You are on page 1of 18

Liderana e Motivao

ndice
Motivao
Significado de Motivao.
Fatores associados Motivao. Partes que se pode dividir a Motivao. Desmotivao no trabalho.

Liderana
Conceito Liderana Funo de um Lder

Tipos de Liderana
Liderana Organizacional Lder Barack Obama

Significado de Motivao
Motivao a fora propulsora (desejo) por trs de todas as

aes de um organismo. A motivao uma fora interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivao algo interior, ou seja, que est dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que algum nos motiva ou desmotiva, pois ningum capaz de faz-lo.
Motivao quando se tem um motivo para agir. Ter

motivao significa ter um desejo por trs de suas aes. Ela responsvel pela persistncia de uma pessoa para atingir uma meta.

Fatores associados Motivao


Necessidade - o motivo, a razo de ser da ao. provocada por um

estado de desequilbrio devido a uma carncia ou privao (ex. Falta de alimento no organismo).
Impulso ou pulso - a atividade desenvolvida pela necessidade ou

motivo, isto , a energia interna que impele o indivduo a agir num dado sentido. (Ex. Fora que move o indivduo para obter comida).
Resposta - a atividade desenvolvida e desencadeada pela pulso

para atingir algo. (ex. procurar comida).


Incentivo - o objetivo para o qual se orienta a ao. (Ex. Ingerir o

alimento).
Saciedade - a satisfao decorrente de se ter atingido o objetivo

pretendido (depois de se ter ingerido o alimento, a fome desaparece).

Partes que se pode dividir a Motivao


Motivaes fisiolgicas (primrias, bsicas, biolgicas,

orgnicas): As que esto ligadas sobrevivncia do organismo e no resultam de uma aprendizagem. Elas provocam no organismo certos impulsos para o restabelecimento do seu equilbrio.
Motivaes sociais (secundrias, culturais):

As que dependem essencialmente de aprendizagens, isto , foram adquiridas no processo de socializao.

Desmotivao no Trabalho
Os efeitos da desmotivao no trabalho podem gerar graves problemas tanto para as organizaes quanto para as pessoas. Do lado das organizaes, podem sofrer perdas de seus padres de qualidade e produtividade. Da parte das pessoas, as consequncias negativas esto ligadas sade fsica e mental, ao stress, ao absentesmo, baixa produtividade e desempenho no trabalho, sem contar a falta de comprometimento com sua organizao

Liderana

Conceito de Liderana
o papel que se define pela frequncia com que uma pessoa influencia ou

dirige o comportamento de outros membros.


a capacidade para promover a ao coordenada, com vista ao alcance dos

objetivos organizacionais.
um fenmeno de influncia interpessoal exercida em determinada situao

atravs do processo de comunicao humana, com vista comunicao de determinados objetivos.


um processo de influncia e de desempenho de uma funo grupal orientada

para a concepo de resultados, aceitao pelos membros dos grupos. Liderar pilotar a equipe, o grupo, a reunio; prever, decidir, organizar.
a capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente

em tarefas para a concretizao de objetivos comuns.

Funo de um Lder
As Trs principais funes so:
Explorar Alinhar

Dar Autonomia

Liderana Organizacional
um conjunto de atividades de um indivduo que ocupa uma posio hierarquicamente superior, dirigidas para a conduo e orientao das atividades dos outros membros, com o objetivo de atingir eficazmente os objetivos dos seus liderados (grupo).

Tipos de Liderana
Os principais tipos de Liderana so:
Liderana autocrtica Liderana democrtica Liderana liberal (Laissez faire)

Liderana paternalista
Liderana ideal

Liderana autocrtica
Na Liderana autocrtica o lder focado apenas

nas tarefas. Este tipo de liderana tambm chamado de liderana autoritria ou diretiva. O lder toma decises individuais, desconsiderando a opinio dos liderados. O lder determina as providncias e as tcnicas para a execuo das tarefas dominador e pessoal nos elogios e nas crticas ao trabalho de cada membro.

Liderana democrtica
Chamada

ainda de liderana participativa ou consultiva, este tipo de liderana voltado para as pessoas e h participao dos liderados no processo decisrio. Aqui as diretrizes so debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo lder. O prprio grupo esboa as providncias para atingir o alvo solicitando aconselhamento tcnico ao lder quando necessrio, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher

Liderana liberal (Laissez faire)


em lngua francesa laissez faire, significa

literalmente "deixar fazer, deixar ir, deixar passar. Neste tipo de liderana as pessoas tem mais liberdade na execuo dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que no necessita de superviso constante. Por outro lado, a Liderana liberal tambm pode ser indcio de uma liderana negligente e fraca, onde o lder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

Liderana paternalista
O Lder e sua equipe tem relaes interpessoais

similares s de pai e filho. A Liderana paternalista pode ser confortvel para os liderados e evitar conflitos, mas no o modelo adequado num relacionamento profissional. Em uma relao profissional, o equilbrio deve preponderar e os resultados a serem alcanados pela equipe so mais importantes do que um indivduo.

Liderana ideal
A Liderana por Ideal um estilo de conduzir equipes

por meio das convices e dos valores do lder sem desmerecer os objetivos individuais dos liderados. Na Liderana por Ideal, a cultura organizacional se sustenta na filosofia e nos modelos mentais do lder, que gera um ambiente de participao e integrao dentro do grupo. O lder por ideal vai alm de suas fronteiras organizacionais e cria um elo entre os colaboradores, os clientes, a cadeia de suprimentos e o prprio lder.

Liderana
Barack Obama foi eleito para a Casa

Branca com nmeros esmagadores e aps a mais emocionante campanha de sempre nos Estados Unidos. Mobilizou milhes de pessoas de todas as camadas sociais, despertou uma nova gerao de eleitores para o fenmeno poltico, promete mudar a Amrica e tambm alterar a face do mundo, que olha para ele como um portador de esperana. Inicia-se um novo ciclo, com um Congresso cada vez mais pintado com as cores do Partido Democrata.

You might also like