You are on page 1of 16

23 “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo. e o vosso espírito.Leitura bíblica: 1 Tessalonicenses 5. alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” .

19-20  19 . . pois. a Deus no vosso corpo. que habita em vós. proveniente de Deus.Porque fostes comprados por bom preço.Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo. e que não sois de vós mesmos? 20 . e no vosso espírito. os quais pertencem a Deus. glorificai.1 Coríntios 6.

que cessa de existir com o fenômeno da morte. . Assim como o tabernáculo de Deus possuía 3 divisões. Ele nos torna conscientes deste mundo. Vejamos: O corpo: é a parte material e perecível do ser humano. Deus nos criou com estas características.INTRODUÇÃO Nós somos o atual e novo tabernáculo de Deus na terra. O corpo pertence a terra e tem contato com ela.

em alguns textos. A alma é a sede da nossa personalidade. É por esse motivo que a Bíblia. . pensamentos. etc. tais como: amor. chama o homem de “alma”. idéias. A alma concentra as principais características do homem. é o nosso “EU”.

que pode significar sopro ou vento. .que leva o cristão à presença de Deus. é parte que possui ligação com as coisas espirituais ou com o mundo espiritual . indica o corpo espiritual em Gênesis 2:7. ou espírito. O termo Rhuah. possui o espírito. Espírito humano: O Corpo espiritual. além do homem. Nenhum ser vivo.

TABERNÁCULO DE MOISÉS .

CORPO O pátio era o local mais exterior do Tabernáculo. . e sairá. A porta: A porta é o local por onde entramos no Tabernáculo! Não se pode entrar ali por outro lugar. se alguém entrar por mim. A porta do Tabernáculo ficava virada para o leste. Era totalmente descoberto e compunha-se de três elementos: a porta.1 – O PÁTIO . e achará pastagens (Jo 10:9). Quando o dia nascia a primeira coisa que viam era o nascimento do Sol da Justiça! Yeshua (Jesus). e entrará. o altar e a pia. salvar-se-á. o lado onde nasce o sol. A porta é Yeshua (Jesus) Eu sou a porta.

agora temos de consolidar nossa vida cristã testemunhando de forma plena a experiência da conversão. vontades. onde os pecados são lavados publicamente e somos integrados a uma nova realidade. É ali que nossa vida é colocada como um sacrifício para Deus. etc.. A pia: A pia nos fala sobre mais um aspecto da vida cristã: o batismo.. desejos. Tipifica nossa morte e ressurreição a fim de vivermos uma nova vida com Cristo. .  O altar: o altar é o local de morte. No altar nós morremos para as nossas próprias convicções. Após a nossa morte. expectativas. Por isso a pia nos fala de limpeza.

o pão é a Palavra do Deus Eterno. que nos foi dada a fim de saciar a fome de nossos espírito por Deus. Mas o que é o pão? Em primeiro lugar. É ali que adentramos na presença do Eterno. pois todos os mobiliários do Lugar Santo são de ouro. .2 – O LUGAR SANTO ALMA   O Lugar Santo é uma fase mais interior do Tabernáculo e ele representa a alma. nos fala da realeza e da eternidade! A Mesa dos Pães: A mesa dos pães nos fala do alimento que provém do Eterno a fim de saciar nossa fome. E o ouro nos fala da divindade.

 O Altar de Incenso: O Altar de Incenso nos fala sobre nossas orações.A Menorá: A Menorá é a outra coisa que vemos no Lugar Santo. mas sim pelo meu Espírito.. diz o Senhor dos Exércitos (Zc 4:6).6. que diz: . Aqui é que acontecem as verdadeiras orações do crente! Aqui ele não ora mais segundo seus desejos carnais. É no Lugar Santo que suas orações são feitas no Espírito!  .Não por força nem por violência. A palavra Menorá é um acróstico de Zc 4..

. Ali há somente a arca e a presença do Eterno! Ali tudo pára: o tempo.3 – SANTO DOS SANTOS ESPÍRITO  Este é o lugar mais interior do Tabernáculo. nossa vida. nossos anseios e finalmente poderemos desfrutar da presença do Pai e receber d’Ele aquilo que está em seu coração.

mas que somente poderemos entrar ali pela oração! A oração é a chave para penetrarmos na doce presença do Altíssimo! Com a morte de Jesus. algo aconteceu: E o véu do templo se rasgou em dois. de alto a baixo (Mc 15:38). O véu: O véu é a única coisa que separa o Lugar Santo do Santo dos Santos! E como fazer para entrarmos no Santo dos Santos? O véu nos mostra que a barreira é muito fina. Agora temos livre acesso à presença do Eterno! .

e é sobre a arca que o Eterno se manifestava em Israel. Ali é o lugar onde Ele vinha para falar com Moisés e com seu povo! . A Arca da Aliança: A Arca da Aliança é o objeto mais sagrado de todo o Tabernáculo.

TABERNÁCULO ATUAL .

CONCLUSÃO  Lembremo-nos do seguinte: tudo isso acontece no Santo dos Santos! O desejo do coração do Eterno é que todos nós estejamos em sua presença neste lugar! Ele quer que possamos adquirir uma maturidade tal que possamos iniciar nossa vida com Ele no Pátio. pois é o melhor lugar do mundo para se adorar ao Eterno. . Quem chega ali não quer mais abandonar aquele lugar. passando depois pelo Lugar Santo e chegando finalmente ao Santo dos Santos. que é o ponto alto e final de nossa comunhão com o eterno.

Related Interests