You are on page 1of 30

POLUIO DO AR

A radiao terrestre e as concentraes de gases de efeito estufa resultam na intensificao do efeito que naturalmente j se processa na atmosfera da Terra h bilhes de anos

pela presena de vapor d'gua, nitrognio, oxignio, dixido de carbono, monxido de carbono, metano, xido nitroso, xido ntrico e oznio.

Compostos Sulfurosos Os Compostos sulfurosos so representados em sua maior parte pelo dixido de enxofre e pelo gs sulfdrico,

encontrado em concentraes variveis no ar das grandes cidades. O dixido de enxofre formado principalmente pela combusto dos derivados de petrleo e do carvo mineral.

O dixido de enxofre provoca problemas no sistema respiratrio e causa de bronquites e distrbios graves, como o enfisema pulmonar. No ar o dixido de enxofre pode ser transformado em trixido de enxofre, que, para as vias respiratrias, ainda mais irritante que o primeiro.

Os vegetais so sensveis aos xido de enxofre: suas folhas amarelecem e, sob altas concentraes de xido, eles chegam a morrer.

Compostos Nitrogenados

O dixido de nitrognio o poluente produzido pelas descargas dos motores de automveis, especialmente os movidos a leo diesel e gasolina.

Os xido de nitrognio constituem a nvoa seca (smog fotoqumico) que se forma sobre grandes cidades, por ao das radiaes solares sobre os gases expelidos pelos veculos automotores.

txico para as vias respiratrias, provocando enfisema pulmonar. Reduz a fotossntese nas plantas e danificada a pintura de carros e outros objetos, pois altera as tintas.

Poluente: oznio. Principais fontes de emisso: formado pela reao dos hidrocarbonetos e xido de nitrognio na presena de luz solar.

Danos sade: irritaes nos olhos e vias respiratrias, diminuio da capacidade pulmonar, envelheciment o precoce e corroso dos tecidos. Pessoas com asma so mais suscetveis aos efeitos do oznio.

Poluente: hidrocarboneto. Principais fontes de emisso: carros a gasolina (53%), veculos a diesel (21%), carros a lcool (19%).

Danos sade: os hidrocarbonetos diminuem a capacidade sangnea de transportar oxignio e afetam os sistemas cardiovascular e nervoso e os pulmes. Os hidriocarbonetos aromticos (benzeno, tolueno e xileno) so cancergeno.

Poluente: dixido de nitrognio. Principais fontes de emisso: veculos a diesel (81%), carros a gasolina (10%), carros a lcool (5%).

Danos sade: pode penetrar profundamente no sistema respiratrio e dar origem a substncia mutagnicas e carcinognicas . tambm um irritante podendo conduzir a sintomas que lembram os do enfisema.

Poluente: dixido de enxofre. Principais fontes de emisso: veculos a diesel (77%), indstrias (15%), carros a gasolina (8%).

Danos sade: altas concentraes provocam irritaes no sistema respiratrio e problemas cardiovascular es. A concentrao desse poluente tem se mantido abaixo do nveis aceitveis nos ltimos dez anos.

Destruio da camada de oznio

O sol produz a chamada radiao ultravioleta, que perigosa para os seres vivos. O oznio um gs que forma, na atmosfera, um filtro natural capaz de impedir a passagem da radiao ultravioleta.

Se a camada de oznio fosse destruda, a vida da terra estaria seriamente ameaada.Entre os principais destruidores da camada de oznio esto os clorofluorcarbon os (CFC), usados em ciclos de refrigerao e nas embalagens do tipo aerossol.

Quem so mais atingidos so, crianas, idosos, indivduos com problemas respiratrio ou cardacos e pessoas que se exercitam em momentos de pico de poluio (a atividade fsica aumenta em at cinco vezes o consumo do ar, potencializando os efeitos negativos do oznio).

You might also like