You are on page 1of 26

VANGUARDAS EUROPIAS & 1 FASE MODERNISTA NO BRASIL

Ruptura com o padro de arte e sociedade do sculo XIX

INCIO DE SCULO NA EUROPA


As transformaes tecnolgicas por que o mundo passou na virada do sculo modificaram as maneiras de o homem perceber a realidade. O automvel, o avio, o cinema deslocaram e aceleraram o olhar do homem moderno. Em meio a essas transformaes e a Primeira Grande Guerra Mundial, surgem vrias manifestaes artsticas com o sentimento de liberdade criadora, desejo de romper com o passado, a expresso da subjetividade e certo irracionalismo.

CUBISMO

Literatura -1917-Apollinaire. Decomposio da realidade em figuras geomtricas. Decomposio da imagem em diferentes planos. Desintegrao da realidade gerando uma poesia ausente de lgica. Linguagem catica. Ilogismo, humor, antiintelectualismo, instanteinismo, simultaneidade, linguagem predominantemente nominal.

FUTURISMO

Marinetti - 1909. Surge entre o Simbolismo e a 1 Guerra Mundial. Exalta a vida moderna. Culto da mquina e da velocidade. Destruio do passado e do academicismo Liberdade de expresso palavra em liberdade destruio da sintaxe e abolio da pontuao, dos adjetivos e dos advrbio. Destruio do eu psicologizante.

EXPRESSIONISMO

1910 pela revista Der Sturn. A arte brota da vida interior; do ntimo do ser. A obscuridade do ser transportada para a expresso. As telas retratam o pattico, os vcios, os horrores, a guerra. Protesta contra a violncia e usa cores explosivas. Reflete a crise de conscincia gerada pela guerra. Linguagem fragmentada elptica, frases nominais despreocupao com a organizao do texto em estrofes, emprego de rimas ou musicalidade.

DADASMO

Tristan Tzara,1916, em Zurique. Promove um certo terrorismo cultural, a fim de ridicularizar, agredir, destruir a arte. Valoriza o niilismo (descrena absoluta) Mundo ilgico. Cultua a realidade mgica da infncia. Literatura de caracterizada pela agressividade, pela improvisao, pela desordem, pela rejeio a qualquer tipo de racionalizao e equilbrio, pela livre associao das palavras (escrita automtica) e pela inveno de palavras com base na explorao apenas de sua sonoridade.

SURREALISMO
1924 - Andr Breton. Prope que o homem se liberte da razo, da crtica, da lgica. Adere a filosofia de Sigmund Freud (unio de arte e psicanlise). Expressa o interior humano investigando o inconsciente. Duas linhas de atuao iniciais: Experincias criadoras automticas Imaginrio extrado dos sonhos.

SEMANA DE ARTE MODERNA


1922 - Marco do Modernismo no Brasil. Movimento: artstico, poltico e social Inteno de colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu e pregava a tomada de conscincia da realidade brasileira.

CONTEXTO HISTRICO BRASILEIRO


So Paulo torna-se o centro econmico-cultural do pas: Crescimento industrial; imigrao; urbanizao; fuso das elites dominantes; Contradies entre a poltica do caf com leite e descontentamento de camadas sociais marginalizadas no poder; Greve Geral. Tenentismo Fundao do Partido Comunista do Brasil Semana de Arte Moderna

IMPORTNCIA HISTRICA DA SEMANA DE ARTE MODERNA


1 - Representou a confluncia das vrias tendncias de renovao que vinham ocorrendo na arte e na cultura brasileira antes de 22 e cujo objetivo era combater a arte tradicional. 2 - Conseguiu chamar a ateno dos meios artsticos de todo o pas e, ao mesmo tempo, aproximar os artistas com idias modernistas que at ento se encontravam dispersos.
3 - Permitiu a troca de idias e de tcnicas, o que ampliaria os diversos ramos artsticos e os atualizaria em relao ao que se fazia na Europa.

REVISTAS E MANIFESTOS
KLAXON - 1923 Fruto das agitaes do ano de 1921 e da Semana de Arte Moderna. Tinha como proposta uma concepo estilstica diferente, que anunciava a modernidade, o sculo XX, buzinando, pedindo passagem. MANIFESTO DA POESIA PAU-BRASIL - 1924 Escrito por Oswald de Andrade e tinha como proposta uma literatura vinculada realidade brasileira, a partir de uma redescoberta do Brasil. A REVISTA - 1925 Publicao responsvel pela divulgao do movimento modernista em Minas Gerais e tinha como um dos redatores Carlos Drummond de Andrade.

REVISTAS E MANIFESTOS

MANIFESTO REGIONALISTA DE 1926 Atravs do Centro Regionalista do Nordeste, lana-se o Manifesto, que procura desenvolver o sentimento de unidade do Nordeste dentro dos valores modernistas. Tinha como proposta trabalhar em prol dos interesses da regio nos seus aspectos diversos: sociais, econmicos e culturais. Dcada de 30 regionalismo nordestino resulta em brilhantes obras literrias com nomes que vo de Graciliano Ramos, Jos Lins do Rego, Jos Amrico de Almeida, Raquel de Queiroz e Jorge Amado (romance) a Joo Cabral de Melo Neto (poesia). REVISTA DA ANTROPOFAGIA - 1928 / 1929 Movimento antropofgico que surgiu como uma nova etapa do nacionalismo PauBrasil e como resposta ao grupo verde-amarelista, que criara a Escola da Anta. Miscelnea ideolgica em que o movimento modernista se transformara, com artigos que vo de Oswald e Mrio de Andrade, Alcntara Machado, Drummond (1 dentio)/ 2 dentio- Fase mais definida ideologicamente, uma vez que se via uma poca de definies. Ruptura de Oswald com Mrio de Andrade.

1922 a 1930 - 1 Fase MODERNISTA


(TENTATIVA DE DEFINIR E MARCARPOSIES)
POTICA Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionrio pblico com livro de ponto expediente [protocolo e manifestaes de apreo ao sr. Diretor. Estou farto do lirismo que pra e vai averiguar no dicionrio o [cunho vernculo de um vocbulo. Abaixo os puristas Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais Todas as construes sobretudo as sintaxes de exceo Todos os ritmos sobretudo os inumerveis Estou farto do lirismo namorador Poltico Raqutico Sifiltico De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si [mesmo. De resto no lirismo. Ser contabilidade tabela de co-senos secretrio do amante [exemplar com cem modelos de cartas e as diferentes [maneiras de agradar s mulheres, etc. Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bbados O lirismo difcil e pungente dos bbados O lirismo dos clowns de Shakespeare No quero mais saber do lirismo que no libertao. (Manuel Bandeira)
Ns no sabamos o que queramos, mas sabamos o que no queramos. (Mrio de Andrade)

CARACTERSTICAS DA LINGUAGEM MODERNISTA


No

poema de Manuel Bandeira, percebemos algumas caractersticas da linguagem da poesia modernistas. Tais como: Emprego do verso livre; As palavras em liberdade; A ausncia de pontuao; A irreverncia; O antipassadismo cultural; A influncia das correntes vanguardistas; A liberdade de criao A exaltao de estados inconscientes

MODERNISMO
Nacionalismo Reviso crtica de nosso passado histrico-cultural Valorizao de temas ligados ao cotidiano Subjetivismo Urbanismo Ironia, humor, piada Versos livres, palavras em liberdade Sntese na linguagem, fragmentao Busca de uma lngua brasileira Pontuao relativa

PARNASIANISMO
Universalismo Apego tradio clssica Arte pela arte Objetivismo Presena da mitologia greco-latina Descritivismo Versos regulares, gosto pelo decasslabo e pelo soneto Linguagem discursiva, retrica Emprego da variedade culta e formal da lngua Pontuao rigorosa

Conhea outras caractersticas tanto da poesia quanto da prosa modernista:

Fragmentao e flashes cinematogrficos: influncia da vida moderna.

O CAPOEIRA -Qu apanh sordado?

-O qu?
-Qu apanh? Pernas e cabeas na calada

Sntese: a busca de frase curta.

AMOR Humor

A busca de uma lngua brasileira: desprezando o rigor das regras gramaticais, aproximam a lngua literria escrita da lngua falada pelo povo brasileiro.

A vida no me chegava pelos jornais nem pelos livros Vinha da boca do povo na lngua errada do povo Lngua certa do povo Porque ele que fala gostoso o portugus do Brasil

Nacionalismo: os primeiros modernistas se interessam por temas brasileiros, buscando valorizar nossas tradies e cultura.
Metamorfose Meu av foi buscar prata Mas a prata virou ndio. Meu av foi buscar ndio Mas o ndio virou ouro. Meu amor foi buscar ouro mas o ouro virou terra. Meu av foi buscar terra e a terra virou fronteira. Meu av, ainda intrigado, foi modelar a fronteira: E o Brasil tomou forma de harpa.

Cassiano Ricardo

Ironia,

humor, piada, pardia: os modernistas procuravam ser crticos e bemhumorados.

senhor feudal Se Pedro Segundo

Vier aqui
Com histria Eu boto ele na cadeia

Temas extrados do cotidiano: os modernistas acreditavam na possibilidade de a arte ser extrada das coisas simples da vida e no apenas dos grandes temas universais.

Ento me levantei, Bebi o caf que eu mesmo preparei, Depois me deitei novamente, acendi o cigarro e fiquei pensando...

Urbanismo: nas duas primeiras dcadas do sculo XX, os modernistas, influenciados pelo Futurismo, apreciaram os temas relacionados cidade e suas modernidades.

Os caminhes rodando, as carroas rodando, Rpidas as ruas se desenrolando,

Rumor surdo e rouco, estrpitos, estalidos...


E o largo coro de ouro das sacas de caf!...

OSWALD DE ANDRADE
Trouxe idias do Futurismo para o Brasil. Idealizador dos principais manifestos modernistas. Foi militante poltico. Caractersticas pessoais: debochado, irnico e crtico, pronto para satirizar os meios acadmicos ou a prpria burguesia. Caractersticas da obra: defendia a valorizao de nossas origens, de nosso passado histrico e cultural mas de forma crtica (recuperando, ironizando e atualizando nossa histria). valorizao do falar cotidiano linguagem caracterizada pela sntese, rupturas sintticas e lgicas, imagens bruscas, fragmentao. atitudes permanentes de humor misturado ao lirismo, a piada e a imaginao, os lugares-comuns usados poeticamente, a fala popular, a caricatura de retrica, a ironia, os flashes cinematogrficos, alm de rupturas sintticas, da fragmentao e da sntese, observadas nos poemas-minuto.

OSWALD DE ANDRADE
as meninas da gare Eram trs ou quatro moas bem moas e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espduas E suas vergonhas to altas e to saradinhas Que de ns as muito bem olharmos No tnhamos nenhuma vergonha.

MRIO DE ANDRADE - 1893 / 1945


pesquisadro profundo da cultura brasileira o folclore, as lendas, os ritmos, a dana, os costumes, as variaes lingusticas poesia toma duas direes: a poesia intimista e poesia social preocupao com a descoberta e a explorao de novas tcnicas narrativas e, ao mesmo tempo, com a sondagem do universo social e psicolgico do ser humano das grandes cidades. Sua poesia manifesta-se modernista a partir do livro Paulicia Desvairada (ruptura com os moldes do passado e objetivo de anlise e constatao da cidade de So Paulo e seu provincianismo (=cidade multifacetada). Macunama: lenda dos ndios taulipangues e arecuns acrescentou-lhe outras, de origens diversas, inclui anedotas da histria brasileira, aspectos da vida rural do pas, introduziu personagens reais e fictcias, sem deixar de fora a feitiaria, o erotismo e o absurdo surrealista Lutou por uma lngua brasileira, prxima do povo (cuspe = guspe, quese = quasi). Valorizou, tambm, o brasileirismo e o folclore brasileiro.

MANUEL BANDEIRA - 1886 / 1968


As fatalidades da vida deixam em sua obra cicatrizes profundas (morte do pai, da me e da irm, convivncia e sofrimento com sua prpria doena). Buscou na prpria vida inspirao para os seus grandes temas: de uma lado a famlia, a morte, a infncia no Recife, o rio Capibaribe; de outro, a constante observao da rua por onde transitam os mendigos, as prostitutas, os meninos carvoeiros, os carregadores das feiras, falando o portugus gostoso do Brasil (humor, ceticismo, ironia, tristeza e alegria dos homens, idealizao de um mundo melhor. Obras: A Cinza das Horas (0bra de estria-influncia parn./simb.) Carnaval / O Ritmo Dissoluto (engajamento moderno) Libertinagem (Modernismo)

You might also like