MBA em Projetos

GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES EM PROJETOS
(material padronizado)

Professora: Denise Oldenburg Basgal denisebasgal@fgvpr.br 2010
Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos

• Agenda
 I - O Gerenciamento de Aquisições em Projetos  II - Planejar as Aquisições  III - Conduzir as Aquisições  IV - Administrar as Aquisições  V - Encerrar as Aquisições

• Metodologia • Critério de avaliação

Gerenciamento de Aquisições em Projetos

2

MBA em Projetos

Bibliografia
• Xavier, Carlos Magno e outros – Gerenciamento de Aquisições em Projetos – Editora FGV – 2006 • PMI - PMBOK (Project Management Body of Knowledge) – 2008 – capítulo 12 • Xavier, Carlos Magno e outros – “Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware” – Brasport – 2005 • BRASIL. Normas para licitações e contratos na administração pública – Lei n° 8.666/1993 e suas alterações. Brasília, Imprensa Nacional, 1993

Gerenciamento de Aquisições em Projetos

3

MBA em Projetos

“DIGA-ME E ESQUECEREI ENSINA-ME E LEMBRAREI ENVOLVA-ME E APRENDEREI” Paulo Freire Gerenciamento de Aquisições em Projetos 4 MBA em Projetos .

Estudo de Caso "Canudo" Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos .

fita adesiva.Estudo de Caso "Canudo" Sua equipe tem de executar um projeto contendo os elementos a seguir:  Uma ponte: com no mínimo 30 cm de comprimento (vão-luz) e no mínimo 5 cm de altura  Uma torre móvel deve permanecer sobre a ponte. A altura da torre deve ser a máxima possível. Material: Canudos de plástico. O ponto alto da torre suportará um copo de plástico contendo água até a sua metade. Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos . copos de plástico.

Estudo de Caso "Canudo" A estrutura tem que ser a mais atraente possível. Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos . Cada equipe nomeará um representante que pode fazer perguntas a professora. Ela representa um cliente que necessita do produto. segura e forte.

Ela será a única responsável pela decisão do melhor Projeto. portanto da equipe vencedora. O melhor protótipo será escolhido. A professora ficará disponível durante o jogo para responder as possíveis perguntas dos representantes.Estudo de Caso "Canudo" O propósito do jogo é construir o protótipo do produto. Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos .

Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos . Cada canudo vale 1 ponto.Estudo de Caso "Canudo" O tempo previsto é 30 minutos. Ao fim do tempo previsto. cada equipe terá de apresentar ao grupo o protótipo. indicando o total de pontos.

Atendeu as necessidades e expectativas do Cliente? Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos .Estudo de Caso "Canudo" 1. Equipes consultaram clientes para esclarecimentos? 5. Equipes produziram desenhos antes de produzir a ponte. reduzindo os desperdícios? 7. Cliente definiu critérios pouco objetivos para a escolha do contratado. Problema foi colocado em termos de especificações e não pelo seu objetivo. Qual era o critério de sucesso? 2. Como assegurar igualdade de condições na licitação? 3. Equipes apresentaram proposta técnico-comercial? 6. Prazos definidos pelo Cliente foram suficientes? 4.

Conduzir as Aquisições IV .O Gerenciamento de Aquisições em Projetos II .SUMÁRIO I .Administrar as Aquisições V .Encerrar as Aquisições Gerenciamento de Aquisições em Projetos 11 MBA em Projetos .Planejar as Aquisições III .

serviços ou resultados necessários de fora da equipe do projeto (PMBOK) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 12 MBA em Projetos .O Gerenciamento de Aquisições em Projetos  O gerenciamento de aquisições do projeto inclui os processos para comprar ou adquirir os produtos.

Aspectos considerados na Metodologia de GP Gerenciamento de Aquisições em Projetos 13 MBA em Projetos .

Aspectos considerados na Metodologia de GP Gerenciamento de Aquisições em Projetos 14 MBA em Projetos .

Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos .

O que significa Gerenciamento de Aquisições / Suprimentos (Procurement)? CONHECER BUSCAR CONTRATAR DISPONIBILIZAR A metodologia apresentada neste curso tem a ótica do COMPRADOR Gerenciamento de Aquisições em Projetos 16 MBA em Projetos .

.. ATIVIDADE Pintura do condomínio (página 35) Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos .Vamos trabalhar.

porque quem você contratou não foi capaz de fazer aquilo que deveria fazer. isso é tudo. mas também não é sábio pagar pouco • Quando você paga muito você perde um pouco de dinheiro. às vezes você perde tudo. • Quando você paga muito pouco.A PRIMEIRA LEI DO PROCUREMENT • Não é sábio pagar muito. • A lei maior do equilíbrio dos negócios torna impossível pagar pouco e ganhar muito JOHN RUSKIN (1819-1900) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 18 MBA em Projetos .

Pessoal RH Custo Risco 19 Plano de Qualidade Qualidade Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos .Interfaces entre as áreas Integração Escopo WBS + Dicionário Plano Integrado de Mudanças Comunicações Plano de Comunicação Cronograma Tempo Orçamento Plano de Resposta a Riscos Aquisições Plano Ger.

Logística.O Gerenciamento de aquisições como parte da estratégia de condução do projeto ESCOPO DO PROJETO X ESCOPO DO CLIENTE Depende da estratégia de condução do projeto Plano do Projeto. Administração de contratos etc. Contratações. Escopo do cliente Deliverables do cliente Escopo do Projeto Gerenciamento de Aquisições em Projetos 20 MBA em Projetos .

Processos de Gerenciamento de Aquisições (PMBOK) 2008 (4ª edição) Planejar as aquisições  Planejamento Conduzir as aquisições  Execução Administrar as aquisições  Monitoramento e Controle Encerrar as aquisições  Encerramento Gerenciamento de Aquisições em Projetos 21 MBA em Projetos .

Processos de Gerenciamento de Aquisições (PMBOK) 2004 (3ª edição) Planejar compras e aquisições  Planejamento Planejar a contratação  Planejamento Solicitar respostas de fornecedores  Execução 2008 (4ª edição) Planejar as aquisições  Planejamento Conduzir as aquisições  Execução Administrar as aquisições  Monitoramento e Controle Encerrar as aquisições  Encerramento Selecionar fornecedores  Execução Administração de contrato  Monitoramento e Controle Encerramento do contrato  Encerramento Gerenciamento de Aquisições em Projetos 22 MBA em Projetos .

Administrar as Aquisições V .Encerrar as Aquisições Gerenciamento de Aquisições em Projetos 23 MBA em Projetos .Planejar as Aquisições III .Conduzir as Aquisições IV .O Gerenciamento de Aquisições em Projetos II .SUMÁRIO I .

O planejamento das aquisições como parte do Planejamento do Projeto Iniciação do Projeto Identificar os stakeholders P1 Selecionar o projeto I1 Autorizar o início do projeto I2 Elaborar a Declaração do Escopo P3 Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto P4 Planejar as aquisições P8 Mobilizar a equipe de planejamento P2 Calcular os custos Planejamento do Projeto Elaborar o cronograma P5 Planejar as respostas aos riscos P9 Planejar a qualidade P10 Planejar os recursos humanos P11 Consolidar o Plano do Projeto P12 Execução do Projeto Gerenciar a execução do Plano do Projeto E1 Integração $ Custo Comunicação Escopo Qualidade Risco $ P6 Encerramento do Projeto Registrar as lições aprendidas F1 Encerrar o projeto F2 Tempo RH Aquisições Planejar as comunicações P7 Monitoramento e Controle do Projeto Monitorar e controlar o trabalho do projeto ® C1 Controlar as mudanças no Plano do Projeto C2 Gerenciamento de Aquisições em Projetos 24 MBA em Projetos .

ATIVIDADE (seleção do projeto) Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos .Vamos trabalhar...

PLANEJAR AS AQUISIÇÕES II.3 – Planejamento de cada Aquisição II. Convite) II.3. Edital.II .3.5 – Documento de Aquisição (RFP.3. RFQ.6 – Contrato (Tipo / Minuta) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 26 MBA em Projetos .3.3 – Declaração do Trabalho (Especificação) II.4 – Critérios de Avaliação de Fornecedores II.3.3.1 – EAP da Aquisição II.2 – Registro de Riscos II.2 – Mapa de Aquisições / Plano de Gerenciamento das Aquisições II.1 – Análise Make or Buy II.

O QUE CONTRATAMOS EM PROJETOS? • Pacotes de trabalho. será necessária a contratação dos mesmos. Gerenciamento de Aquisições em Projetos 27 MBA em Projetos . • Um conjunto de pacotes de trabalho e /ou recursos. • Recursos (materiais. com o objetivo de elaborar um pacote de contratação. equipamentos e pessoas) necessários e não disponíveis para o trabalho que será feito visando à entrega de pacotes de trabalho. Caso esses recursos não estejam disponíveis na organização.

Existência de fornecedores confiáveis. Restrições de prazo. Restrições de custo.O que levar em consideração na Análise Make-or-Buy? • • • • • • • Capacidade (quantidade e qualidade) da equipe. Necessidade de fornecimento especializado. Restrições de subcontratação. Gerenciamento de Aquisições em Projetos 28 MBA em Projetos . Necessidade de absorção da tecnologia.

3 – Declaração do Trabalho (Especificação) II. RFQ.3 – Planejamento de cada Aquisição II.4 – Critérios de Avaliação de Fornecedores II. Convite) II.3.II .3. Edital.2 – Registro de Riscos II.3.3.6 – Contrato (Tipo / Minuta) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 29 MBA em Projetos .5 – Documento de Aquisição (RFP.1 – EAP da Aquisição II.PLANEJAR AS AQUISIÇÕES II.3.3.2 – Mapa de Aquisições / Plano de Gerenciamento das Aquisições II.1 – Análise Make or Buy II.

EAP VENDOR LIST ORÇAMENTO PRAZO Gerenciamento de Aquisições em Projetos 30 MBA em Projetos .MAPA DE AQUISIÇÕES DO PROJETO <Nome da Empresa/Órgão > Projeto: <nome> MAPA DE AQUISIÇÕES DO PROJETO ITEM DESCRIÇÃO QUANT REF.

é necessário planejar as aquisições mesmo sem ter um plano.Plano de Gerenciamento de Aquisições • Deve descrever como serão administrados os processos de aquisição de bens e serviços. Porém. • Somente os projetos intensivos em contratação necessitam de um plano. Plano de Gerenciamento de Aquisições X Planejamento das Aquisições Gerenciamento de Aquisições em Projetos 31 MBA em Projetos . • Algumas empresas possuem normas / políticas organizacionais para as aquisições (basta referenciar).

2 – Mapa de Aquisições / Plano de Gerenciamento das Aquisições II.6 – Contrato (Tipo / Minuta) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 32 MBA em Projetos .4 – Critérios de Avaliação de Fornecedores II.3.2 – Registro de Riscos II.3 – Planejamento de cada Aquisição II.3.3.PLANEJAR AS AQUISIÇÕES II.3 – Declaração do Trabalho (Especificação) II.3.1 – Análise Make or Buy II.3. Convite) II.5 – Documento de Aquisição (RFP.II . RFQ.1 – EAP da Aquisição II.3. Edital.

Planejar o Escopo das Aquisições do Projeto Planejar os processos de aquisição do que será contratado Planejar a administração das aquisições Planejar o encerramento das aquisições Gerenciamento de Aquisições em Projetos 33 MBA em Projetos .

Gerenciamento de Aquisições em Projetos 34 Exemplo EAP com Gerenciamento Aquisição MBA em Projetos .

Gerenciamento de Aquisições em Projetos 35 Exemplo EAP com Gerenciamento Aquisição MBA em Projetos .

1 – EAP da Aquisição II. RFQ.PLANEJAR AS AQUISIÇÕES II.3 – Declaração do Trabalho (Especificação) II.2 – Mapa de Aquisições / Plano de Gerenciamento das Aquisições II.3.5 – Documento de Aquisição (RFP.II .3.4 – Critérios de Avaliação de Fornecedores II.3.6 – Contrato (Tipo / Minuta) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 36 MBA em Projetos .3.3 – Planejamento de cada Aquisição II.3.2 – Registro de Riscos II. Edital.3.1 – Análise Make or Buy II. Convite) II.

Gerenciamento de Aquisições em Projetos 37 MBA em Projetos .Análise de riscos da aquisição Podemos responder aos riscos de uma aquisição:      Nas especificações (ESP). utilizando critérios de avaliação obrigatórios e/ou facultativos (SEL). Na administração do contrato (ADM). No processo de seleção do fornecedor. Na escolha (pré-qualificação) das empresas convidadas a participar do processo de seleção do fornecedor (PQ). Em cláusulas contratuais que protejam os principais objetivos do projeto e os direitos daí decorrentes (CONT).

Custos Gerenciamento de Aquisições em Projetos 38 MBA em Projetos .O fornecedor também responde aos seus riscos Lembre-se que o preço do fornecedor é formado por: Impostos Lucro Reservas para Riscos Quando estiver transferindo riscos. espere aumento de preço.

Exemplo Procurar a causa Evento de Risco Resposta ao Risco Momento da Resposta ao Risco ESP CONT ADM CONT ADM Não funcionamento adequado da turbina ao testar em campo Atraso na entrega da turbina Realizar testes de garantia de qualidade durante e após a fabricação no fabricante Multa contratual Diligenciamento* da fabricação (*) A atividade de diligenciamento compreende todas as ações necessárias para permitir que o produto a ser fornecido. de acordo com as especificações técnicas aplicáveis e dentro dos padrões de qualidade esperados pelo Cliente. 39 Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos . montado ou colocado em funcionamento seja entregue no prazo.

montado ou colocado em funcionamento seja entregue no prazo.Exemplo Procurar a causa Evento de Risco Não funcionamento adequado da turbina ao testar em campo Atraso na entrega da turbina Exercício Escolher Resposta ao Risco Momento da ao umaResposta Risco Realizar testes de garantia de qualidade ESP contratação durante e após a fabricação no fabricante CONT ADM e apresentar Multa contratual CONT três riscos e Diligenciamento* da fabricação ADM suas respostas (*) A atividade de diligenciamento compreende todas as ações necessárias para permitir que o produto a ser fornecido. de acordo com as especificações técnicas aplicáveis e dentro dos padrões de qualidade esperados pelo Cliente. 40 Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos .

4 – Critérios de Avaliação de Fornecedores II.3.3 – Planejamento de cada Aquisição II.II .3.3.5 – Documento de Aquisição (RFP.3.6 – Contrato (Tipo / Minuta) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 41 MBA em Projetos .3.PLANEJAR AS AQUISIÇÕES II.2 – Registro de Riscos II.1 – Análise Make or Buy II. Convite) II.3 – Declaração do Trabalho (Especificação) II.3. RFQ. Edital.1 – EAP da Aquisição II.2 – Mapa de Aquisições / Plano de Gerenciamento das Aquisições II.

Declaração do trabalho
Statement of Work (SOW) • Especificação / Descrição do item a ser comprado em detalhe, tal que, os potenciais fornecedores possam avaliar se são capazes de fornecê-lo Ex.: memorial descritivo ou o objeto de uma licitação

JÁ TOMEI BANHO

MM... FOI RÁPIDO.

Gerenciamento de Aquisições em Projetos

42

MBA em Projetos

A PONDERAÇÃO NA EAP DO OBJETO DA CONTRATAÇÃO
ITEM DESCRIÇÃO PESO QUANT MEDIÇÃO AVANÇO FÍSICO

1 2

Fornecimento Equipamento Instalação

40% 14%

1 1

100% 0%

40% 0%

3
4

Obra Civil
Treinamento

24%
10%

1
4

50%
25%

12%
2,5%

5
6

Manuais
Operação Assistida

2%
10%

2
1

50%
0% TOTAL

1%
0% 55,5%
MBA em Projetos

Gerenciamento de Aquisições em Projetos

43

A PONDERAÇÃO NA EAP DO OBJETO DA CONTRATAÇÃO

• Pesos na EAP do contrato representam um acordo entre os envolvidos em relação à importância dada às entregas de um projeto, tanto para a medição do avanço físico como para o cumprimento de desembolsos financeiros.
• Atribuímos portanto os pesos de acordo com a importância de cada item da EAP para o projeto, podendo ser levada em consideração: custo; participação no caminho crítico; importância estratégica para o cliente etc.
Gerenciamento de Aquisições em Projetos

44

MBA em Projetos

Ligado 20%.O estabelecimento de critérios de medição • Os critérios de medição correspondem ao aceite parcial / total de cada entrega do projeto e contribuem para o estabelecimento do avanço físico do projeto • Exemplos: – Materiais elétricos (Eletrodutos e acessórios): Critério = 0 ou 100% – Suportes = Fabricado 60%. Montado 40% – Cabos Força/Comando e Iluminação: Lançado 70%. teste continuidade 10% 45 Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos .

Convite) II.5 – Documento de Aquisição (RFP.3.3.3.2 – Mapa de Aquisições / Plano de Gerenciamento das Aquisições II. Edital.6 – Contrato (Tipo / Minuta) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 46 MBA em Projetos . RFQ.3.3 – Planejamento de cada Aquisição II.PLANEJAR AS AQUISIÇÕES II.II .2 – Registro de Riscos II.3.4 – Critérios de Avaliação de Fornecedores II.1 – EAP da Aquisição II.3.3 – Declaração do Trabalho (Especificação) II.1 – Análise Make or Buy II.

Objetivo a atingir ESCOPO + PREÇO + PRAZO + QUALIDADE  Selecionar o melhor ponto de equilíbrio entre as quatro necessidades ( a proposta mais vantajosa) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 47 MBA em Projetos .

obrigatórios) / habilitação Classificatórios / julgamento.Critérios de avaliação  Eliminatórios (pré-requisitos. Formas de classificação:  Menor Preço  Melhor Técnica  Melhor Técnica e Preço Gerenciamento de Aquisições em Projetos 48 MBA em Projetos .

atestados e visitas aos clientes e ao próprio fornecedor são instrumentos de verificação de capacitação • Atendimento aos requisitos obrigatórios do Memorial Descritivo / especificação (SOW) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 49 MBA em Projetos .: Referências. desempenho em contratos anteriores) Obs. regularização jurídica e fiscal. capacidade de produção.Critérios de avaliação eliminatórios • Atendimento às cláusulas obrigatórias do Instrumento de Consulta (capacidade financeira. capacidade e experiência técnica.

tecnologia) • Redução de prazos • Preço e / ou condições de pagamento • Garantias acima do mínimo especificado • Capacidade técnica • Capacidade de gerenciamento • Qualificação da equipe técnica e / ou gerencial • Posicionamento no mercado Gerenciamento de Aquisições em Projetos 50 MBA em Projetos . serviços agregados. Devem exceder aos itens obrigatórios •Oferta acima dos requisitos (opcionais.Critérios de avaliação classificatórios => Irão diferenciar as propostas.

77 Gerenciamento de Aquisições em Projetos 51 MBA em Projetos . AF  FP  IP  10  FP   IT IP  VMP VP Preço de A = R$ 100. VMP= valor da proposta de menor preço global dentre todas as propostas habilitadas. IP = índice de preço da proposta. IT = índice técnico da proposta.00 Preço de C = R$ 130.Avaliação Técnica e Preço (classificação) Onde: AF = avaliação final da proposta.00 Preço de B = R$ 120. FP = fator de ponderação Onde: IP = índice de preço da proposta.83 IPc = 100/130 = 0. VP = valor do preço global da proposta em exame.00 IPa = 100/100 = 1 IPb = 100/120 = 0.

Gerenciamento de Aquisições em Projetos 52 MBA em Projetos . MNT = maior nota técnica dentre todas as propostas. Q = pontuação obtida para a proposta no critério qualidade. NT = nota técnica da proposta em exame.Q + 3. E = pontuação obtida para a proposta no critério prazo de entrega. IT  NT MNT NT = 7.E ------------10 Onde: NT = nota técnica da proposta em exame.Avaliação Técnica e Preço (classificação) Onde: IT = índice técnico.

