You are on page 1of 16

Os Tchambuli – Habitantes do Lago

A escolha dos Tchambuli
O estudo dos povos anteriores, os dóceis Arapesh habitantes das montanhas e os hostis Mundungumor, Habitantes do rio, demonstraram que nessas comunidades, homens e mulheres foram moldados para o mesmo padrão de temperamento

vigoroso e adorável”. “optamos pelos Tchambuli. (p.230) Os Tchabuli estavam sobre proteção e controle governamental a sete anos. com uma arte bela e dinâmica”. “acolhemos a sugestão de explorar um povo simples. cientes apenas de que nos dirigíamos a um grupo lacustre.Os Tchambuli – Habitantes do Lago A escolha dos Tchambuli Depois de uma tentativa mal sucedida entre os Washkus. .

Os Tchambuli – Habitantes do Lago O padrão de vida social dos Tchambuli Os Tchambuli gozavam de uma vida cotidiana sossegada. sua principal forma de subsistência era a pesca. . atividade empreendida pelas mulheres. Enquanto aos homens cabia a responsabilidade pelas artes e pelas cerimônias que enredam o cotidiano do grupo.

. ela era a responsável por conseguir o alimento e a sustentação do grupo.Os Tchambuli – Habitantes do Lago O padrão de vida social dos Tchambuli Era a mulher que organizava e direcionava a vida na aldeia. Os homens se preparavam a vida inteira para as artes e a cerimônias do grupo.

Os Tchambuli – Habitantes do Lago O padrão de vida social dos Tchambuli O papel reservado aos homens em sua vida era com as habilidades artísticas. . Após a intervenção do governo fica proibida à caça as cabeças. e quando delegado pelas mulheres participavam de algumas transação comerciais com outros grupos.

a mulher é a parceira dirigente.Os Tchambuli – Habitantes do Lago Os papéis contrastantes dos homens e das mulheres Tchambuli Entre os Tchambuli. dominadora e impessoal e o homem a pessoa menos responsável e emocionalmente dependente .

trançado. com o aperfeiçoamento e o élan de suas cerimônias. com sua habilidade em tocar flauta. escultura. a maioria é versado em várias artes.Os Tchambuli – Habitantes do Lago Os papéis contrastantes dos homens e das mulheres Tchambuli Todo homem é um artista. pintura. com a elaboração de seu traje. com o reconhecimento e a valorização que outros dispensam a seu desempenho”. como dança. Todo homem se preocupa em especial com seu papel na sociedade.239) . etc. (p. com a beleza das máscaras que possui.

. preocupam-se a vida inteira com as artes. são tão delicados que suas relações são tensas. dança.Os Tchambuli – Habitantes do Lago Os papéis contrastantes dos homens e das mulheres Tchambuli Os meninos são iniciados para poder participar das cerimônias. pintura e trançado.

Não há separação entre as mulheres do seu grupo consangüíneo e a esposa com quem se casa. alimento e afeição dependem. (p. tal como à sua própria mãe”. pois desposa a filha de um dos meios-irmãos ou primos de sua mãe. permanecem um grupo sólido de cujo apoio. Chama-a.244) .Os Tchambuli – Habitantes do Lago Os papéis contrastantes dos homens e das mulheres Tchambuli “As mulheres. entretanto.

(p. que detém a verdadeira posição de poder na sociedade”. entre os Tchambuli.Os Tchambuli – Habitantes do Lago Os papéis contrastantes dos homens e das mulheres Tchambuli “Apesar dos Tchambuli serem patrilineares em sua organização.246) . apesar de haver poliginia e do homem pagar pela esposa – duas instituições que popularmente se afiguram degradar as mulheres – são as mulheres.

Tal corte surge da presença de viúvas ou esposas insatisfeitas”. cada jovem prende a respiração e as esperanças.249) . em que ninguém sabe sobre quem recairá a escolha de uma mulher. e nenhum tem disposição de confiar em outro.Os Tchambuli – Habitantes do Lago Os papéis contrastantes dos homens e das mulheres Tchambuli “Os jovens Tchambuli desenvolvem suas atitudes uns para com os outros numa atmosfera muito tensa de requesto. (p.

. os homens e as mulheres possuem idealmente a mesma personalidade social.Os Tchambuli – Habitantes do Lago Os inadaptados em Tchambuli Entre os Arapesh e os Mundugumor. ao passo que entre os Tchambuli suas personalidades se opõem e se completam idealmente.

aos oito anos são excluídos.256) . são tratados como se atrapalhassem todo mundo. não pertencem a lugar algum. não pertencem ao universo das mulheres e não podem ter acesso a certas conversas e espaços dos homens. exclusão e insegurança. ficam marcados pela extrema sensibilidade. (p.Os Tchambuli – Habitantes do Lago Os inadaptados em Tchambuli Os garotos. abandono. fato que não ocorre entre as mulheres que são um grupo coeso e sólido sempre. não foram iniciados para participar das cerimônias dos homens. e carregam esse período pelo resto da vida.

que desejam exerce um papel diferente do seu nessa sociedade. violentos e dominadores. Desajustados são os jovens virilóides. como governam seu pai e seu irmão. Nesse contexto a dominância real é das mulheres. sua experiência lhe mostra a cada passo que as mulheres esperam governá-lo.Os Tchambuli – Habitantes do Lago Desajustados “Eis um conflito na própria raiz de seu ajustamento psico-social.” . sua sociedade lhe diz que ele governa as mulheres.

diferenças de valores. invertendo os padrões ocidentais de masculinidade e feminilidade. .Os Tchambuli – Habitantes do Lago Alguns pontos da conclusão O sexo entre os tchambuli como ponto de organização para a formação da personalidade social.

(p.280) .. a de ser perturbado em sua vida psico-sexual”.Os Tchambuli – Habitantes do Lago Alguns pontos da conclusão Em sociedades onde o mundo é dividido em masculino e feminino. como é o caso dos Tchambuli.. da Europa ou das Américas. o indivíduo desadaptado pode ser assaltado “(.) por uma angústia complementar.