You are on page 1of 24

Treinamento da Primária

Estaca Bom Jardim Agosto de 2007
Presidente: Glaubenia Jucá 1ª Conselheira: Júlia Coelho Secretária: Socorro Quinto

O PROPÓSITO DA PRIMÁRIA É:

“Ensinar o evangelho de Jesus Cristo às crianças e ajudá-las a aprender a vivê-lo”.
(Manual de Instrução da Igreja, Seção 5)

UMA PRIMÁRIA QUE FUNCIONE BEM PODE AJUDAR A OBRA MISSIONÁRIA AO AJUDAR A ENCONTRAR PESSOAS, INTEGRÁ-LAS E RETÊ-LAS
•As crianças que sentem o Espírito na Primária terão vontade de falar do que aprenderam com os familiares, inclusive com os pais e irmãos menos ativos; •As crianças que têm uma boa experiência na Primária convidarão os amigos também; •As líderes e crianças da Primária podem fazer amizade com os pesquisadores e membros novos; •As líderes e os professores da Primária amam as crianças da Primária, ensinam o evangelho a elas e ajudam-nas a desenvolver o próprio testemunho.

A PRIMÁRIA DURANTE A SEMANA
O propósito dos Dias de Atividades é ajudar as crianças a fazerem amigos enquanto aprendem a viver o evangelho todos os dias com alegria. •Os Dias de Atividade Trimestrais para todas as crianças de 3 a 11 anos são realizados em um dia que não seja o domingo; •Os Dias de Atividades para crianças de 8 a 11 anos normalmente são realizados duas vezes por mês, mas isso é flexível, dependendo das necessidades locais. Os livretos Fé em Deus ajudam as crianças mais velhas a criar hábitos do evangelho e dão aos Dias de Atividade um tema do evangelho.

PANORAMA DA PRIMÁRIA NO DOMINGO
As líderes da Primária são chamadas para ajudar as crianças a entender que: •São literalmente filhas de Deus e que o Pai Celestial e Jesus Cristo as amam; •Aprenderão a demonstrar amor ao Pai Celestial e Jesus, principalmente por meio da reverência e de Guardar os mandamentos; •Proporcionarão oportunidades de viver os princípios do evangelho de modo que os meninos se preparem para receber o sacerdócio e as meninas se prepararem para ser jovens que vivem em retidão. As líderes da Primária auxiliarão os pais na tarefa de ajudar as crianças a se prepararem para ser batizadas, receber o Espírito Santo e Compreenderem e guardarem os convênios batismais.

É PRECISO PLANEJAR...

Para usar sabiamente o tempo da Primária, planejem a abertura e o tempo de compartilhar com antecedência; Discuta os planos com o líder ou a líder de música para que essa pessoa possa ajudar vocês e planejar o que ela mesma vai ensinar; Tenham sua atenção totalmente voltada a ensinar as crianças quanto ao Salvador e Seu evangelho de maneira alegre e adequada à idade delas de modo a convidar a presença do Espírito do Senhor.

Os auxílios visuais que utilizarem influenciarão o espírito na Primária. Os melhores recursos são os produzidos pela Igreja; Faça a designação dos discursos, leitura das escrituras e orações com antecedência para que as crianças estejam bem preparadas; A pessoa que recebe e cumprimenta as crianças normalmente é alguém da presidência que não vai dirigir a abertura e os professores que tentam chegar à sala da Primária antes das crianças ou junto com elas.

ORIENTAÇÃO AO(À) PROFESSOR(A):
As presidências da Primária “ devem reunir-se individualmente com os professores recém-chamados, de preferência antes da primeira aula do professor” (Manual de Instruções da Igreja, Vol. 2, p. 305.);  Ajudar as professoras a entender a importância de amar as crianças, fornecer uma lista contendo os nomes, datas de aniversário e outras informações a respeito da criança;  Preparar a lição com antecedência, isso inclui não só o que ensinar, mas como fazê-lo; Sugestões no manual: Ensino, Não Há Maior Chamado;  Ficar com a criança durante todo o período da Primária, ajudar cada criança a freqüentar a Primária e participar de suas atividades, participar dos dias de atividades da Primária e auxiliar no que for necessário, participar das reuniões de liderança da Primária da ala e de aperfeiçoamento didático. (Manual de instruções da Igreja, volume 2, p. 232).

“O Senhor irá guiá-lo por revelação, da mesma forma como Ele o chamou (...) [e] assim como Deus o chamou e irá guiá-lo, Ele também irá magnificá-lo” Élder Henry B. Eyring, A Liahona, novembro de 2002, p. 76

  

Em suas reuniões regulares com o líder do sacerdócio, as líderes da Primária devem falar das coisas que deram certo bem como pedir orientação. A Presidência da Primária fala dos problemas e das possíveis soluções; As líderes da Primária devem trabalhar juntas com união e amor; As reuniões de presidência devem começar com uma oração e uma escritura para convidar o Espírito; O uso de uma agenda permitirá que os membros da presidência atenham-se ao assunto e que a reunião não seja demasiadamente longa; Reúnam-se com freqüência para planejar a Primária e designar quem dirigirá a Primária e quem fará o Tempo de compartilhar. Levem em consideração a necessidade de cada criança e como ajudar os professores.

“Os melhores líderes não são aqueles que se matam de tanto trabalhar, tentando fazer tudo sozinhos; Os melhores líderes são os que seguem o plano de Deus e se aconselham com os seus conselhos”. (Élder M. Russell Ballard, A Liahona, julho de 1994, p. 30.)

ABERTURA
Preparação da sala, assegurar-se de que as crianças sintam-se bem vindas, tendo o seguinte preparado: prelúdio musical, uma pessoa para receber as crianças e lembrá-las para sentarem-se reverentemente, figuras do evangelho nas paredes,cadeiras na frente para as crianças que forem orar, ler a escritura e fazer discurso;  Mensagem da presidência;  Mensagem de um dos membros do bispado;  Ensinem hinos do Músicas para Crianças ou do Amigo;

MÚSICA NA PRIMÁRIA...

SITE DA PRIMÁRIA EM PORTUGUÊS
 www.primariabr.homestead.com

TEMPO DE COMPARTILHAR...

BERÇÁRIO...

•Propósito; •Programação do Tempo.

RELATÓRIOS...

Entregar todo 2º domingo de cada mês.

DATAS DAS SACRAMENTAIS ESPECIAIS 2007

 Sumaré:

23/09/07  Cecília: 30/09/07  Lisboa: 21/10/07  Palmares: 18/11/07  Bom Jardim: 09/12/07

HINOS PARA ENSAIO:

Setembro: Um anjo veio a Joseph Smith(Liahona abril de 2007); Outubro: Sua mansa voz(Liahona abril de 2006); Novembro: Hino Natalino (a combinar); Dezembro: Hino Natalino (a combinar).

PARABÉNS! PELO ANIVERSÁRIO DA PRIMÁRIA

PARABÉNS! PELO ANIVERSÁRIO DA PRIMÁRIA

PARABÉNS! PELO ANIVERSÁRIO DA PRIMÁRIA

E depois de haver proferido estas palavras, Ele chorou e a multidão testificou isso; e pegou as criancinhas, uma a uma, e abençoou-as e orou por elas ao Pai... ... E dirigindo-se à multidão, disse-lhes: Olhai para vossas Criancinhas. E ao olharem, lançaram o olhar ao céu e viram os céus abertos anjos descendo dos céus, como se estivessem no meio de fogo; e eles desceram e cercaram aqueles pequeninos e eles foram rodeados por fogo; e os anjos ministraram entre eles. (3 Néfi 17: 21-24)

O Senhor não aceita a obediência dos homens a menos que eles o façam com um coração alegre e feliz, e isso seja todo desejo de seus servos. Essa é a obediência que devemos prestar, e se não o fizermos, estamos sob condenação. Joseph F. Smith( Ensinamentos dos Presidentes da Igreja p. 291)