Prazo para instalação e disponibilidade do equipamento. inferior a 170 dias e superior ou igual a 160 dias. oferecido pelo PROPONENTE. 3. oferecido pelo PROPONENTE. inferior a 180 dias e superior ou igual a 170 dias. 2. O Proponente apresentou quatro (4) atestados de fornecimento do equipamento no último ano 3. Prazo para instalação e disponibilidade do equipamento. O fabricante possui certificação ISO 9000 para o processo de fabricação do equipamento 2. inferior a 160 dias. O Proponente apresentou três (3) atestados de fornecimento do equipamento no último ano 4. oferecido pelo PROPONENTE. PONTUAÇÃO Q1 = 4 (quatro) Q2 = 6 (seis) Q3 = 5 (cinco) Q4 = 3 (três) PONTUAÇÃO E1 = 10 (dez) E2 = 5 (cinco) E3 = 3 (três) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 53 MBA em Projetos .CRITÉRIO QUALIDADE (Q) 1. O Proponente apresentou dois (2) atestados de fornecimento do equipamento no último ano CRITÉRIO PRAZO DE ENTREGA (E) 1. Prazo para instalação e disponibilidade do equipamento.

oferecido pelo E2 = 5 (cinco) fórmula da nota PROPONENTE. Prazo para instalação e disponibilidade do equipamento. O fabricante possui certificação ISO 9000 para o processo de fabricação do equipamento 2. Prazo para instalação e disponibilidade do equipamento. O Proponente apresentou quatro (4) atestados de fornecimento do equipamento no último ano 3. oferecido pelo E3 = 3 (três) PROPONENTE. O Proponente apresentou três (3) atestados de fornecimento do equipamento no último ano 4. Gerenciamento de Aquisições em Projetos 54 MBA em Projetos .CRITÉRIO QUALIDADE (Q) 1. Prazo para instalação e disponibilidade do equipamento. inferior a 160 dias. inferior a 170 dias e superior ou igual a 160 dias. oferecido pelo E1 = 10 (dez) obrigatórios e2 PROPONENTE. classificatórios (com a 2. O Proponente apresentou dois (2) atestados de fornecimento do equipamento no último ano PONTUAÇÃO Q1 = 4 (quatro) Q2 = 6 (seis) Q3 = 5 (cinco) Q4 = 3 (três) Exercício 2 critérios CRITÉRIO PRAZO DE ENTREGAEstabelecer (E) PONTUAÇÃO 1. inferior a 180 dias e superior ou igual a 170 dias. técnica) 3.

podendo prioridades do cliente atrasar o processo (mesmo  Prioridades são pensadas sem divulgar) previamente. levando a uma  Possibilidade de melhor qualidade da RFP questionamento dos critérios (mesmo sem divulgar) pelos proponentes  Processo de seleção mais rápido  Possibilidade de e objetivo (mesmo sem divulgar) questionamento do resultado pelos proponentes Gerenciamento de Aquisições em Projetos 55 MBA em Projetos .Vantagens X desvantagens da divulgação dos critérios de classificação Vantagens Desvantagens  Transparência do processo  Necessidade de elaboração  Proponente procura adequar sua dos critérios antes da proposta às necessidades e divulgação da RFP.

3. RFQ.4 – Critérios de Avaliação de Fornecedores II.3 – Planejamento de cada Aquisição II.3.3.5 – Documento de Aquisição (RFP.3.3.3 – Declaração do Trabalho (Especificação) II.PLANEJAR AS AQUISIÇÕES II.1 – Análise Make or Buy II.2 – Mapa de Aquisições / Plano de Gerenciamento das Aquisições II.2 – Registro de Riscos II.3.6 – Contrato (Tipo / Minuta) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 56 MBA em Projetos . Edital. Convite) II.1 – EAP da Aquisição II.II .

DOCUMENTOS DE AQUISIÇÃO São documentos usados para solicitar propostas dos potenciais fornecedores Decisão pelo menor preço Pedido de Cotação (RFQ) Solicitação de Proposta (RFP) Decisão não somente por preço Carta Convite Edital (serviço público) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 57 MBA em Projetos .

3 – Declaração do Trabalho (Especificação) II.3.4 – Critérios de Avaliação de Fornecedores II. Convite) II.2 – Mapa de Aquisições / Plano de Gerenciamento das Aquisições II. Edital.2 – Registro de Riscos II.II .3.3.5 – Documento de Aquisição (RFP.3.3.PLANEJAR AS AQUISIÇÕES II. RFQ.3 – Planejamento de cada Aquisição II.3.1 – Análise Make or Buy II.6 – Contrato (Tipo / Minuta) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 58 MBA em Projetos .1 – EAP da Aquisição II.

o contrato formal e escrito e o contrato tácito. ou seja. Gerenciamento de Aquisições em Projetos 59 MBA em Projetos . verbal ou informal.Formas de Contrato • O Código Civil Brasileiro vigente dispõe sobre a existência de formas diferenciadas de contratação.

Ambiente do contrato Contrato CLIENTE (Contratante) FORNECEDOR (Contratado) USUÁRIOS Conjunto de utilizadores ou beneficiários do contrato ou de seu objeto INTERVENIENTES Conjunto de entidades que podem influir no contrato ou em sua realização Gerenciamento de Aquisições em Projetos 60 MBA em Projetos .

Contrato O contrato é um acordo mútuo que obriga o fornecedor a entregar o produto/serviço especificado e obriga o contratante a pagar por ele => Acordo. tendo em vista a interface com o gerenciamento do projeto Gerenciamento de Aquisições em Projetos 61 MBA em Projetos . contrato. carta-contrato. pedido de compra. ordem de compra Principais itens a serem negociados (ótica do GP): • Necessidades para a adequada administração do contrato (subprojeto). carta de intenções. sub-contrato.

Negociação de cláusulas Aquisições Integração Comunicações Escopo Contrato Tempo RH Custo Qualidade Risco 62 Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos .

mais uma taxa de administração => É POSSÍVEL A COMBINAÇÃO DESSES TIPOS (CONTRATOS MISTOS) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 63 MBA em Projetos . e o fornecedor é pago de acordo com as despesas em que incorre. e o pagamento é efetuado a partir de medições de avanço no escopo contratado • Custos reembolsáveis ou Por administração (Cost Reimbursable or cost plus): o preço do contrato é aberto. ou preço fechado (Lump Sum or Fixed Price): o valor do contrato é pré-definido e fixo para o escopo contratado (sujeito apenas a reajustes econômicos) • Tempo e Material ou Preço unitário (Time & Material or Unit Price ): o contrato define tarifas e custos unitários. preço fixo.Tipos de Contrato (PMBOK) • Preço global.

Incentivos e penalidades no contrato Gerenciamento de Aquisições em Projetos 64 MBA em Projetos .

Assunção dos riscos pelas variações dos fatores formadores do preço.Agilidade quanto à modificação 5.Criação de condições indutoras à maior eficiência na equipe própria e na da contratada. 65 Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos .Energia gasta com o controle contratual 7.Características dos tipos de contrato sob a ótica do contratante POR ADMINISTRAÇAO POR PREÇOS UNITÁRIOS POR PREÇO GLOBAL 1-Facilidade de negociação e contratação 2.Flexibilidade na condução do Contrato 4. 3. 6.Necessidade de conhecimento detalhado do objeto e escopo da prestação de serviço.

Questão – Que tipo de contrato escolheria? SITUAÇÃO DO CONTRATANTE Você precisa começar imediatamente o trabalho TIPO DE CONTRATO O escopo está bem definido Você está contratando os serviços de um profissional para ampliar sua equipe Você não tem conhecimento para auditar o faturamento Você sabe exatamente o que e como precisa ser feito o escopo do contrato Gerenciamento de Aquisições em Projetos 66 MBA em Projetos .

Planejar as Aquisições III .Administrar as Aquisições V .Conduzir as Aquisições IV .O Gerenciamento de Aquisições em Projetos II .Encerrar as Aquisições Gerenciamento de Aquisições em Projetos 67 MBA em Projetos .SUMÁRIO I .

A condução das aquisições como parte da Execução do Projeto Iniciação do Projeto Identificar os stakeholders P1 Selecionar o projeto I1 Autorizar o início do projeto I2 Elaborar a Declaração do Escopo P3 Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto P4 Planejar as aquisições P8 Mobilizar a equipe de planejamento P2 Calcular os custos Planejamento do Projeto Elaborar o cronograma P5 Planejar as respostas aos riscos P9 Planejar a qualidade P10 Planejar os recursos humanos P11 Consolidar o Plano do Projeto P12 Execução do Projeto Gerenciar a execução do Plano do Projeto E1 Integração $ Custo Comunicação Escopo Qualidade Risco $ P6 Encerramento do Projeto Registrar as lições aprendidas F1 Encerrar o projeto F2 Tempo RH Aquisições Planejar as comunicações P7 Monitoramento e Controle do Projeto Monitorar e controlar o trabalho do projeto ® C1 Controlar as mudanças no Plano do Projeto C2 Gerenciamento de Aquisições em Projetos 68 MBA em Projetos .

Quem convidar para apresentar propostas? Agrupados de forma racional de acordo com as similaridades técnicas e comerciais das aquisições Lista de Fornecedores Potenciais (Vendor List) Relação de fornecedores que oferecem produtos ou serviços compatíveis com as necessidades identificadas na Lista de Aquisições Mapa de Aquisições Cadastro de fornecedores Pesquisa de mercado (RFI) Contratos e acordos comerciais em curso Gerenciamento de Aquisições em Projetos 69 MBA em Projetos .

decididas apenas por preço Quase não há diálogo entre Projeto e Fornecedores Gerenciamento de Aquisições em Projetos 70 MBA em Projetos .O Pregão Buscando as respostas – processos de consulta Leilão Reverso (pregão): Em uma janela de tempo pré-definida. e no final do prazo vence o menor preço Gerência de Suprimentos disponibiliza a consulta em um portal especializado Adequado para aquisições simples. os fornecedores apresentam seus preços.

LICITAÇÕES NO SETOR PÚBLICO • Conceituação É o procedimento administrativo pelo qual a Administração Pública seleciona candidatos aptos a celebrar acordos ou a tornarem-se permissionários ou concessionários.666/93 • Petrobras: Decreto 2. • Norma Federal: Lei 8.745/98 Gerenciamento de Aquisições em Projetos 71 MBA em Projetos .

Licitação Publica Planejamento Publicidade Especificação Edital de Licitação Abertura envelopes habilitação Propostas (Envelopes) Seladas Habilitação Abertura das Propostas dos Habilitados Julgamento / Classificação Homologação e Adjudicação Gerenciamento de Aquisições em Projetos 72 MBA em Projetos .

de 8 de agosto de 2000) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 73 MBA em Projetos .Modalidades de Licitação • • • • • • Convite Tomada de Preços Concorrência Concurso Leilão Pregão (Decreto nº 3.555.

