You are on page 1of 39

MODELO DE TRANSFORMAÇÃO

• Qualquer operação produz bens e serviços, ou um misto dos dois, e faz isso por um processo de transformação. Recursos transformados INPUT Materiais Informações Consumidores INPUT Instalações Pessoal
Recursos de Transformação

BENS

PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

OUTPUT

SERVIÇOS

MODELO DE TRANSFORMAÇÃO
• Qualquer operação produz bens e serviços, ou um misto dos dois, e faz isso por um processo de transformação.

MODELO DE TRANSFORMAÇÃO
Qualquer atividade de produção pode ser vista conforme esse modelo inputtransformação-output.
OPERAÇÃO RECURSOS INPUT PROCESSOS DE TRANSF. OUPUTS

LINHA AÉREA

aeronave

Movimentação de passageiros

passageiros e

pilotos e equipe de bordo e cargas domésticas e internac. Cargas transp equipe de terra passageiros e cargas OPERAÇÃO LOJA DE DEPTO RECURSOS INPUT bens à venda vendedores caixas registradoras consumidores PROCESSOS DE TRANSF. exibição de bens orientação de vendedores. vendas de bens OUPUTS bens ajustados ás necessidades dos consumidores

frigoríficos PROCESSOS DE TRANSF. preparação de alimentos congelamento OUPUTS alimentos congelados PROCESSOS DE TRANSF. dentário assistentes pacientes OPERAÇÃO ZOOLÓGICO RECURSOS INPUT funcionários animais ambientes simulados visitantes OPERAÇÃO FABRICANTES DE ALIMENTOS CONGELADOS RECURSOS INPUT alimentos frescos operários equipamentos. exame e tratamento dentário orientação preventiva OUPUTS pacientes c/ dentes e gengivas saudáveis visitantes entretidos visitantes informados espécies ñ extintas. . exibição de animais educação de visitantes procriação de animais OUPUTS PROCESSOS DE TRANSF.MODELO DE TRANSFORMAÇÃO OPERAÇÃO DENTISTA RECURSOS INPUT cirurgiões dentista equip.

Recursos de transformação. 1 5 . transformados ou convertidos de alguma forma.INPUT PARA O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Os inputs para a produção podem convenientemente ser classificados em: 1. 2. Recursos transformados – aqueles que são tratados.aqueles que agem sobre os recursos transformados.

• Informações.1 . Predominantemente processadores de materias Todas as operações de manufatura Empresas de mineração e de extração Predominantemente processadores de informações Contadores Matriz de banco Predominantemente processadores de Consumidores Cabeleireiro Hotéis Operações de varejo Armazéns Serviços postais Linha de embarque de containers Empresas de transporte rodoviários Empresa de pesquisa de marketing Analista financeiro Serviços de notícias Unidade de pesquisa em universidade Empresa de telecomunicações 1 Hospital Transporte de massa rápido Teatro Parque temático Dentista 6 . • Consumidores. os recursos transformados que a produção emprega são um composto de : • Materiais. Frequentemente um deles é predominante em uma operação.RECURSOS TRANSFORMADOS Geralmente.

Empresa de navegação Tipos de instalações Navios Equipoamentos de navegação a bordo Docas Equipamentos de movimetnação de mateiais Prédios no cais Armazéns Fábrica de papel Tanques para preparação da massa Máquinas de fabricar papel Bobinadeiras Máquinas de corte Máquinas de embalagem Caldeiras para geração de vapor Operadores Químicos e engenheiros químicos Engeheiros industriais 1 Estação de rádio Equipamento de radiodifusão Estúdios e equipamentos de estúdio Transmissores Veículos externos de radiodifusão Tipos de funcionários Marinheiros Engenheiros Pessoal de cozinha Asistente de navegação Pessoal de limpeza e manutenção Disc jokeys Locutores Técnicos 7 . planejam e administram a produção. • funcionários – aqueles que operam.2 . terreno e tecnologia do processo de produção. equipamentos.RECURSOS DE TRANSFORMAÇÃO Há dois tipos de recursos de transformação que formam as “pedras fundamentais” de todas as operações: • Instalações – prédios. mantêm.

3 .Processamento de informações. 1 . 2 .PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO O propósito do processo de transformação das operações está diretamente relacionado com a natureza de seus recursos de input transformados. 1 8 .Processamento de consumidores.Processamento de materiais.

como operações de varejo. 1 9 .Processamento de materiais As operações que processam materiais podem também transformar suas propriedades físicas (como forma. Outras operações que processam materiais também mudam sua localização ( empresas de entregas de encomendas). composição ou características). Finalmente. também mudam a posse dos materiais.1 . Algumas . alguma operações de processamento de materiais estocam ou acomodam ( Armazém). Isso ocorre com a maioria das operações de manufatura.

Algumas mudam a posse da informação ( empresas de pesquisa de mercado). como as empresas de telecomunicações. os contadores fazem isso.2 . Algumas estocam a informação ( arquivos e bibliotecas ).Processamento de informações As operações que processam informações podem transformar suas propriedades informativas (isto é. Inicialmente algumas mudam a localização da informação. a forma da informação). 1 10 .

