You are on page 1of 18

Resistncia ao corte (Tenses e deformaes)

Resistncia no drenada

Elementos do grupo
Buinino

Garcia

Clarineth Dias

Introduo
Resistncia ao corte de um solo a capacidade da solo resistir ao esforo de cisalhamento, ou seja, de reagir ao corte por cisalhamento. Todos os materiais sofrem deformaes quando esto sujeitos a esforos. Nos caso dos solos, elas podem ser imediatas ou ao longo prazo. Neste trabalho iremos abordar acerca da resistncia no drenada.

Resistncia no drenada
Numa massa de solo saturado quando submetida a um carregamento ocorre variaes de tenses totais na vizinhana do local de aplicao da carga. Estas variaes de tenses totais geram excessos de poro-presso.

Para solo de alta permeabilidade, como no caso das areias, a drenagem ocorre rapidamente, dissipando o excesso de poropresso to logo em que o carregamento aplicado. Para solos de baixa permeabilidade, como no caso das argilas, comum que quase nenhuma dissipao ocorra durante a aplicao da carga. Esta situao caracteriza uma solicitao no drenada.

De modo que uma solicitao no drenada caracterizada por 2 tipos de ensaios:

Ensaios adensado no drenado (CU); Ensaio no adensado no drenado (UU)

Ensaio adensado no drenado

As solicitaes no drenadas so tpicas de solos argilosos. portanto, o estudo do comportamento dos solos argilas realizado utilizando amostras normalmente adensadas e pradensadas.

Referente ao ensaio drenado (CD) nos solos argiloso normalmente adensados, o carregamento axial provoca reduo de volume do corpo de prova, por causa da sada de gua para fora da amostra. Mas, no ocorre quando h impedimento de drenagem, e razovel esperar que surjam poro-presses positiva devido tendncia da amostra de reduzir de volume.

Curvas tpicas do ensaio CU para solos normalmente adensados.

(a) tenso desviadora por deformao axial

(b) presso neutra por deformao

(c) variao de volume por deformao axial.

A dissipao da poro-presso aumenta a resistncia ao cisalhamento do solo. Neste caso uma obra estvel a curto prazo aumenta sua segurana com o tempo.

As argilas pr-adensadas, ensaiadas com drenagem (CD), apresentam aps pequena reduo de volume (compresso), uma dilatao, ou seja, uma absoro de gua pela amostra. J em carregamento no drenado razovel esperar que surjam poro-presses negativas, devido a tendncia de aumento de volume do corpo de prova.

Curvas tpicas do ensaio CU para solos pradensados.

(a) tenso desviadora por deformao axial

(c) variao de volume por deformao axial.

(b) presso neutra por deformao axial

O excesso de poro-presso, nas argilas pradensadas, gerado por um carregamento negativo, consequentemente, a resistncia ao cisalhamento do solo tende a diminuir com o tempo e em analise a longo prazo a estabilidade da obra diminui(este caso critico em escavaes em argila saturada fortemente pr-adensada.

Ensaio no adensado no drenado


um mtodo simplificado para se verificar o comportamento de solos de baixa permeabilidade e saturado (argila), quando submetidos a uma solicitao quase instantnea, atravs de tenses totais.

Este ensaio realizado sem permitir a drenagem em qualquer estagio do carregamento (fase de adensamento e cisalhamento). Portanto, determina-se a resistncia ao cisalhamento no drenado, mantendo-se inalteradas as condies de campo de solo no inicio do ensaio (ndice de vazio e teor de humidade).

Concluso
As solicitaes no drenadas so tpicas do solos argilosos. Sendo os ensaios no drenados e estando as amostras saturadas, so naturalmente nulas as variaes de volume e teor em gua. A tendncia para contraco (dilatao negativa) vai gera na amostra normalmente adensada excesso de presso neutra positivos, enquanto que a tendncia para expanso (dilatao positiva) gera excessos de presso neutras negativas na amostra pr-adensada.

Bibliografia
Fernandes, Manuel de Matos. Mecnica dos solos. Conceito e princpios fundamentais.2006. Jr., Ilo Ribeiro. Controle de obras. Mecanica dos solos. Resistncia ao cisalhamento das areias e argilas.2012

Obrigado

You might also like