You are on page 1of 25

Gerson Schäffer Tecnólogo Sucroalcooleiro - UEMS

Empreendedorismo e Inovação

O empreendedor é um criador, alguém que busca fazer algo novo ou de forma diferente, gerar novas percepções e valores; Ser empreendedor significa principalmente ter atitudes criativas, construtivas, não se contentar com o que existe, com o que está presente. Inovar é a exploração bem sucedida de novas idéias; É a forma de diferenciação para competitividade dos novos produtos e serviços; É também um questão de atitude – buscar o novo, gerar novas idéias que agreguem novos valores e diferenciais competitivos.

O que é Inovação? "A inovação é o instrumento específico dos empreendedores. o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente". Drucker (1987) .

. de modo a aumentar sua produtividade.O que é Inovação? A inovação tecnológica representa um processo de aprendizagem contínuo e cumulativo das empresas para melhorar seus produtos/serviços. seus conhecimentos e sua competitividade. seu modelo de interação social. seus processos e as formas de gestão.

..Quais foram as principais inovações nos últimos 25 anos ? Internet computador celular tv digital . .

incluindo métodos de entrega dos produtos.Inovação Tecnológica do Processo  A Inovação Tecnológica de Processo é a adoção de métodos de produção novos ou significativamente melhorados. Tais métodos podem envolver mudanças no equipamento ou na organização da produção. ou uma combinação dessas mudanças. e pode derivar do uso de novo conhecimento. .

caracterizada por uma capacidadede de fixar alvos e objetivos.Algumas definições de diversos autores para chefe   Chefe de uma empresa Aquele que efetua uma obra. [Nova Larousse] Pessoa que exercita total ou parcialmente as funções de:   Iniciar. controlar e instituir maiores mudanças no negócio da empresa e/ou  Assumir riscos desta operação … incerteza… [ Dic Ciências Sociais]   É uma pessoa imaginativa. [Filion] Alguém que imagina. desenvolve e realiza visões. para um cliente. coordenar. [Filion] . sem se subordinar a ele.

[Bolton] • . [Bolton] São agentes de mudanças. Empreendedores fazem coisas que trazem diferença. [Lance] É o homem que realiza coisas novas e não necessáriamente aquela que as inventa.Definições para empreendedor • Uma pessoa que congrega risco. que enxergam as oportunidades e as tornam realidade. habilidade e perícia profissional em uma fundação sobre a qual se constrói um time motivado. [Shumpeter] Alguem que usa talento para aproveitar oportunidades. inovação. [Bolton] • • • • • São pessoas que criam prosperidade economica e social nas sociedades. liderança.

Alguém que possui uma visão à frente . O empreendedor é alguém que não está satisfeito com o estado das coisas e deseja construir o novo.que empreende – que constrói     algo novo. . Alguém que tem motivação e energia para promover mudanças. se preparar  Quem é o empreendedor ?  É alguém .enxerga o futuro e se propõe a construí-lo.uma pessoa . É um agente de transformação.Ser empreendedor – ter atitudes empreendedoras.

Bolton & Thompson       A person who habitually creates and innovates to build something of recognised value around perceived opportunities • • • • • • A pessoa que habitualmente cria e inova para construir algo com valor reconhecido em oportunidades identificadas .O empreendedor “The entrepreneur in focus – Achieve your potential” .

. .Empreendedores em geral . Em termos de personalidade são:       Exibem: Auto confiantes Otimistas Corajosos Compulsivos Persistentes Extrovertidos • Muita energia e vontade de realizar • Senso de urgência • Imaginação • Alto grau de iniciativa E são pessoas : • Com alto poder de persuasão • Inspiradas e que conseguem inspirar outrem • Focadas em resultados • Que têm facilidade para reunir apoios e suportar novas iniciativas .

com visão. etc Um empresário . energia. O empresário para ter sucesso precisa ser empreendedor .uma pessoa de atitudes. Mais um motivo pela qual o mercado de trabalho procura pessoas com perfil empreendedor Pense nisto: você quer alguém ao seu lado esperando que as coisas aconteçam ou alguém que faz as coisas acontecerem? .Empreendedor X Empresário • • • • • Os termos são muitas vezes utilizados como sinônimos de maneira não adequada.dono do seu próprio negócio nem sempre é um empreendedor.

O gerente . V. III. II. VI. . V. ..Empreendedores e Gerentes têm o mesmo perfil ? O empreendedor . na forma Controla a equipe Identifica problemas Faz corretamente as coisas Constrói. III. VII. propõe Inova Cria Foca no negócio. IV. I. II. IV. no resultado Constrói a equipe Identifica oportunidades Faz as coisas certas . I. VI. . VII. Gerencia Administra Mantém Foca no sistema.

D. Zilda Arns é um exemplo modelo de uma empreendedora social com o seu trabalho na Pastoral da Criança.Exemplos de empreendedores • Bill Gates da Microsoft e Rodrigo Mascarenhas da RM Sistemas em Belo Horizonte são exemplos concretos de empreendedores do mundo dos negócios. Jack Welch da GE é um exemplo clássico de empreendedor corporativo ou intraempreendedor. • • .

É possível desenvolver o empreendedor? O empreendedor já nasce pronto – esta é uma capacidade nata?  Porque algumas pessoas são naturalmente mais empreendedoras?  Importância da influência cultural e familiar.  . construído.  Existe hoje um consenso: o empreendedor pode ser desenvolvido. lapidado.

 Apenas 39% da população economicamente ativa no Brasil é constituída de empregados.  Previsão que serão apenas 20 % em mais 10 anos !  Mudanças radicais nas estruturas organizacionais .  Alterações profundas no mercado de trabalho na última década. etc.Porque o Empreendedorismo é importante na Universidade ?  Como gerador de conhecimento:  Ator importante na geração e transferência de conhecimento – de tecnologias que vão gerar maior riqueza e benefícios econômicos e sociais. particionamento de cadeias produtivas.  Como formador de mão de obra qualificada:  Retração no nível de “emprego” em todo o mundo.  Novos conceitos de empregabilidade. .unidades de gestão.

tecnológica. A Universidade produz o profissional para um mercado que já passou . Aquele que inova. Aquele que gera riqueza para si mesmo e para a comunidade . Inibição da criatividade e não promoção da multi-disciplinaridade. especializada. . . Aquele que cria o seu trabalho. Foco no acúmulo de conhecimento e não no aprendizado contínuo. • • • • • O atual mercado de trabalho pertence ao profissional empreendedor.A Universidade necessita mudar a formação profissional dos seus alunos • Ensino baseado num modelo muito voltado para a formação vertical. Pouco investimento no desenvolvimento de atitudes. . habilidades e capacidades.

. recorde-se e reflita .. Como são atualmente os processos seletivos nas empresas ?  Como eram no passado ?  O que se avaliava o candidato antes ?  O que se avalia hoje ?  Conhecimentos ou talentos?  Qual é realmente o perfil profissional que as empresas estão buscando ?  .Pense.

2.facilidade de comunicar e expor idéias. .orientado por resultados..liderança. 7. 4.Pro-atividade.capacidade de trabalho em equipe.Perfil do profissional no mercado atual 1.visão de futuro. 5. .. 6. -conhecimento técnico. 3.capacidade para inovar.

Ser empreendedor. mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas. não conseguiu sair. parou de nadar e de se debater e afundou... a mosca desanimou. assim logo ao cair nadou até a borda do copo. A primeira era forte e valente. – A mosca Parte I Contam que certa vez duas moscas caíram num copo de leite. . Acreditando que não havia saída.

aos poucos o leite ao seu redor. e continuou a se debater. com toda aquela agitação. é um hábito que nos leva ao sucesso. onde a mosca tenaz conseguiu com muito esforço subir e dali levantar vôo para algum lugar seguro. . no entanto.Ser empreendedor – Sua companheira de infortúnio. a se debater e a se debater por tanto tempo. que. sem dúvida. que. foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga. ouvi esta primeira parte da história como um elogio à persistência. apesar de não ser tão forte era tenaz. Durante anos.

Outra mosca. começou a se debater.. Como já havia aprendido em sua experiência anterior. se salvaria. novamente caiu no copo..Ser empreendedor . . no devido tempo. – Parte II Tempos depois. na esperança de que. por descuido ou acidente. nade até lá e suba pelo canudo". passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie. a mosca tenaz. pousou na beira do copo e gritou: "Tem um canudo ali.

. 3 em cada 7 eram auto-empregados ou donos do seu próprio negócio. 1 em cada 7 era auto-empregado. Hoje mais de 1000 Universidades em todo o País possuem programas regulares de empreendedorismo – centros de empreendedorismo. É estudo obrigatório em escolas elementares em vários estados. etc. Em 1988. incubadoras. Nos anos 70 .Empreendedorismo nos Estados Unidos        A valorização deste tema iniciou-se há cerca de 40 anos. Em 1998. O sonho de trabalhar por conta própria existe na maioria da população. numa população adulta de 120 milhões.o empreendedorismo já era tema de estudo e difusão em mais de uma centena de Universidades. cursos.

Global Entrepreneurship Monitor [London Business School & Babson College] Perfil empreendedor da população & Ambiente para se empreender O brasileiro é apontado como um dos povos mais empreendedores no mundo em 2005 (6º lugar) Não obstante aponta dificuldades de ambiente para a pequena empresa no Brasil – regulatório.O povo Brasileiro é empreendedor?       Pesquisa GEM . financiamento. tributário Por que empreender ? por necessidade X por oportunidade. Existem boas oportunidades no mercado brasileiro – ainda pouco explorado .

Hoje é 40 % O que voces estão esperando ? . construir o seu próprio negócio é uma forma de empreender.Porque? Quando?      Abrir uma empresa.Empreender . É uma alternativa ao emprego clássico? Pesquisas e tendências mostram que em 10 anos o número de pessoas com carteira assinada será de cerca de 20% da PEA. Talvez esta seja a forma mais usualmente conhecida ou citada .empreender em negócios.