Algumas operações lidam com o estado fisiológico de seus consumidores como os hospitais. algumas operações que processam consumidores ocupam-se da transformação de seu estado psicológico como a maioria dos serviços de entretenimento ( música. Linhas aéreas. outras estocam ou mais apropriadamente acomodam ( hotéis). rádio e os parques temáticos) 1 11 . transporte de massa e empresas de ônibus mudam a localização de seus consumidores. Finalmente.3 .Processamento de consumidores As operações que processam consumidores podem também transforma-los de várias maneiras. televisão. teatro. Algumas mudam suas propriedades físicas ( cabeleireiro e cirurgiões plásticos).

1 12 . 3. 5. 6. Tangibilidade. 4. Simultaneidade. Contato com o consumidor. Transportabilidade.OUTPUT DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Os Output são o propósito dos processo de transformação são os bens e serviços. 2. Estocabilidade. e diferem entre si nos termos abaixo: Estes outputs são conceituados em termos de: 1. Qualidade.

Exemplo: Você não pode tocar a orientação de consultoria ou um corte de cabelo (embora pode. 1 13 . Geralmente. ver ou sentir os resultados desses serviços).OUTPUT DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO 1 . freqüentemente. os serviços são intangíveis. os bens são tangíveis.TANGIBILIDADE Em geral. Exemplo: Você pode tocar fisicamente um aparelho de televisão ou um jornal.

Por outro lado.OUTPUT DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO 2 . Exemplo: O serviço de “consultoria” não podem ser estocados para consumo posterior. em função de sua estocabilidade.ESTOCABILIDADE Parcialmente. Esta aula não pode ser estocada para ser consumida posteriormente. não estocáveis. geralmente. pelo menos por algum tempo após sua produção. os bens podem ser estocados. 1 14 . os serviços são.

serviços de saúde não podem ser exportados ( embora os meios de produzi-los possam). Obs. máquinas-ferramentas e câmeras de vídeo podem ser movidos. Automóveis.: Existe um novo sistema de transporte que é o eletrônico. se os serviços forem intangíveis.TRANSPORTABILIDADE Outra conseqüência da tangibilidade é a habilidade para transportar bens. Entretanto. são intransportáveis. Sendo assim alguns itens intangíveis podem ser transportados ( Musica pela internet após ter comprado o CD fisicamente) 1 15 . Por exemplo.OUTPUT DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO 3 .

O serviço fornecido na venda do CD ocorreu ao mesmo tempo da compra e foi “consumido” naquela ocasião. Os bens são quase sempre produzidos antes do consumidor recebê-los (ou mesmo os ver). um CD que você acabou de comprar foi produzido bem antes.SIMULTANEIDADE A outra principal distinção entre bens e serviços diz respeito ao timing de sua produção. Entretanto. 1 16 . Por exemplo.OUTPUT DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO 4 . os serviços são freqüentemente produzidos simultaneamente com seu consumo.

No caso dos serviços. Embora você. possivelmente nunca viu a área em que se preparam os produtos de uma padaria. provavelmente.CONTATO COM O CONSUMIDOR Em função da simultaneidade os consumidores têm baixo nível de contato com as operações que produzem os bens. 1 17 .OUTPUT DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO 5 . deve haver alto nível de contato entre consumidor e a operação. tenha comprado e consumido pão na maior parte da sua vida. por serem produzidos e consumidos simultaneamente.

(qualidade razoavelmente evidente). Entretanto. nos serviços. em geral a produção dos bens . mas também os aspectos de sua produção. não julga apenas seu resultado.OUTPUT DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO 6 .QUALIDADE Em função dos consumidores não verem. ( difícil julgar a qualidade) 1 18 . julgarão a qualidade da operação com base nos próprios bens. o consumidor que provavelmente participa da operação.

Os cinco objetivos de desempenho da Gestão da Produção • Qualidade • Rapidez • Confiabilidade • Flexibilidade • Custo .

Objetivos de desempenho: Qualidade Compreende “Fazer certo as coisas” e “na primeira vez”: • Satisfação de necessidades dos clientes – – internos externos • Redução dos custos da operação • Aumento da confiabilidade .

Objetivos de desempenho: Rapidez Compreende a melhoria do Lead Time – tempo entre o pedido e a entrega ao cliente: • Rapidez na tomada de decisões • Movimentação ágil dos materiais • Informações rápidas e corretas • Resultados: – – redução de estoques menor risco de erros .

Objetivos de desempenho: Confiabilidade Significa “fazer as coisas em tempo”: • Resulta em maior eficácia • Economia de tempo • Economia financeira • Estabilidade – obtenção dos resultados esperados .

como faz e quando faz”: • A flexibilidade da produção abrange: – – – produto / serviço composto de produtos (mix) volume – – entrega operação interna .Objetivos de desempenho: Flexibilidade Significa “a capacidade de mudar o que faz.

Objetivos de desempenho: Custo Devido à grande concorrência em preço. o custo torna-se um dos objetivos principais • Principais custos – – – – funcionários (salários e benefícios) Instalações e equipamentos tecnologia e conhecimento materiais e suprimentos .

A relação dos objetivos de desempenho e o Custo Objetivo Atingido Alta Qualidade Rapidez Confiabilidade Flexibilidade Efeito Esperado Economia de tempo e perfeição Estoque reduzido Entregas precisas Rápida adaptação .

A escolha da estratégia é uma decisão importante Oportunidades AMBIENTE ANÁLISES & DECISÕES Ameaças OBJETIVOS ESTRATÉGIAS ESTRATÉGIAS .

variedade .Efeitos externos dos objetivos de desempenho Preço baixo. lucro Prazo reduzido custo rapidez confiabilidade qualidade Conforme especificação Entrega precisa flexibilidade Inovação.

Efeitos internos dos objetivos de desempenho Custo Rapidez ciclo zero erro Qualidade produtivid ade operação precisa Confiabilidade mudança Flexibilidade .

A importância das decisões Estratégicas Decisões estratégicas significam um ”Padrão Global de decisões e ações” • Efeito abrangente na organização • Posicionamento da organização no ambiente • Alinhamento com os objetivos de longo prazo .

quando é uma impulsionadora da estratégia • Tradução em decisões produtivas dos anseios do mercado • Exploração dos recursos produtivos .O conteúdo da estratégia da produção • Reflexo de “cima para baixo” do desejo da corporação • Atividade de “baixo para cima”.

A relação dos fatores competitivos e os objetivos de desempenho FATORES COMPETITIVOS Preço baixo Alta qualidade Entrega rápida Entrega confiável OBJETIVOS Custo Qualidade Rapidez Confiabilidade .

A relação dos fatores competitivos e os objetivos de desempenho FATORES COMPETITIVOS OBJETIVOS Produtos inovadores Variedade de produtos Habilidade em alterar prazo/quantidade Flexibilidade (produto) Flexibilidade (composto) Flexibilidade (volume/entrega) .

Proteção organizacional – Alocar as responsabilidades das várias funções da organização. de modo que a função produção seja protegida do ambiente externo pelas mesmas. Proteção física – manter estoque de recursos. 1 33 .PROTEÇÃO DA PRODUÇÃO O ambiente turbulento em que a maioria das organizações faz negócios significa que a função produção está tendo que se ajustar continuamente às circunstâncias mutantes. Para Proteger a função produção de tais incertezas. devemos isola-la do ambiente externo. 2. seja input para o processo de transformação ou output. A produção é vulnerável às incertezas “ambientais” em termos de oferta e demanda. Isso pode ser feito de duas maneira: 1.

A proteção física nas operações de processamento dos consumidores significa espera por serviço. mercado de trabalho e tecnológico) que ajudaria a explorar novos desenvolvimentos. além do surgimento de conflito entre funções. A produção nunca desenvolve entendimento sobre o ambiente ( por exemplo. Freqüentemente. por sua vez. 2. 5. Ambos são caros e trabalha contra as melhorias de produção ( Just in Time). A produção nunca é exigida para assumir responsabilidade sobre suas ações. pode levar à insatisfação dos mesmos. Quando a função protetora reage. Há sempre outra função para se atribuir a culpa.DESVANTAGEM DE SE PROTEGER A PRODUÇÃO 1. a proteção física envolve a manutenção de grandes estoques de recursos de input ou de output. 1 34 . a produção “já se moveu para o problema seguinte”. 4. O período de tempo de comunicação entre a função protetora e a função produção torna as mudanças difíceis. 3. que.

Responsabilidades indiretas dos Gerentes de Produção •Informar as outras funções das oportunidades e restrições relativas à capacidade instalada de produção. •Encorajar outras funções a darem sugestões de melhoria para a área de produção. . •Discutir com outras funções sobre os planos de produção e demais planos.

(?!) •Planejar e controlar a produção. •Melhorar o desempenho da produção.Responsabilidades diretas dos Gerentes de Produção •Entender os objetivos estratégicos da produção. serviços e processos de produção. •Desenvolver uma estratégia de produção para a organização. (?!) . •Desenhar produtos.

Papel e posição competitiva . O processo de transformação.Teste Administrar a produção significa a forma como as organizações produzem bens e serviços. Entrada. planejamento e melhoria b. Estratégia. Projeto. objetivos e saídas c. abrange: a. estudado no Modelo Geral de Administração da Produção. Ambiente e objetivos d. estratégia e ambiente e.

c. b. e. Estes aspectos. no modelo geral de administração da produção. respectivamente. d. referem-se a: a. percebe-se aspectos relacionados ao manuseio e à armazenagem dos bens/serviços produzidos. Contato com consumidor e qualidade Simultaneidade e transportabilidade Tangibilidade e estocabilidade Qualidade e simultaneidade Estocabilidade e simultaneidade .Teste Nas Saídas (outputs).

capacitar a produção em: a. d. prioritariamente. b. pretende. denominado Flexibilidade. conseqüentemente. c.Teste O objetivo de desempenho da produção. como e quando fazer as coisas Diminuir o tempo entre o pedido e a entrega Fazer certo as coisas . e. o preço Fazer as coisas em tempo Mudar o que. Reduzir os custos e.