You are on page 1of 16

Antigamente os profissionais de enfermagem eram submetidos medicina, sendo que hoje somos profissionais liberais em que todos so responsveis

s em seus limites. Compete ao enfermeiro coordenar, planejar, executar e supervisionar os tcnicos e auxiliares de enfermagem da rea. Porm a falta de formao adequada e de conscincia sobre a funo exercida so as principais causas dos erros de enfermagem.

As causas mais frequentes que levam o profissional de enfermagem a cometer erros no exerccio de sua profisso so: Falta de observao dos princpios e fundamentos da tica e da Biotica Distores da beneficncia e maleficncia Perda de autonomia no desenvolvimento da profisso A deficincia na formao acadmica Falta de atualizao e aperfeioamento

CDIGO CIVIL PENAL

Existe uma srie de situaes, na prtica da enfermagem, como administrao de substncias estranhas, erradas, dosagem errada, por via errada, quedas e outros procedimentos, que possam envolver o enfermeiro em um ato criminoso por: Imprudncia Negligncia Impercia.

Em relao a responsabilidade criminal, cada conduta

tipificada como crime possui uma penalidade correspondente, dentre as quais pode se citar as mais recorrentes: Infrao ao dever de sigilo profissional (pena deteno de 3 meses a 1 ano) Homicdio culposo (pena deteno ou recluso de 1 a 3 anos) Homicdio doloso (pena recluso de 6 a 30 anos) Leses corporais (pena recluso de 4 a 12 meses) Leses corporais seguidas de morte (pena deteno ou recluso de 6 meses a 8 anos)

Artigo 18 do Cdigo Penal que se refere sobre Os Crimes do tipo Doloso: (dolo) a vontade livre consciente de praticar uma conduta estabelecida no Cdigo Penal. Quando o agente quis o resultado ou assumir o risco de produzi-lo do tipo Culposo: conduta voluntria (ao ou omisso) que produz resultado anti-jurdico no desejado, mas previsvel, e excepcionalmente previsto, que podia, com a devida ateno ser evitada.

A responsabilidade dos profissionais de

enfermagem no mbito civil, visa a configurao do dever de indenizar por danos: Morais Estticos Materiais Emergentes Penses Alimentos

O profissional de enfermagem poder

responder pelos seus atos de forma: Isolada Solidria Regressiva A responsabilidade dos profissionais de enfermagem est cada vez mais conhecida e aplicada, desta forma precisamos ocupar nosso espao e nossa importncia, ciente de nossas responsabilidades e obrigaes.

TICA PENAL

O pessoal de enfermagem (Enfermeiros, Tcnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem) constitui um grande grupo profissional da rea da sade e tem suas atividades orientadas por princpios e normas contidos no Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem.

A Lei n 5.905 de 12 de julho de 1973 delega ao COFEN a competncia de elaborar o Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem, e aos CORENs, a tarefa de conhecer e decidir os assuntos atinentes tica profissional, impondo as penalidades cabveis.

As penalidades previstas no Cdigo de tica, sero imputadas quele que cometer a infrao ou concorrer para a sua prtica, ou dela obtiver benefcio, quando cometida por outrem. O profissional da enfermagem poder ser penalizado com as seguintes penalidades: I Advertncia verbal II Multa III Censura IV Suspenso do exerccio profissional V Cassao do direito ao exerccio profissional

IMPORTNCIA DA FISCALIZAO

A fiscalizao pode se apresentar de duas formas: Forma indireta (sede / Subseo) Forma direta (campo)

A fiscalizao a atividade fim dos Conselhos Regionais de Enfermagem que buscam garantir a qualidade para uma Assistncia de Enfermagem eficaz.

You might also like