You are on page 1of 22

*

PROFESSOR: ANTONIO ANDR

Introduo : O Estado titular de um poder , que decorre da sociedade, pertencente a esta e em seu benefcio dever ser exercido. O direito limita o poder Estatal . Sendo assim, nesse contexto surge o processo , instrumento determinado pelo direito por meio do qual o Estado poder exercer o poder jurisdicional que lhe foi conferido . O poder estatal exercido por meio de um processo disciplinado por normas e princpios jurdicos , sendo o jus puniendi ( direito de punir) a decorrncia lgica e objetivo principal do poder estatal . Com o processo surge uma relao jurdica , que o vnculo que se estabelece entre sujeitos que, no processo , ocupam posies distintas e aos quais assistem faculdades , direitos e obrigaes.

PRINCPIOS PROCESSUAIS PENAIS CONSTITUCIONAIS Princpio da Verdade Real ou substancial No processo penal , devem ser realizadas todas as diligncias necessrias e adotadas todas as providncias cabveis para tentar descobrir como os fatos realmente se passaram , de forma que o jus puniendi ( direito de punir) seja exercido com efetividade em relao quele que praticou ou concorreu para a infrao penal . O Juiz deve impulsionar o processo com o objetivo de aproximar-se ao mximo da verdade plena . Ver artigos 156, 201, 234 e 242 do CPP. Atente-se que a procura da verdade no pode implicar violao de direitos e garantias estabelecidas na legislao, visto que no seria razovel que o Estado, para alcanar a justia , pudesse sobreporse CR e s leis. Exceo ao princpio da verdade real : descabida reviso criminal contra a sentena absolutria transitada em julgado , mesmo diante do surgimento de novas provas contra o ru .

2) PRINCPIO DO NE PROCEDAT JUDEX EX OFFICIO OU DA INICIATIVA DAS PARTES OU DA INRCIA DA JURISDIO: Caracteriza o referido princpio a inrcia da jurisdio , no cabendo ao Juiz agir de ofcio . A jurisprudncia ampliou consideravelmente a abrangncia do princpio da inrcia da jurisdio , passando a utiliz-la como fundamento para restringir ou at mesmo para impedir determinados pronunciamentos de ofcio dos Juzes e dos rgos colegiados . Em face do princpio da inrcia, rgos colegiados de alguns tribunais tm sustentado a inconstitucionalidade do instituto do reexame necessrio , o qual obriga o Juiz , nas hipteses previstas em lei ( artigo574 e 746 do CPP) e artigo 14 pargrafo 1 da lei 12016 lei do mandado de segurana) a remeter sua deciso ao tribunal competente para que revise , sob pena de no ocorrer o trnsito em julgado da sentena condenatria. Alegam os defensores dessa posio que o reexame necessrio desloca o magistrado de sua inrcia natural e viola o artigo 129, I da CR.

Norberto Avena no v inconstitucionalidade no reexame necessrio , isso porque o reexame necessrio no se trata, em verdade , de recurso na acepo legal do termo , mas sim de uma providncia acauteladora diante de decises que, por serem extremamente favorveis ao investigado ou ru, se mostram potencialmente prejudicial sociedade. Ver smulas 160 e 423 do STF.

PRINCPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL

Originado da clusula do due process of law do direito anglo americano, est consagrado na CR no artigo 5LIV e LV , estabelecendo que ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem que haja um processo prvio, com os meios e recursos a ele inerentes.

Decorrncias do Princpio do Devido Processo Legal a) direito de ser ouvido pessoalmente perante o juiz. b) direito defesa tcnica . c) direito de conhecer os motivos que conduziram o juiz sua deciso . d) direito reviso criminal , quando ocorrentes as hipteses que autorizam o ingresso dessa ao . e) direito ao duplo grau de jurisdio . f) direito observncia do rito processual estabelecido por lei para a hiptese concreta .

Vedao utilizao de provas ilcitas Provas obtidas por meio ilcito , como tal consideradas aquelas que afrontam garantias tuteladas pela CR, no podero , em regra , ser utilizadas no processo criminal como fator de convico do Juiz . Constitui uma limitao de natureza constitucional ( artigo 5, LVI) ao sistema do livre convencimento estabelecido no artigo 155 do CPP, segundo o qual o juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial . Inibe-se a adoo de prticas probatrias ilegais por parte de quem o responsvel pela sua produo (o Estado). Provas ilcitas por derivao so aquelas que, embora lcitas na prpria essncia, decorrem exclusivamente de prova considerada ilcita ou de situao de ilegalidade manifesta ocorrida anteriormente sua produo, restando, portanto, contaminadas ( Fruits of poisonous tree) .

As provas ilcitas devero ser desentranhadas dos autos e uma vez preclusa a deciso de desentranhamento da prova declarada inadmissvel , esta ser inutilizada por deciso judicial , facultada s partes acompanhar o incidente .

Princpio da presuno de no culpabilidade Desdobramento do princpio do devido processo legal , artigo 5 LVII da CR . O princpio da presuno de no culpabilidade deve ser considerado em trs momentos distintos : 1) na instruo processual como presuno legal relativa de no culpabilidade ;

2) na avaliao da prova , impondo-se seja valorada em favor do acusado quando houver dvidas sobre a existncia da responsabilidade pelo fato imputado; 3) no curso do processo penal , como parmetro de tratamento ao acusado, em especial quanto anlise da necessidade da segregao provisria.

Princpio da obrigatoriedade da motivao das decises , artigo 93 da CR.

PRINCPIO DA PUBLICIDADE Previsto no artigo 93, IX da CR e 792 do CPP , representa o dever que assiste ao estado de atribuir transparncia a seus atos , reforando , com isso, as garantias da independncia , imparcialidade e responsabilidade do juiz. Excees : alguns atos processuais sero pblicos apenas para as partes , seus procuradores e um nmero reduzido de indivduos , ver artigo 5 X e 93 , IX da CR.

PRINCPIO DO CONTRADITRIO Direito da parte de ser informada de todos os atos do processo, podendo se manifestar a respeito e produzir provas , antes de ser proferida a deciso . Aos litigantes , em processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a elas inerentes. O contraditrio alcana o polo defensivo e acusador .

PRINCPIO DA AMPLA DEFESA Dever que assiste ao Estado de facultar ao acusado toda defesa possvel quanto acusao que lhe foi imputada. Decorrncias :

a) direito informao ;
b) bilateralidade da audincia ; c) direito prova legalmente obtida ou produzida .

SISTEMAS PROCESSUAIS PENAIS No direito comparado so encontrados trs espcies de sistemas processuais ( tipos de processo penal ) : sistema acusatrio, sistema inquisitivo e sistema misto . Sistema inquisitivo : Nesse sistema concentra-se na pessoa do Juiz as funes de acusar, julgar e defender. O acusado praticamente no possui garantias no decorrer do processo, o que d margem a excessos processuais , no h publicidade do processo, ou seja, o processo sigiloso . No se fala em paridade de armas , sendo ntida a posio de desigualdade entre as partes. Na verdade, a prpria defesa do ru bastante restrita, no lhe sendo assegurado o direito de se manifestar depois da acusao para, assim, refutar provas e argumentos trazidos ao processo pelo acusador.

Sistema acusatrio:
Prprio dos regimes democrticos , o sistema acusatrio caracteriza-se pela distino absoluta entre as funes de acusar, defender e julgar , que devero ficar a cargo de pessoas distintas. Chama-se acusatrio porque , luz deste sistema , ningum poder ser chamado a juzo sem que haja uma acusao , por meio da qual o fato imputado seja narrado com todas as suas circunstncias . Asseguram-se ao acusado o contraditrio e a ampla defesa . como decorrncia destes postulados, garante-se defesa o direito de manifestar-se apenas depois da acusao , exceto quando quiser e puder abrir mo desse direito . Por derradeiro, cabem s partes a produo probatria , tendo o Juiz atuao supletiva .

Sistema misto :
Subdivide-se em duas fases: 1)fase inquisitiva ( fase de investigao preliminar) e instruo probatria sob o comando do Juiz ; 2) fase de julgamento em que so asseguradas ao acusado todas as garantias do processo acusatrio , em especial a isonomia processual , o direito de manifestar-se a defesa depois do acusado .

PERSECUO PENAL Conceito: a atividade do Estado que consiste em investigar, processar, comprovar e julgar o fato punvel .

Fases da Persecuo :
a) fase de investigao ( preliminar) b) fase judicial ou processual ( ao penal )

Investigao : a fase administrativa que inicia a persecuo penal. Geralmente realizada pela polcia judiciria. Investigao criminal o conjunto de atos administrativos preliminares destinados apurao das infraes penais e respectivas autorias . formalizada pelo Inqurito Policial .

Inqurito Policial
o conjunto de diligncias realizadas pela polcia judiciria para a apurao de uma infrao penal e de sua autoria , a fim de que o titular da ao penal possa ingressar em juzo. Natureza Jurdica: O inqurito policial possui natureza administrativa , na medida em que instaurado pela autoridade policial . Trata-se de um procedimento inquisitorial , destinado a angariar informaes necessrias elucidao de crimes , no havendo ampla defesa no seu curso . OBS: No h contraditrio em inqurito, salvo em relao inqurito objetivando a expulso de estrangeiro.

Funo
O inqurito policial serve de base para a acusao, conforme os termos do artigo 12 do CPP. O inqurito policial visa encontrar elementos que levam materialidade do delito e de sua autoria .

Competncia para presidir o Inqurito policial: Artigo 4 do CPP- Delegado de Polcia . Valor Probatrio do Inqurito : contedo Informativo (valor relativo). Dispensabilidade : O inqurito dispensvel. Se o Promotor tiver elementos pode dispensar o inqurito policial e denunciar diretamente. Importante: O Inqurito policial pode ser substitudo por um Termo circunstanciado de ocorrncia em caso de Infrao de menor potencial ofensivo .

You might also like