00 (um milhão e quinhentos mil reais).00 (cento e cinqüenta mil reais). Gerenciamento de Aquisições em Projetos 74 MBA em Projetos .até R$ 650.500.para compras e serviços não referidos no inciso anterior:( a) convite .500.até R$ 150.000.até R$ 1. c) concorrência .00 (seiscentos e cinqüenta mil reais).para obras e serviços de engenharia: ( a) convite .00 (seiscentos e cinqüenta mil reais). c) concorrência .até R$ 80.00 (um milhão e quinhentos mil reais).000.000.000.acima de R$ 650.000.000. b) tomada de preços . II .00 (oitenta mil reais). b) tomada de preços .acima de R$ 1.Limites para as modalidades de licitação I .

emergência. notória especialização.) –Inexigibilidade art.: fornecedor exclusivo. concessionários etc. 25 (Ex. artistas) Gerenciamento de Aquisições em Projetos 75 MBA em Projetos . órgão público. 24 (Ex.Licitações • Afastamento: – Dispensa art.: valor.

RFQ etc. Propostas Avaliação de Propostas Short List Propostas de Finalistas Contratação Gerenciamento de Aquisições em Projetos 76 MBA em Projetos .Concorrência Privada Planejamento Publicidade Especificação Fornecedores Pré-qualificados RFP.

Planejar as Aquisições III .Encerrar as Aquisições Gerenciamento de Aquisições em Projetos 77 MBA em Projetos .SUMÁRIO I .Administrar as Aquisições V .O Gerenciamento de Aquisições em Projetos II .Conduzir as Aquisições IV .

A Administração das aquisições como parte do Monitoramento e Controle do Projeto Iniciação do Projeto Identificar os stakeholders P1 Selecionar o projeto I1 Autorizar o início do projeto I2 Elaborar a Declaração do Escopo P3 Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto P4 Planejar as aquisições P8 Mobilizar a equipe de planejamento P2 Calcular os custos Planejamento do Projeto Elaborar o cronograma P5 Planejar as respostas aos riscos P9 Planejar a qualidade P10 Planejar os recursos humanos P11 Consolidar o Plano do Projeto P12 Execução do Projeto Gerenciar a execução do Plano do Projeto E1 Integração $ Custo Comunicação Escopo Qualidade Risco $ P6 Encerramento do Projeto Registrar as lições aprendidas F1 Encerrar o projeto F2 Tempo RH Aquisições Planejar as comunicações P7 Monitoramento e Controle do Projeto Monitorar e controlar o trabalho do projeto ® C1 Controlar as mudanças no Plano do Projeto C2 Gerenciamento de Aquisições em Projetos 78 MBA em Projetos .

Administrar o Contrato O processo de gerenciar o relacionamento contratual. 79 Prazo é prazo ! Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos . monitorando e controlando o desempenho do fornecedor e executando mudanças e correções quando necessárias (PMBOK).

Respeito ao contrato pela Contratante Atitude Cobrança de respeito ao contrato por parte da Contratada Autorização de trabalho / Ordens de Serviço Auditorias (qualidade / segurança) Diligenciamentos Fiscalização Medição / Controle de qualidade Controle Integrado de Mudanças Monitoramento e Controle de Riscos Administrar Claims (pleitos / reivindicações) Avaliação do fornecedor Em projetos com múltiplos fornecedores. Gerenciamento de Aquisições em Projetos 80 MBA em Projetos . um aspecto crítico da administração de contratos é o gerenciamento das interfaces entre os contratados.

documento de uso obrigatório para registro dos eventos diários Condições de trabalho do dia Atividades realizadas e progresso medido Pessoal mobilizado Eventos relevantes O RDO tem importância comercial e jurídica. e deve ser assinado diariamente pelo preposto da contratada e pelo representante da contratante Gerenciamento de Aquisições em Projetos 81 MBA em Projetos .Relatório Diário de Obra ou Relatório De Ocorrência (RDO) Em contratos por empreitada.

Boletim de Medição (BM) Relatório padronizado para registro do avanço das atividades de contratos de empreitada. Gerenciamento de Aquisições em Projetos 82 MBA em Projetos . Período de medição Avanço medido em cada atividade Valor dos avanços medidos Custos extra-escopo ocorridos no período Despesas reembolsáveis O BM deve espelhar o escopo (EAP) do contrato.

utilizando negociação e arbitragem para resolver disputas. • Desenvolver um plano para administração do contrato. Gerenciamento de Aquisições em Projetos 83 MBA em Projetos . • Resolver claims e disputas prontamente. • Observar e respeitar os termos e condições do contrato.Melhores Práticas na Administração de Contratos • Ler e analisar o contrato. • Controlar mudanças e manter cópias atualizadas do contrato. indicando um gestor de contratos para assegurar que a organização entregue aquilo a que se propôs. antes da execução dos trabalhos. • Realizar reunião inicial (kick-off).

• Administrar o processo de faturamento e de pagamento. • Documentar as comunicações relevantes. • Preparar atas de reuniões. • Fazer o acompanhamento de todas as ações corretivas. elaborando relatórios de progresso. Gerenciamento de Aquisições em Projetos 84 MBA em Projetos . acompanhar e controlar o desempenho. • Documentar as lições aprendidas e promover a sua difusão na empresa.Melhores Práticas na Administração de Contratos • Medir.

Papéis e Responsabilidades. se aplicável. Processo para gerenciamento de mudanças. Principais Produtos e Milestones. Informações sobre o cliente e contatos principais. e Sistemática de Resolução de Reivindicações (claims). Escopo do trabalho. Plano de comunicação.Reunião de Kick-off do contrato Devem ser abordados e definidos (ou esclarecidos) aspectos tais como: Posicionamento quanto à importância do projeto. Premissas e restrições. caso aplicável. Incentivos. Gerenciamento de Aquisições em Projetos 85 MBA em Projetos . Multas e punições.

7. se aplicável. Principais Produtos e Milestones. Incentivos. Exercício 2. Plano de comunicação. caso aplicável. Multas e punições. Premissas e restrições. Processo para gerenciamento de mudanças. e Sistemática de Resolução de Reivindicações (claims). Escopo do trabalho. Informações sobre o cliente e contatos principais. Papéis e Responsabilidades.4 PG 37 Gerenciamento de Aquisições em Projetos 86 MBA em Projetos .Reunião de Kick-off do contrato Devem ser abordados e definidos (ou esclarecidos) aspectos tais como: Posicionamento quanto à importância do projeto.

Multas e punições. Processo para gerenciamento de mudanças. Gerenciamento de Aquisições em Projetos 87 MBA em Projetos . Informações sobre o cliente e contatos principais.Reunião de Kick-off do contrato Devem ser abordados e definidos (ou esclarecidos) aspectos tais como: Posicionamento quanto à importância do projeto. Plano de comunicação. Principais Produtos e Milestones. Escopo do trabalho. Incentivos. caso aplicável. Papéis e Responsabilidades. e Sistemática de Resolução de Reivindicações (claims). se aplicável. Premissas e restrições.

SUMÁRIO

I - O Gerenciamento de Aquisições em Projetos II - Planejar as Aquisições III - Conduzir as Aquisições IV - Administrar as Aquisições V - Encerrar as Aquisições

Gerenciamento de Aquisições em Projetos

88

MBA em Projetos

Processo de Encerramento das aquisições

Dá suporte ao processo Encerrar o projeto (Integração) pois envolve a confirmação de que todo o trabalho e as entregas foram aceitáveis. Este processo também envolve atividades administrativas, como a atualização de registros para refletir resultados finais e o arquivamento dessas informações para uso futuro (PMBOK)

Gerenciamento de Aquisições em Projetos

89

MBA em Projetos

Encerramento do Contrato

Termo

Modo normal de extinção do contrato, com o pleno cumprimento das obrigações por ambas as partes.

Condições de extinção a termo
• Escopo completado nas condições especificadas • Pagamentos efetuados conforme o contrato • Obrigações tributárias, trabalhistas e fiscais cumpridas • Inexistência de pendências judiciais ou arbitrais em aberto Termo de Recebimento Definitivo (TRD)

Gerenciamento de Aquisições em Projetos

90

MBA em Projetos

O arquivo do Contrato • • • • Contrato e seus aditivos Cronogramas Alterações solicitadas e aprovadas Documentações técnicas e atas de reuniões • Relatórios de desempenho • Cópias das Faturas e pagamentos • Resultados de fiscalizações Gerenciamento de Aquisições em Projetos 91 MBA em Projetos .

O Gerenciamento de Aquisições em Projetos II .Conduzir as Aquisições IV .Resumindo o que foi visto I .Planejar as Aquisições III .Administrar as Aquisições V .Encerrar as Aquisições Gerenciamento de Aquisições em Projetos 92 MBA em Projetos .

Planejar as Aquisições III .Resumindo o que foi visto I .O Gerenciamento de Aquisições em Projetos II .Conduzir as Aquisições IV .Encerrar as Aquisições Trabalho 2.Administrar as Aquisições V .1 PG 4 Gerenciamento de Aquisições em Projetos 93 MBA em Projetos .

• Alguma pergunta?? • Obrigada • Denisebasgal@fgvpr.br Gerenciamento de Aquisições em Projetos MBA em Projetos .

Carlos Magno!! Gerenciamento de Aquisições em Projetos 95 MBA em Projetos .br) Agradecimento especial ao prof.SUCESSO! (denisebasgal@fgvpr.

França. inclui o cargo de Diretora da Companhia de Habitação do Paraná – COHAPAR. Autora de trabalhos publicados no Brasil e no Exterior. Finanças Publicas e Gerenciamento de Projetos.É consultora empresarial e professora da FGV dos cursos de Gestão e Planejamento de Cidades.Argentina. Gerenciamento de Aquisições em Projetos 96 MBA em Projetos . Sua experiência em gestão pública. Presidente do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná – FUNDEPAR. Atualmente está cursando Doutorado em Administração pela Universidade Nacional de Misiones . Team Management pela FGV e Engenheira Civil pela Universidade Federal do Paraná. especialista em Administração de Cidades pela Universidade de Tecnologia de Compiegne . Secretária Municipal de Finanças e Superintendente de Comunicação da Cidade de Curitiba. Diretora de Parques e Praças.Currículo da Professora • Denise Oldenburg Basgal é Mestre em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Superior de Ciencias e Tecnologia de Lille França.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful