10 dicas para uma redação eficaz

(não importa a que fim se destina o texto: a redação deve ser clara, coerente e estilisticamente agradável)

1 . Evite usar uma linguagem rebuscada ou expressões que você não usa no dia-a-dia. O ideal é o equilíbrio. Mas também não caia no outro extremo. Evite usar palavras ou estilo excessivamente formais.Linguagem equilibrada Podemos dizer que escrever bem é o mesmo que “falar no papel”. de maneira simples e organizada. sendo coloquial ou informal em excesso. .

evite usar o mesmo termo repetidamente. .2 – Vocabulário variado Não repita a mesma palavra muitas vezes ao longo do texto. evite demasiada terminologia técnica se o texto for dirigido a leigos. Da mesma forma. Ao escrever. use sinônimos adequados aos contextos.

prefira escrever uma palavra portuguesa a um termo estrangeiro. market share. barriga. . Assim. evitando o uso de jargões. downsizing ou press release. evita mal-entendidos e um pedantismo desnecessário.3 . data venia.Linguajar claro  Use uma linguagem que seja entendida por todos. Ninguém é obrigado a saber o que é job. Sempre que puder. default.

Vocabulário  Evite usar abreviaturas ou siglas pouco conhecidas do leitor leigo. Você pode escrever sem problemas: "A pesquisa foi realizada pelo IBGE". Já "Os questionários serão aplicados pela ACVP" não quer dizer muita coisa. .4 . Escreva por extenso. principalmente se a abreviação não for muito conhecida.

meio e fim. apresente o tema. Ou seja.início.Organicidade  Desenvolva o texto sempre em três partes coerentes . desenvolva-o e faça uma conclusão sobre o que foi tratado.5 . . Cada parágrafo do texto deve ter essa estrutura interna.

de três ou quatro linhas. não escreva dois. Da mesma forma.6 – Objetividade e simplicidade  Seja objetivo. Se puder passar seu recado em um parágrafo. Parágrafos curtos são mais fáceis e agradáveis de ler do que longos. A simplicidade é uma virtude. . Quanto menor e mais "enxuto" for o seu texto. não escreva frases longas. mais chance ele terá de ser compreendido totalmente.

em dezembro. pela empresa. Evite frases intercaladas. No lugar de "os novos produtos serão lançados. escreva: "o departamento de marketing da empresa irá lançar os novos produtos em todo o Brasil. .7 – Ordem direta  Prefira a ordem direta e a voz ativa. através do departamento de marketing". em todo o Brasil. em dezembro".

Um texto com perguntas em excesso cansa o leitor. . Da mesma forma. "Você sabia que sua opinião é muito importante para nós? Que o seu bem-estar é nosso objetivo? Que nossos produtos foram feitos para tornar sua vida mais fácil?" Muito chato e sem criatividade.8 – Pontuação “sóbria”  Seja moderado no emprego de pontos de interrogação ou exclamação. os pontos de exclamação devem ser utilizados em casos bastante específicos.

9 – Ortografia e vocabulário  Ao escrever palavras ou expressões pouco conhecidas. ratificar e retificar. infligir e infringir. ir de encontro a. . Na Língua há muitos “pares” que se prestam a confusões.. insipiente e incipiente.. confirme se a grafia está correta e se o sentido é adequado. cessão e sessão. ir ao encontro de. como seção.

10 . Na revisão. esclarecer possíveis ambigüidades. Não basta ser compreensível. . enfim. é necessário ser evidente. tudo em nome da clareza. não hesite em cortar os excessos.Reler e reescrever  Um redator interessado em comunicar suas idéias relê várias vezes o texto que produziu. modificando-o para que o retorno seja garantido. acertar o vocabulário.

o diretor chamou seu secretário. (obscuridade) Antes de o astro-rei surgir no firmamento. O afastamento de nosso colega não ocorreu por culpa sua.Alguns exemplos de problemas de clareza  O diretor convenceu o gerente a ficar um dia em sua casa. (ambigüidade)   O gerente que não escreve o que diz. (ambigüidade)  não é difícil prever as situações conflitivas em sua empresa. (circunlóquio) .

(inversão da ordem gera confusão)  .   O computador é um acessório na empresa (não fundamental).  Não entregue o documento agora. Não. entregue o documento agora.. O computador é um assessório na empresa (auxiliar). (pontuação)  De todos os empregados. antes de novembro.Mais uns exemplos.. informamos que os salários a empresa reajustará.

sempre que possível. estabelece-se a anarquia e a baderna. com um sorriso nos lábios! O governo prometeu criar novas frentes de trabalho imediatamente. É impressionante como as pessoas teorizam sobre a Internet. sem perceber a sua essência. Meu coordenador é louco por cavalos. porque liberdade é uma coisa e libertinagem é outra. indique o problema e a solução. O Pontífice conhece muitos países do mundo. mas isso é só um pequeno detalhe de seu currículo.As seguintes frases apresentam problemas de correção ou de incompreensão. . Os jornalistas convocaram o político para debater publicamente algumas de suas declarações. Quando se fala em liberdade de expressão.         Encare os problemas de frente e. Se não houver algum tipo de censura. deve-se tomar cuidado. A viúva do falecido general do exército assinou o documento. isso o deixa feliz.

.  Não haverão mais segredos entre eu e você.  . a moça chorava em vez de rir.  Não o vejo a dois anos.  O repórter não estava ao par do assunto.  A cerca de duas horas encerramos o expediente.  Derrepente começou a rir e porisso foi repreendida.Mais algumas.  Aonde se acham nossos concorrentes?  Falamos a cerca de teatro. De tão nervosa..  Queria muito falar consigo!  Pediu pra mim fazer o trabalho por ele.  O carro derrapou e foi ao encontro do poste.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful