serviu para retratar a vivencia das mulheres.

Faa a pergunta certa!


Na arte de fazer a pesquisa necessrio que o pesquisador tenha atributos internos e externos; Internos: tica, curiosidade, interesse real, empatia, pacincia, paixo, humildade, flexibilidade, iniciativa, clareza, disciplina, concentrao, facilidade para conversar com as pessoas, objetividade, criatividade, delicadeza. externas: bom domnio da teoria, escrever bem, relacionar dados empricos com teoria, domnio das tcnicas de pesquisa, experincia com pesquisa.

Formulando o problema de pesquisa


Como formular um problema que possa ser pesquisado por processos cientficos? O primeiro passo tornar o problema concreto, atravs da imerso sistemtica do assunto, do assunto da literatura existente e da discusso com pessoas que acumulam experincia de prtica de campo. Ao escolher seu objeto o pesquisador deve pensar: 1. No recorte do tema 2. Como organizar o tempo de trabalho 3. Reviso da literatura 4. Como organizar o material selecionado 5. Como fazer o leitor compreender seu estudo

Construindo o projeto de pesquisa


A formulao de um projeto de pesquisa deve pelas seguintes etapas: 1. O problema deve ser delimitado dentro de um campo de estudo; 2. Reduzir a pesquisa ao que possvel ser realizado; 3. Evitar que a coleta de dados favorea uma determinada resposta; 4. Definir conceitos; 5. Mesmo sabendo que elas podem ser reformuladas preciso prever as etapas do processo de pesquisa.

Os passos da pesquisa
1. Definir alguns conceitos fundamentais para construo do quadro terico. 2. O pesquisador deve estabelecer hipteses de seu estudo. 3. Fichamento da teoria: Uma das primeiras regras compreender bem o texto para isso preciso ficha-lo Pode ser feito em um caderno, fichas ou computador(este ltimo facilita na hora de redigir o texto)

Fichamento da teoria
Roteiro de leitura: 1. Qual objetivo autora? 2. Com que autores est dialogando? 3. Quais as categorias utilizadas? 4. Quais as hipteses? 5. Qual a metodologia? 6. O que a autora diz? e o que eu penso? 7. A autora sugere novos estudos? 8. Resumo do livro 9. Minha avaliao critica do livro.

Entrevistas e questionrios
Questionrios: podem ser abertos ou fechados. Vantagens: menos dispendioso; Exige menor habilidade de aplicao; No precisa ser presencial; Aplica-se a um grande numero de pessoas Maior uniformidade para mensurar Os pesquisadores se sentem mais livres para exprimir opinies. Desvantagens: Tem ndice baixo de resposta; Impede a expresso de sentimentos; Exige habilidade de ler e escrever e disponibilidade para responder

Entrevistas e questionrios
Vantagens da entrevista: Pode coletar informaes de quem no sabe escrever As pessoas tm maior pacincia para falar do que escrever; Maior flexibilidade na resposta; Verificar como ele diz (gestos e emoes) Instrumento mais apropriado para tratar assuntos complexos; Estabelece uma relao de confiana e amizade, o que propicia o surgimento de novos dados; Permite maior profundidade. Desvantagens: o entrevistador afeta o entrevistado;

Entrevistas e questionrios
Pode-se perder a objetividade, tornando-se amigo; Exige mais tempo, ateno e disponibilidade do pesquisador; mais difcil comparar as respostas; O pesquisador fica na dependncia do pesquisado. Se quer responder ou no, etc.

Pensando como um cientista


Depois dos dados recolhidos, deve-se comear a anlise de todo o material; necessria sensibilidade, para aproveitar o mximo dos dados;
Unir teoria e dados empricos uma das maiores riquezas do cientista.

Anlise e Relatrio Final


O objetivo do relatrio permitir a comunicao da pesquisa para um pblico mais amplo. (agencia financiadora, universidades, colegas, etc);
Exige muito tempo de reflexo e dedicao. Planeje com antecedncia (recomendao autora 2 meses). O relatrio deve conter:

Anlise e Relatrio Final


A) apresentao do problema a que se refere o estudo. B) os processos de pesquisa, o planejamento do estudo, a tcnica de coleta de dados e o mtodo de anlise empregado C) Os resultados D) as consequncias dos resultados E) Principais concluses.

You might also like