You are on page 1of 28

Teoria do Estado Isolado

Um Escopo de Abordagem

Teorias do Planejamento
Acadmicos: Joo Paulo Simioni

Iuri Prass Bittencourte

Introduo

Von Thunen foi um economista alemo, nascido em 1783 e falecido em 1850; O modelo da localizao das atividades agropecurias considerado o primeiro estudo metodolgico que incorpora a noo de espao na atividade econmica, o economista Von Thnen (1826) buscou organizar as atividades econmicas de acordo com a localizao dos tipos de culturas agropecurias com relao ao centro urbano. Esse modelo se baseia na idia de que a produo agrcola determina a composio da organizao do espao, e cada atividade deve estar situado numa distncia do centro urbano.

Linhas Gerais

Concebido a mais de 150 anos o modelo thuniano ainda utilizado para analisar padres de uso do solo e intensidade da agricultura em torno das cidades.

Seu modelo foi concebido a partir de duas questes fundamentais: os padres de cultivo prximo as cidades e, como os mesmos seriam afetados pela distncia.
Thnen procurou desenvolver o modo mais rentvel para a produo agrcola, levando em conta a distncia do centro consumidor, fertilidade do solo, e as culturas.

Pressupostos

Para elaborao de suas ideias Thnen imaginou um estado isolado onde os fatores fsicos no variavam, todas as terras seriam planas e frteis, haveria somente um meio de transporte primitivo terrestre e em linha reta, no havendo rio ou canal navegvel e uma grande cidade no centro. O estado seria povoado por agricultores com o mesmo conhecimento tcnico para tirar o melhor proveito do solo e o lucro

A Concepo

Os padres de localizao dos usos da terra e as diferenciaes nos sistemas agrcolas dependiam da competio entre os produtos e sistemas agrcolas, que eram controlados pelo fator land rent (renda da terra).

A distncia da cidade tem o mesmo efeito da queda do preo dos produtos onde a distncia permanece constante.
Land rent (economic rent da economia clssica) conceito criado por David Ricardo, onde Thnen substitui a fertilidade do solo pela distncia. A land rent pode ser entendida como o retorno lquido que se obtm por unidade de rea numa determinada localizao, acima e alm daquele que se obteria, em unidade de igual rea, na margem de produo. Nas concepes de Von Thnen os produtos pesados, volumosos e os perecveis seriam encontrados prximos a cidade e os de fcil transporte mais distantes.

O Contedo dos Anis

Estabelecido os padres de uso do solo onde a distncia eleva os custos de transporte e dita a intensidade de produo, chega-se ao padro dos anis ou faixas concntricas, dispostas em torno de uma cidade central.

No primeiro anel a cidade, no segundo a fruticultura e horticultura, no terceiro a silvicultura para fornecer madeira e combustvel, no quarto rotao de culturas, batata, centeio, ervilha. No quinto a criao extensiva de gado.

Von

Thnen nesse modelo faz dois questionamentos importantes quanto relao cidade-campo, primeiro com aos padres produtivos que se estabelecem em torno da cidade e o segundo diz respeito aos problemas gerados pelo distanciamento dos sistemas agrrios da cidade.

O anel que est mais prximo da cidade composto pela horticultura e fruticultura, e ainda pela criao de gado para produo de leite. A distncia dessas culturas agropecurias com a cidade deve ser pequena, devido aos produtos terem que ser consumidos em poucos dias, pericibilidade, e pela compra de adubos na cidade pelos agricultores, nesse caso, quanto maior a distncia do centro urbano para compra do adubo, maior o prejuzo do agricultor.

Apesar de configurar um modelo terico para espacializar somente a produo agrcola, definindo o espao rural como sinnimo de espao agrcola, esta teoria influenciou outros trabalhos em diversos ramos e reas de atuao da geografia, como Walter Christaller (1933) no espao urbano e Leo Waibel (1948) no espao rural. A aplicao do modelo de Von Thnen no tem uma escala nica, pode abranger o desenvolvimento local, regional ou nacional (Figura 2).

Concluso
Ento,

a importncia da contribuio da teoria de Von Thnen para a anlise regional consiste no marco inicial das discusses espaciais no mbito econmico, traz perspectivas para a localizao das atividades econmicas e d subsdios para outras teorias espaciais.

RUMOS 2015 E O CASO DE VILA NOVA DO SUL

Segmentos promissores

Referencias Bibliogrficas

MESQUITA, Olindina Vianna. O modelo de Von Thunen: uma discusso. Dissertao (Mestrado em Geografia). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1978. _________________________. O Modelo de Von Thunen: Uma discusso Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE. abr/jun, pp 60-70, 1970. VON THNEN, Johann Heinrich. O Estado Isolado. Oxford: Pergamon Press, 1966.

WAIBEL, Leo. A teoria de Von Thnen sobre a influncia da distncia do mercado relativamente a utilizao da terra. p.3-40. In: Revista Brasileira de Geografia. v.10, n.1, 1948.

You might also like