You are on page 1of 26

Introduo Viso sistemica

Ferramenta

PENSAMENTO e SISTEMAS

O que so sistemas
A palavra sistema j foi usada para referir-se a muitas coisas: ao pas, ao governo, a um conjunto de programas de computador, aos programas que controlam o computador, natureza e outros. Em sua acepo mais ampla, dizer que algo um sistema significa afirmar que esse algo constitudo por um conjunto de partes que se influenciam mutuamente.

As partes podem ser pessoas (como em uma famlia ou time), conceitos e idias (como em um conjunto de princpios e valores de uma empresa) e at processos (como no ciclo da chuva, que inclui a evaporao da gua, formao de nuvens, precipitaes, infiltrao no solo, e por a vai).

Veja uma outra definio de sistemas: "Um sistema um todo percebido cujos elementos mantm-se juntos porque afetam continuamente uns aos outros, ao longo do tempo, e atuam para um propsito comum" (Peter Senge e outros, A Quinta Disciplina - Caderno de Campo).

Em um sistema, todas as partes atuam em conjunto, e em harmonia com seu ambiente, que um sistema maior, para que o sistema funcione adequadamente. Tentar compreender somente uma parte de um sistema pode no funcionar, porque h dependncias daquela parte com as demais.

O Pensamento Sistmico a "quinta disciplina" definida por Peter Senge, que faz parte e suporta as outras disciplinas da "organizao que aprende". Como voc vai ver, sistemas so to comuns que pode parecer paradoxal que essa percepo no faa parte da nossa cultura, das nossas conversas e das nossas referncias de deciso.

Modelos de causa e efeito


Uma das referncias que usamos para deciso a previso dos acontecimentos, baseados nos padres observados na experincia. Voc sabe por que no deve jogar uma pedra bem acima de sua cabea. Tambm sabe o que vai acontecer se demorar com a mo no fogo ou no calor. Voc tambm se conhece e a outras pessoas e sabe que deve evitar certas coisas porque provocam reaes ou respostas desagradveis. Esses padres so parte dos nossos modelos mentais. As causas e os efeitos no mundo podem aparecer de vrias maneiras. A mais conhecida e usada por ns a causa e efeito simples: por a mo no fogo/queimar, abrir a torneira/sair gua, tomar choque se puser o dedo na tomada.

Quando se lida com um sistema, dificilmente se tem a regularidade uma causa / um efeito, j que cada parte est recebendo influncias de vrias outras. Outras possibilidades que ocorrem em sistemas so: Mltiplas causas/um efeito - Por exemplo, um palanque desaba devido ao efeito de vrios pessoas e equipamentos. Uma causa/mltiplos efeitos - Exemplos: uma enchente (efeitos nas pessoas, construes e ambiente);.fazer um gol de placa (efeitos: o gol, a alegria, a glria...). Os efeitos podem estar encadeados, como no caso de uma gripe, que o/a impede de ir ao trabalho, que lhe d tempo de ir ao site Possibilidades e descobrir algo bem legal que til para o resto da sua vida...)

Mltiplas causas/mltiplos efeitos - Esta estrutura comum nos sistemas. O que voc est fazendo agora decorre de uma srie de circunstncias passadas: comprou um computador, registrou-se em um provedor de acesso, descobriu ou ouviu falar do site e outras mais recentes, como sentar-se, ligar o computador e navegar. Um acidente de trnsito pode ter ocorrido por causa de um buraco na rua, imprudncia de um motorista, falta de experincia do outro que se assustou e tambm da falta de manuteno dos carros. Efeitos do acidente podem ser alteraes na rotina do dia, efeitos no seguro e impactos psicolgicos em outras pessoas envolvidas. Mesmo se seu modelo mental contempla vrias causas e efeitos, pode no ser suficiente. A mais importante estrutura de causa e efeito nos sistemas o lao de realimentao, que por isto merece tratamento especial.

Laos de realimentao
Voc certamente j sabe o que o efeito bola de neve. Por exemplo, quem rico fica cada vez mais rico (pode ficar, melhor). Quanto mais voc aprende, mais pode aprender, porque sua capacidade de aprender depende do que voc j sabe. Quando os efeitos so negativos, tais ciclos so chamados de crculos viciosos, como no caso das vinganas sucessivas entre famlias ou gangs. Quando ocorrem esses crculos, porque o que era um efeito, como ficar rico, se tornou uma causa de si mesmo, fechando um crculo ou lao. Assim como sistemas esto por toda parte, esses laos podem ser vistos por todos os lados. Veja alguns exemplos: - Os clientes satisfeitos de um produto contam para os amigos, que compram o produto e ficam satisfeitos, e ento contam para seus amigos...

Veja alguns exemplos:

Os clientes satisfeitos de um produto Contam para os amigos, que compram o produto e ficam satisfeitos, e ento contam para seus amigos...

Nos motores a combusto interna, que so os de automveis e motos, a rotao do motor que provoca a alimentao de combustvel, e por isso ele precisa iniciar sua rotao para que o ciclo alimentao-exploso -rotao-alimentao funcione (e por isso que preciso um motor de arranque).

Esse tipo de estrutura cclica de causa e efeito chamado de lao de realimentao, no qual todo efeito tambm uma causa, e vice-versa. O nome espiral causal tambm interessante (embora tenha o eco al-al), porque indica ao mesmo tempo o lao e o fato de que, quando ocorre a realimentao, o estado do sistema em questo est um pouco diferente do anterior.

Deve-se ter um cuidado especial com esse conceito ao aplic-lo a sistemas complexos, como seres humanos e outros organismos que mudam de estado e possuem algum grau de flexibilidade, j que a mesma causa nem sempre vai provocar o mesmo efeito, porque o sistema pode ter nas outras vezes uma resposta diferente. Em muitas situaes ser mais apropriado dizer, ao invs de causa, influncia. Nem sempre podemos causar efeitos em seres humanos, mas quase sempre podemos influenci-los. Isso vale tambm para outros sistemas complexos e com algum grau de imprevisibilidade, como o... Windows! E quando voc busca influenciar um sistema, nem sempre o efeito desejado ocorre na mesma hora: pode haver uma defasagem.

Defasagem
Outra caracterstica das influncias em um sistema que pode haver uma defasagem entre a influncia e o efeito. Se voc j convidou algum para uma festa, sabe que o convidado pode responder na hora ou demorar horas. O corpo, quando machucado, tem uma defasagem natural e conhecida para se "consertar". Se voc usa computador, sabe que h uma defasagem entre ligar e ele iniciar, entre clicar e o programa abrir, entre mandar salvar e isso acontecer. Pior: para uma mesma ao, a defasagem pode variar: s vezes rpida, s vezes demora, s vezes nunca acontece... Por isso que bom reforar: no causamos nada em sistemas complexos, apenas os influenciamos e aguardamos algum tempo. A defasagem um importante fator do Pensamento Sistmico, porque a partir da nossa experincia com as defasagens que determinamos o que vamos esperar que acontea.

Um mundo de nveis e os nveis do mundo


A sua percepo pode estar direcionada para nveis variados. Considere, por exemplo, este texto. Voc est percebendo letras, palavras e frases, interpretando-as e formando um modelo mental de compreenso do que l. Estes escritos esto disposto em seqncia: uma palavra aps a outra, uma frase aps outra, pargrafos e sees, o que caracteriza uma organizao linear no nvel de construo. J no nvel semntico, de significado, existem muitas ligaes entre as palavras. O "que" trs linhas acima tem uma ligao com as palavras que vm antes. por isso que o "que" nesta funo chamado pronome relativo, porque estabelece uma relao. H uma dependncia muito grande entre os elementos da linguagem escrita ou falada, tanto que excluir ou trocar de lugar uma nica palavra pode prejudicar a compreenso ou at mudar o significado.

Nosso corpo tambm tem vrios nveis: a superfcie, que determina a aparncia, o nvel dos rgos, o nvel de tecidos, o de clulas, molculas, tomos e alm. Assim como um texto e o corpo, tambm nosso mundo pode ser observado em vrios nveis, cada um com sua organizao. Se prestamos ateno ao nvel dos acontecimentos, distinguimos seres, coisas e fatos. Fulano foi ao banco, depois ao trabalho, depois para casa. O sol nasceu, percorreu o cu e se ps. No nvel dos acontecimentos, a organizao linear. J se prestarmos ateno nas imagens, notamos arestas e formas, cores e distncias relativas. Esse o olhar do desenhista e do pintor. Estes no querem saber se algo feio ou bonito, eles notam o que importante para o que querem fazer.

Um outro nvel em que podemos notar o mundo das relaes e padres. O nvel da compreenso. As relaes podem ser bem variadas: sociais (marido, filho, dono). Causa e efeito (papel voou -vento; o site contedo,as temperaturas subiram- El Nio) e vrias outras. Tambm podemos observar o mundo do ponto de vista estrutural, de sua composio: substancia, molculas, tomos e quarks, no nvel macroscpico, e planetas, estrelas e galxias no nvel macroscpico.

Pensamento Sistmico

As propriedades essenciais de um organismo, ou sistema vivo, so propriedades do todo, que nenhuma das partes possui. Elas surgem das interaes e das relaes entre as partes. Essas propriedades so destrudas quando o sistema dissecado, fsica ou teoricamente, em elementos isolados. Embora possamos discernir partes individuais em qualquer sistema, essas partes no so isoladas, e a natureza do todo sempre diferente da mera soma de suas partes. As propriedades das partes no so propriedades intrnsecas, mas s podem ser entendidas dentro do contexto do todo mais amplo.

ORIGEM DO PENSAMENTO SISTMICO


Histria:

Aristteles criou um sistema de lgica formal e um conjunto de concepes unificadoras que aplicou biologia, fsica, metafsica, tica e poltica. Sua filosofia e sua cincia dominaram o pensamento ocidental ao longo de dois mil anos depois de sua morte... Nos sculos XVI e XVII, a viso do mundo medieval, baseada na filosofia aristotlica e na teologia crist, mudou radicalmente. A noo de universo orgnico, vivo e espiritual foi substituda pela noo do mundo como uma mquina, e a mquina do mundo foi um pensamento dominante na era moderna. Essa mudana radical foi realizada pelas novas descobertas da fsica, astronomia e matemtica.

Velho Paradigma:
Viso do universo como um sistema mecnico composto de blocos de construo elementares, a viso do corpo humano como uma mquina, a viso da vida em sociedade como uma luta competitiva pela existncia, a crena no processo material ilimitado, a ser obtido por intermdio de crescimento econmico e tecnolgico, e por fim, mas no menos importante, a crena na qual a mulher , por toda a parte, classificada numa posio inferior do homem uma sociedade que segue uma lei bsica da natureza. Revoluo cientfica associada a Coprnico, Galileu, Descartes, Bacon e Newton. Galileu: Restringiu a cincia ao estudo dos fenmenos que pode ser medidos e quantificados. Ren Descartes: Criou o mtodo do pensamento analtico, que consiste em quebrar fenmenos complexos em pedaos a fim de compreender o comportamento do todo a partir das propriedades das suas partes. Para Descartes existem dois domnios: a mente e a matria. Para Descartes, Galileu e Newton: o mundo era uma mquina perfeita governada por leis matemticas exatas.

Mudana no Paradigma e o surgimento do Pensamento Sistmico


No princpio deste sculo dramticas mudanas de pensamento ocorreram na fsica. Houve uma crise intelectual dos fsicos qunticos da dcada de 20 que espelha-se hoje numa crise cultural semelhante e mais muito mais ampla. Fsica Quntica: Demonstra que no podemos decompor o mundo em unidades elementares que existem de maneira independente. As partculas subatmicas no so coisas mas interconexes entre coisas, e estas, por sua vez, so interconexes entre outras coisas, e assim por diante. Novo paradigma pode ser chamado de uma viso de mundo HOLSTICA, que concebe o mundo como um todo integrado, e no como uma coleo de partes dissociadas. A viso holstica quando preocupada com a natureza reconhece a ECOLOGIA PROFUNDA.

ECOLOGIA PROFUNDA (do grego oikos lar: estudo do lar terra)


Novo paradigma pode ser chamado de uma viso de mundo HOLSTICA, que concebe o mundo como um todo integrado, e no como uma coleo de partes dissociadas. A viso holstica quando preocupada com a natureza reconhece a ECOLOGIA PROFUNDA. Reconhece a interdependncia fundamental de todos encaixados nos processos cclicos da natureza. Somos dependentes destes processos.

Diferenas entre
Viso Holstica Bicicleta: ver a bicicleta como um todo funcional e compreender, em conformidade com isso, as interdependncias das suas partes.

Viso Ecolgica Bicicleta inclui a viso acima mas acrescenta a percepo de como a bicicleta est encaixada no seu ambiente natural e social, - de onde vm as matrias primas que entram nela, como foi fabricada, como isso afeta o meio natural e a comunidade pela qual ela usada, e assim por diante...

Diferena entre as ecologias propostas no cenrio atual.


ECOLOGIA RASA Antropocntrica ou centralizada no ser humano. Ela v os seres humanos como situados acima ou fora da natureza, como a fonte de todos os valores, e atribui apenas um valor instrumental, ou de uso, a natureza. ECOLOGIA PROFUNDA No separa ser humano ou qualquer outra coisa do meio natural. Em ltima anlise, a percepo espiritual ou religiosa. O indivduo tem a conscincia no qual tem a uma sensao de pertinncia, de conexidade, com o cosmos como um todo.

No cenrio atual nenhum profissional pode deixar de se preocupar com a tica na viso sistmica. TICA esta tica fundamental pois nos dias de hoje, a maior parte do que os cineastas fazem no atua no sentido de promover a vida nem de preservar a vida, mas no sentido de destruir (armamento, qumicos, biogentica, alimentos trangnicos, etc).;

You might also like