You are on page 1of 15

SEMINÁRIO METODOLOGIA CIENTíFICA

SíNTESE RETIRADA DO LIVRO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

AUTOR: ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO

ELABORADO POR: CRISTIANO SILVA ISRAEL GOMES JÉSSICA THAIS KEILA PAULINO LUCIANE DE SOUZA LUIZ CODOGNOTTO

ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL DA ESCOLA DE ENGENHARIA KENNEDY

Métodos de estudo para o 2o. 2. . (EPU. 1999). Educação. sujeito e história (Olho d´Água. Filosofia da Educação (FTD. Filosofia (Cortez. 1996). Bélgica. A filosofia no Brasil (ANPOF. destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez. em 1964.QUEM É ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO? Professor aposentado de Filosofia da Educação na USP. ideologia e contraideologia. política e educação (Vozes. 21. 5. 1999). ed. 5. ed. ed. 1975. 1998). Grau (Cortez. 2002) e vários artigos sobre temas de filosofia da educação. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain. atuando como docente colaborador. 1992. 2000). Educação. 1990). 1995. 1987. 1986). ed. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento. Dentre suas publicações.

cnpq.CAPÍTULO II “O TRABALHO ACADÊMICO: ORIENTAÇOES GERAIS PARA ESTUDO” PÁGINAS 38 À 62 Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico "National Counsel of Technological and Scientific Development" Fonte: http://lattes.br/ .FONTES DE PESQUISA LIVRO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO .

somos obrigados a ir as aulas e fazer trabalhos dados pelos professores. .Uma das diferenças da passagem do colégio para faculdade é a forma de estudar. Quando ainda estamos no colégio.

.Já na faculdade. temos que dispor de material para pesquisa e estudo. formando assim a nossa biblioteca pessoal com textos e materiais básicos.

O aproveitamento das aulas Os estudos extra-classe ou complementares irão ajudar no aprendizado. etc. frases. realizando simultaneamente todas as dimensões da aprendizagem. não se preocupando assim em decorar. . Fazer o fichamento das aulas anotando palavras. sem se preocupar com estruturação. Ao proceder assim o aluno estará trabalhando de maneira inteligente e racional.

Com esse método. O método proposto de estudo. pois ele visa um melhor aproveitamento do aprendizado. Após duas horas seguidas.A disciplina do estudo Ter disciplina no estudo mesmo sendo eficaz. dedicando um mínimo de tempo para os estudos. irá ajudar até mesmo pessoas que se dispõe de pouco tempo. . é muito difícil de conseguir. Dividir o tempo entre as matérias conforme o grau de dificuldade ou o número de conteúdo a ser visto. ordenando as prioridades. o estudante terá um aproveitamento mais inteligente do curso. uma pausa de meia hora se faz necessária. mantendo um ritmo constante.

para ocorrer o envio de idéias de quem esta passando para quem esta recebendo. Textos relacionados à filosofia e artigos científicos.Leitura e documentação Mesmo tendo obstáculos. a compreensão vai exigir mais do que se for um texto de literatura. Deve-se aplicar recursos e regras de forma que torna-se mais fácil interpretar o texto . a leitura pode ser compreendida sem grandes problemas. . por isso o leitor deverá fazer uma análise para entendê-lo.

. ele deverá ser dividido em unidades. No final.Delimitação da unidade de Leitura Para uma melhor compreensão do texto. teremos a condição de sintetizar o trabalho todo ficando melhor a retomada do raciocínio. estas unidades serão lidas individualmente e feita sua análise.

pesquisando-as no ato. A primeira análise a ser feita.A análise textual Devemos fazer uma leitura geral. . marcando os pontos que tenhamos dúvidas. é sobre a vida e obra do autor. Buscar compreender o significado de palavras que sejam desconhecidas. evitando assim uma confusão na leitura . Nesta análise. apenas sentindo o que o autor nos quer passar. Finalizar com uma visão geral de tudo que se viu na unidade trabalhada. a fim de facilitar a compreensão do texto estudado. temos como vantagem tornar o estudo mais rico e menos monótono deixando ele mais agradável.

É com a análise temática que se constrói um organograma de uma unidade e assim uma representação de um raciocínio. fazendo perguntas sobre o tema. também serve de base para roteiros e seminários. mais um conjunto de opções.A análise temática Consiste em saber de que se trata a unidade lida. O autor nunca esta falando de apenas uma coisa ou objeto. . a resposta vai mostrar informações sem intervir ou tentar mudar sua mensagem.

é a compreensão aprofundada da obra. Pesquisar em outros autores que influenciaram ou foram influenciados pelo autor da obra estudada. mas de mesmo tema. Devemos fazer uma crítica. entender o que ele quer passar. Confrontar as idéias expostas pelo autor por outras idéias de autores diferentes que não foram influenciados por ele. Devemos avaliar se o autor foi conciso e se suas idéias conseguiram transmitir com clareza e boas argumentações o que foi proposto pelo tema. a fim de elucidar a idéia muitas das vezes não explicita em seu texto. . confrontar suas idéias.A análise Interpretativa É o entendimento do texto além do que é mostrado pelo autor. visando uma opinião sobre a sua posição em relação á obra.

. Isso faz com que o leitor verifique se realmente compreendeu a obra.A problematização Levantar questões sobre o tema com as idéias visíveis ou implícitas no texto abordado. debatendo problemas de difícil compreensão.

englobando toda a obra. uma análise sobre o texto lido. indicando com suas palavras um apanhado geral. Acrescentando o entendimento do leitor trabalhando o seu raciocínio.A síntese pessoal Após a problemátização o leitor deve fazer uma síntese. . É uma retomada de idéias.