You are on page 1of 11

Lngua Portuguesa Professora: Christiane Queiroz

CONCORDNCIA NOMINAL

a concordncia do adjetivo, pronome adjetivo, artigo e numeral, em gnero e nmero, com o substantivo a que se referem.

Aquelas duas passageiras idosas pareciam muito preocupadas.


Aquelas (pronome adjetivo demonstrativo), duas (numeral), idosas e preocupadas (adjetivos) concordam, em gnero e em nmero, com o substantivo passageiras. Muito, como um advrbio, permanece invarivel.

Adjetivo que se refere a mais de um substantivo Adjetivo posposto aos substantivos

Encontraram um carro e uma moto destrudos.


O adjetivo destrudos concorda com os dois substantivos, carro e moto, predominando o masculino.

Encontraram destruda.

um

carro

uma

moto

O adjetivo destruda concorda, agora, com o substantivo mais prximo moto. As duas formas so boas. A primeira concordncia rgida, e a segunda, atrativa, ou rgida, caso se considere o adjetivo destruda como referente apenas moto.

Adjetivo anteposto aos substantivos Nova escola e professores terei este ano. Novos professores e escola terei este ano.

Se o adjetivo anteposto referir-se a nomes prprios, o plural ser obrigatrio. As adorveis Jlia e Luiza so amigas.
Adjetivo na funo de predicativo do sujeito A professora e o aluno chegaram apressados. Preocupados, a me e o pai ligaram para o filho.(preocupada)

Adjetivo na funo de predicativo do objeto Entregou-me o carro amassado. Julgaram o filme e o ator bem fracos. O anfitrio considerou encantadora a jovem e sua famlia.

As expresses bom / necessrio / proibido Pacincia necessrio, porque proibido entrada de estranhos. O adjetivo necessrio fica invarivel, pois o substantivo pacincia tomado de forma no determinada. Pelo mesmo motivo, proibido fica invarivel. A pacincia necessria, porque proibida a entrada de estranhos. O adjetivo, agora, acompanha o substantivo determinado A pacincia, e a palavra proibida concorda com a entrada.

Anexo / incluso / mesmo / prprio / obrigado / agradecido / grato / quite


Concordam com o substantivo ou pronome a que se referem. A moa preocupava-se consigo mesma. (prpria) Obs.: Mesmo a moa preocupava-se comigo. (at) As cartas esto anexas. A bebida est inclusa. Elas prprias costuravam suas roupas. Obrigado, disse o rapaz. Estes scios esto quites com o clube. So estes os documentos inclusos no processo. Eles ficaram agradecidos.

As palavras s / ss Elas saram ss. Sendo igual a sozinhos, o adjetivo ss concorda com o pronome substantivo elas. S elas no vieram. S igual a somente. Agora, uma palavra invarivel, com a classe gramatical de palavra denotativa de excluso.

Muito / pouco / bastante / meio / caro / barato Essas palavras variam quando forem empregadas como pronomes indefinidos, adjetivo ou numerais. Ficam invariveis quando so advrbios. Havia muitas queixas contra ele.(pronome indefinido) Pareciam muito tmidas. (advrbio) Poucos convidados restavam na festa. (pronome indefinido) Suas pernas estavam pouco geis. (advrbio) Fizeram bastantes crticas ao governo. (pronome indefinido) As cervejas continuavam bastante geladas. (advrbio)

A receita pede meia xcara de acar. (numeral) Estavam meio distradas durante a palestra. (advrbio) As passagens de avio esto muito caras. (adjetivo) Os computadores custam caro. (advrbio) A pizza daqui continua barata. (adjetivo) Esta blusa me saiu barato. (advrbio)

A palavra menos
advrbio; portanto, no varia. Esse contrato oferece menos garantias.

Pronomes de tratamento A concordncia ( verbal e nominal) dos pronomes de tratamento ser sempre em terceira pessoa. Vossa Alteza escolhe muito bem as suas amizades. Um adjetivo referindo-se a um pronome de tratamento concordar com o sexo da pessoa representada por esse pronome. Sua Majestade est animado. (um rei) Sua Majestade est animada. (uma rainha)

You might also like