BRIC

•Localização •Área de Atuação •Faturamento •Influência BMF •Características da Classificação

 Informação escondidas:
 Sobre a Goldman Sachs:

A companhia recentemente obteve licença para operar com câmbio, juros e commodities na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e é atualmente uma das maiores do mercado com aproximadamente 30% das posições em aberto — um avanço notável que é devido ao fato de o banco já operar com esses ativos no mercado de balcão em Nova York Conta com 27898 empregados em mais de 20 países Faturamento $46 B USD (FY 2007) Tipo Pública (NYSE: GS) Fundação Nova Iorque, Nova Iorque (1869) Goldman Sachs é um dos maiores bancos de investimento do mundo. Fundado em 1869 por Marcus Goldman, a companhia está sediada atualmente em Nova York e mantém escritórios em muitos outros principais centros financeiros através do mundo

 

Sobre a origem do acrônimo:
•In economics, BRIC or BRICs is an acronym that refers to the fast-growing developing economies of Brazil, Russia, India, and China. The acronym was first coined and prominently used by Goldman Sachs in 2001.[1][2] Goldman Sachs argued that, since they are developing rapidly, by 2050 the combined economies of the BRICs could eclipse the combined economies of the current richest countries of the world. The four countries, combined, currently account for almost 42% of the world's population. [1] [2] •Goldman Sachs did not argue that the BRICs would organize themselves into an economic bloc, or a formal trading association, as the European Union has done.[3] However, there are strong indications that the "four BRIC countries have been seeking to form a 'political club' or 'alliance'", and thereby converting "their growing economic power into greater geopolitical clout".[4][5] On June 16, 2009, the leaders of the BRIC countries held their first summit in Yekaterinburg, and issued a declaration calling for the establishment of a multipolar world order

  

Nação G4 Reservas Naturais Economia
 

Fomento Empresas

  

América Latina População Armamento

Educação

Concentração de Renda

Infra estrutura
   

Burocracia Violência Corrupção Contrastes

B

 Informações Ocultas

O Brasil é a 8ª maior economia do mundo. Nos últimos anos o país conquistou estabilidade econômica, atraindo investimentos estrangeiros. Em 2006, o PIB brasileiro atingiu a marca de 1,888 trilhões de dólares passando países como Espanha, Canadá, Itália e França e se aproximando do Reino Unido. As exportações triplicaram em quatro anos de aproximadamente 60 bilhões de dólares em 2002 para mais de 216 bilhões de dólares em 2007. O Brasil é o maior detentor de bacias de águas doce do mundo e possui a 9ª maior reserva de petróleo do mundo após a descoberta em Novembro de 2007 na bacia de Santos. Suas reservas econômicas internacionais estão na cifra de 222 bilhões de dólares. O real se consolidou como uma moeda forte e de intensa atuação na zona latino americana. É um dos maiores fomentadores de atividades (fora os países desenvolvidos) nos continentes americano e africano através do BNDES e empresas públicas e privadas. Possui empresas de abrangência mundial nos campos petrolífero (Petrobras), exploração mineral (Vale do Rio Doce), construção de aviões (Embraer), siderurgia (Gerdau) e telecomunicações (Rede Globo), o que lhe oferece razoável vantagem em penetração comercial em diversos continentes. O Brasil é uma das nações G4, que buscam cadeiras permanentes no Conselho de Segurança da ONU.

 

[editar] Fatores geográficos O Brasil possui a quinta maior população do mundo (Lista de países por população) e também a quinta maior extensão de terra do mundo (Lista de países por área). O Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta, contando com cerca de 18% da biota global (2), um litoral de mais de 7.000 km, que permite um fácil escoamento da produção para o oceano Atlântico através dos vários portos existentes no país, e uma diversidade climática que propicia variada produção agrícola e industrial.

  

[editar] Fatores militares Ver artigo principal: Forças Armadas do Brasil O Brasil nunca passou por um momento histórico que o obrigasse a se militarizar, exceto durante a Guerra do Paraguai, sempre tendo boas relações com todos os países, mas este quadro tende a mudar devido ao objetivo do Brasil de obter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. O Brasil está coordenando a maior atividade militar em atuação no continente americano, estando à frente da MINUSTAH, força de paz (estabilizadora) atuando no Haiti. O país não possui ogivas nucleares, mas é o único pais da América Latina que domina o uso da energia nuclear. Os gastos do Brasil com as forças armadas chegam a 13,94 bilhões de dólares, mas as previsões são de que em 2008 foram investidos em torno de 18 bilhões de dólares. O país também possui um grande número de soldados, já que o alistamento no país é obrigatório, fazendo do exército brasileiro um dos maiores do mundo. O país tem a maior aeronáutica, marinha e exército da América Latina e mantem distinta superioridade em aparatos militares, com exceção na força aérea, onde Chile, Peru e Venezuela possuem relativa paridade devido a aquisições recentes. [3].

 

Fatores contrários Há vários fatores que podem impedir o crescimento brasileiro como gastos públicos altos, burocracia e tributação elevadas. O país tem problemas com a baixa qualidade da educação, infra-estrutura não satisfatória, diferenças regionais acentuadas e alta concentração de renda. Além disso, a corrupção política e a violência no Brasil são muito grandes, exigindo políticas mais eficazes no campo social, que ainda não vieram.

 Poder Militar  Território  Recursos Naturais  Energia

 Envelhecimento  Petróleo

R

 Informações Escondidas

A Federação Russa é geralmente considerada uma potência emergente devido ao seu grande poderio militar. Durante a Guerra Fria, já foi uma superpotência como União Soviética, mas entrou em decadência anos depois. Hoje, a Rússia está enriquecendo novamente, fazendo parte das economias BRIC.

 

Fatores a favor A Federação Russa Possui o mais vasto território do mundo. Dentro dele há um dos subsolos mais ricos do mundo em recursos naturais e energéticos, como Petróleo, Carvão, Cobre, Ferro, Ouro e Zinco; sendo tida como uma Superpotência energética. Herdeira da maior parte do antigo parque industrial da extinta URSS, o país é grande produtor de diversos produtos.

 

[editar] Fatores contra A Federação Russa possui uma população em envelhecimento e economia cada vez mais dependente das exportações de petróleo.

I

C

Bangladesh - Egito Indonésia Irã - México – Nigéria Paquistão Filipinas - Coréia do Sul - Turquia Vietnã

•Estabilidade macroeconômica •Maturidade política •Abertura ao comércio mundial •Qualidade na educação

•Consumo de Energia •Urbanização •Infra estrutura •Capital humano •Tecnologia

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful