You are on page 1of 9

U N I V E R S I DA D E F E D E R A L D O C E A R Á CENTRO DE CIÊNCIAS D E PA R T A M E N T O D E G E O G R A F I A DISCIPLINA: GEOGRAFIA E ENSINO II P R O F E S S O R A : M S .

E D I VA N I B A R B O S A

PLANOS DE AULA
Hérmison Bezerra da Silva Bruna Dayane Xavier de Araújo Shirlene da Silva Castro

*Duração do bloco de aula: 2 aulas. São Paulo. *Público alvo: 1º ano ensino médio *Livro didático utilizado: “Geografia para o ensino médio: Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira. 2007. 1ª Ed. . Editora scipione.*Tema: “Problemas ambientais urbanos”.

* 1º momento: Inicia-se a aula reportando-se as temáticas das aulas anteriores (processo de urbanização no Brasil). Faz-se uma rápida revisão sobre o processo de urbanização no Brasil. sugerindo-lhes que digam o que pensam sobre os problemas ambientais das cidades e se conhecem algum. o que é proposta por Libâneo. Obs. pedindo que os estudantes falem sobre suas duvidas em relação a este conteúdo. com isto possibilitando uma ligação da nova matéria com a anterior.* * 1ª AULA: PREPARAÇÃO E INTRODUÇÃO DA MATÉRIA NOVA. (tempo estimado: 10 minutos) novo conteúdo.: anote no quadro o que eles disserem (tempo estimado: 10 minutos) * 2º momento: Com o método da tempestade mental inicie o .

celebrando o bom desempenho da turma. se houver. (tempo estimado: 15 minutos) *4º momento: Após a socialização divida-os em grupos e . compartilhe com a turma. Sugestão de imagens abaixo.*3º momento: Socialização e reflexão das falas dos estudantes. percebendo os pontos positivos e negativos. (tempo estimado: 10 minutos) inicie uma amostra de imagens de impactos ambientais urbanos a partir de recortes de jornais pedindo para que os estudantes façam a correlação entre as imagens e seu cotidiano. Faça uma rápida avaliação da aula de hoje.

.

um croqui.* * 1º momento: Usando de aula expositiva discorra sobre os vários problemas ambientais e como eles se expandiram com a urbanização do Brasil e o consumo exagerado. trabalhar com uma musica(paródia) ou um poema. Importante: Não se esqueça de estar sempre a disposição para ajudá-los. (tempo estimado: 15 minutos) atividades que estimule a criatividade. (tempo estimado: 15 minutos). Pode-se fazer uma charge sobre problemas ambientais. recorrendo a autores e ao que os estudantes entendem sobre espaço. Aborde também o conceito de espaço ligado a esta questão. porque se entende que dessa maneira o aluno poderá desenvolver suas idéias e o professor poderá avaliá-lo melhor. * 2º momento: Fazendo uso de novas linguagens proponha .

Após isso proponha a confecção de um mapa de seu próprio bairro.* 3º momento: O professor agora pode trabalhar a cartografia a fim de desenvolver a habilidade de localização e de representação dos alunos dos aspectos que se pretende trabalhar. Não se esqueça de informá-los sobre o uso da legenda nos mapas. localizando onde ficam os pontos de maiores problemas ambientais.. Onde você vê lixo? . (tempo estimado: 20 minutos). Com o uso de mapas temáticos ou não peça-os para localizar no mapa as áreas da cidade deles com maior índice de problemas ambientais e descrever esses problemas(de que tipo são e porque se localizam nesta ou naquela área) a partir do que eles conhecem ou vivenciam.

.

* Atividade de casa: Proponha aos alunos que pesquisem sobre os .* Esclareça os estudantes sobre o conteúdo da próxima aula e o que será trabalhado. mas sim de perceber seu desempenho a fim de desenvolver atividades que possam melhorar o processo de aprendizado do aluno. o trabalho com as atividades propostas. percebendo o trabalho em grupo. Claro que esta avaliação não tem o sentido de dar nota . * A avaliação se dará desde o momento em que a aula começou. etc. problemas ambientais em áreas rurais. a conclusão das atividades. para que assim eles possam fazer um comparativo entre as duas realidades. Orienteos com relação a sites onde possam pesquisar e fale sobre a importância dessa pesquisa para a próxima aula.