You are on page 1of 34

COMO DERROTAR A MURMURAÇÃO

Nm 11

1. Por causa da nossa NATUREZA 2. Por causa das nossas CIRCUNSTÂNCIAS 3. Por causa do nossa INSATISFAÇÃO

Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo. Filipenses 2.14-15

1. CHORÃO - ASAFE
Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência, pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado. Salmos 73:13-14 Frase Favorita: ISSO NÃO É JUSTO!

2. MÁRTIR - MOISÉS
Disse Moisés ao Senhor: Por que eu? Por que eu tenho de carregar a carga de um povo como esse? Eles são meus filhos? Eu por acaso sou o pai deles? É esse o meu trabalho, de amamentá-los como uns bebês? Eu não posso carregar sozinho essa nação! A carga é muito pesada! Se o Senhor continuar a me tratar dessa maneira eu prefiro que me mate agora! Isso me seria um favor. Tira-me desse beco sem saída!“ (Bíblia Viva) Números 11:11 Frase Favorita: NINGUÉM DÁ VALOR AO QUE EU FAÇO!

“Aconteceu que o povo começou a queixar-se das suas dificuldades aos ouvidos do Senhor” ( Nm 11.1 )

I - UMA PESSOA MURMURADORA É UM INSTRUMENTO ALTAMENTE CONTAGIANTE

Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: “Ah, se tivéssemos carne para comer!“ Números 11:4

“Quando Coré reuniu todos os seus seguidores à entrada da tenda do encontro, incitando-os contra Moisés e Arão, a glória do Senhor apareceu a toda a comunidade. E o Senhor disse a Moisés: Afastem para que eu acabe com eles imediatamente” ( 16.20-21 )

“Essas pessoas são murmuradoras, vivem se queixando de tudo, descontentes com sua sorte, e seguem seus desejos impuros, são cheias de si e adulam os outros por interesse” ( Jd 16 )

Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal. Provérbios 22:23-25

2 - UMA PESSOA MURMURADORA TEM UMA MEMÓRIA CURTA Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. (5)

3 - UMA PESSOA MURMURADORA NÃO SE SATISFAZ COM AQUILO QUE TEM À SUA DISPOSIÇÃO

Agora, porém, seca-se a nossa

alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná.” (6)

Quando o orvalho caía sobre o acampamento à noite, também caía o maná. (9)

“Uma pessoa murmuradora contamina outras pessoas”

4. UMA PESSOA MURMURADORA SEMPRE QUER SER OUVIDA POR OUTRAS PESSOAS

Então Moisés ouviu chorar o povo por famílias, cada um à porta de sua tenda. (10)

5. UMA PESSOA MURMURADORA PODE INDUZIR O LÍDER A PECAR
Disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei favor aos teus olhos, visto que puseste sobre mim a carga de todo este povo? Concebi eu, porventura todo este povo? Dei-o eu à luz que me digas: Leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que, sob juramento, prometeste a seus pais?

5. UMA PESSOA MURMURADORA PODE INDUZIR O LÍDER A PECAR

Donde teria eu carne para dar a todo este povo? Pois choram diante de mim, dizendo: Dá-nos carne que possamos comer. Eu sozinho não posso levar a todo este povo, pois me é pesado demais.“
Números 11:11-14

6. UMA PESSOA MURMURADORA É ESSENCIALMENTE EGOÍSTA
Depois disso, veio um vento da parte do Senhor que trouxe codornizes do mar e as fez cair por todo o acampamento, a uma altura de noventa centímetros, espalhando-as em todas as direções num raio de um dia de caminhada. Durante todo aquele dia e aquela noite e durante todo o dia seguinte, o povo saiu e recolheu codornizes. Ninguém recolheu menos de dez barris. Então eles as estenderam para secar ao redor de todo o acampamento. (31-32)

7. UMA PESSOA MURMURADORA PODE PROVOCAR A IRA DE DEUS
Estava ainda a carne entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, quando se acendeu a ira do Senhor contra o povo, e o feriu com praga muito grande. Pelo que o nome daquele lugar se chamou QuibroteTaavá, porquanto ali enterraram o povo que teve o desejo das comidas dos egípcios. (3334)

Deus se ira tanto que mandou carne para o povo, ao ponto Do povo ter nojo ( 11.19-20 )

I - ADMITA QUE É UM PROBLEMA EM VOCÊ
O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que confessa e deixa, alcançará misericórdia.
Provérbios 28:13

II - ASSUMA A RESPONSABILIDADE DOS SEUS ATOS
É a insensatez do homem que arruína a sua vida, mas o seu coração se ira contra o Senhor.
Provérbios 19:3

Algumas pessoas trazem ruína a si mesmas pelos seus próprios erros e depois, culpam o Senhor.
Provérbios 19:3 (Biblia Viva)

III – DESENVOLVA UMA ATITUDE DE GRATIDÃO

Em tudo dai graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus.
I Tessalonicenses 5:18

III – DESENVOLVA UMA ATITUDE DE GRATIDÃO

Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, INGRATOS, irreverentes. II Timóteo 3:2

IV – VEJA A MÃO DE DEUS NAS CIRCUNSTÂNCIAS

Porque a nossa leve e momentânea tribulação que agora sofremos, irá nos trazer uma tremenda e eterna glória, muito maior do que os problemas da hora presente. Portanto, focalizamos a nossa atenção não naquelas coisas que podemos ver, mas naquelas que não podemos ver porque aquilo que vemos dura apenas um curto período de tempo, mas o que não vemos dura eternamente.
II Coríntios 4:17-18 (Living Bible)

Enxergue além da situação

V - PRATIQUE UM LINGUAJAR POSITIVO

Não deixe que nenhuma palavra negativa saia da sua boca, mas apenas aquela que contribui para edificar as pessoas segundo as suas necessidades e assim possa beneficiar aqueles que a ouvem. Efésios 4:29

Cuidado com os inimigos da gratidão: 1. Insatisfação 2. Murmuração 3. Presunção

“Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus” 1 Te 5:18

1 Tessalonicenses 5:18 “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus”

1 Tessalonicenses 5:18 “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus