You are on page 1of 43

Agricultura Biolgica

Desenvolvimento da Agricultura Biolgica

Desenvolvimento da Agricultura Biolgica


rea

cultivada mundialmente em Agricultura Biolgica: 31 milhes de hectares. 62 milhes de hectares de recolha de plantas silvestres, que so certificadas em Agricultura Biolgica. Mercado de agricultura biolgica em 2006: 30,9 mil milhes de euros.

Desenvolvimento da Agricultura Biolgica na Europa


Desenvolveu-se

a partir da dcada de 90.

Em

2007:

Cerca de 6,3 milhes de hectares Cerca de 160000 exploraes agrcolas Corresponde a 3,9% da rea agrcola
Itlia

o pas com maior nmero de exploraes e com maior rea.

Desenvolvimento da Agricultura Biolgica na Europa


Maiores

mercados para os produtos da agricultura biolgica:


1 Alemanha 2 Itlia 3 Frana

Maior

percentagem de mercado para a agricultura biolgica: Suia, com 4,5%. consumo per capita: Suia, com 100 euros por ano por habitante.

Maior

Desenvolvimento da Agricultura Biolgica em Portugal


Evoluo da rea (ha) de produo biolgica em Portugal (1993-2005)

Desenvolvimento da Agricultura Biolgica em Portugal


Evoluo do nmero de operadores certificados em AB em Portugal (1993-2005)

Razes que levam os consumidores a no escolherem alimentos da Agricultura Biolgica:

Preo (demasiado caros);


Dificuldade em encontrar estes alimentos em grandes superfcies e indisponibilidade de tempo para os procurar em lojas da especialidade; Satisfao com os produtos alimentares habitualmente consumidos; Falta de familiaridade com o termo biolgico e sistemas de certificao de produtos de agricultura biolgica.

Razes que levam os consumidores a escolherem alimentos da Agricultura Biolgica:

Benefcios globais na sade


Segurana

Valor nutricional
Sabor

Razes ambientais

O que a agricultura biolgica?


A

agricultura biolgica um tipo de agricultura que se caracteriza pela no utilizao de adubos artificiais, aliando os conhecimentos tradicionais s modernas tcnicas agrcolas e preservando o solo para as geraes vindouras. Melhora a fertilidade do solo e favorece a biodiversidade.

O que a agricultura biolgica?

Modo de produo agrcola sustentvel,


baseado na actividade biolgica do solo, a qual alimentada pela incorporao de matria orgnica base da fertilizao. Exclui adubos facilmente solveis e evita o recurso a produtos qumicos de sntese. Respeita o bem-estar animal, privilegiando estratgias preventivas na sanidade vegetal e animal e a implementao da diversidade na explorao.

O que a Agricultura Biolgica?

A Agricultura Biolgica um sistema de produo holstico, que promove e melhora a sade do ecossistema agrcola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biolgicos e a actividade biolgica do solo. Privilegia o uso de boas prticas de gesto da explorao agrcola, em lugar do recurso a factores de produo externos, tendo em conta que os sistemas de produo devem ser adaptados s condies regionais. Isto conseguido, sempre que possvel, atravs do uso de mtodos culturais, biolgicos e mecnicos em detrimento da utilizao de materiais sintticos.
Codex Alimentarius Comission, FAO/WHO, 1999

Para qu a agricultura biolgica?


Os principais objectivos da agricultura biolgica so: 1. Produzir alimentos de alta qualidade em suficiente quantidade; Interagir de forma construtiva e equilibrada com os sistemas e ciclos naturais; Promover e desenvolver ciclos biolgicos dentro do sistema de produo, envolvendo microorganismos, flora e fauna do solo, plantas e animais;

2.

3.

Para qu a agricultura biolgica?


4. Manter e/ou aumentar a fertilidade do solo a longo prazo;
5. Promover o correcto uso da gua e a gesto racional dos recursos hdricos e da vida neles existentes; 6. Contribuir para a conservao do solo e da gua; 7. Utilizar na medida do possvel, recursos renovveis nos sistemas agrcolas organizados localmente;

Para qu a agricultura biolgica?


8. Trabalhar, na medida do possvel, num ciclo fechado no que respeita matria orgnica (resduos das culturas, estrumes, etc.) e elementos nutritivos;
9. Trabalhar, na medida do possvel, com matrias e substncias que possam ser reutilizadas ou recicladas, tanto na explorao agrcola como fora dela; 10. Dar todas as condies de vida aos animais que lhes permitam atingir os aspectos bsicos do seu bem estar;

Para qu a agricultura biolgica?

11. Minimizar todas as formas de poluio que possam resultar de prticas agrcolas;

12. Considerar o impacto social e ecolgico do sistema agrcola;


13. Produzir produtos no alimentares com base em recursos renovveis e completamente biodegradveis (no poluentes);

Para qu a agricultura biolgica?


14. Produzir alimentos de elevada qualidade nutritiva, sem resduos de produtos qumicos txicos; 15. Reduzir ao mnimo o consumo de energia fssil e utilizar os recursos locais; 16. Permitir aos agricultores uma valorizao das suas produes dignificao da sua profisso. melhor e uma

Algumas Tcnicas da Agricultura Biolgica


Rotao de culturas; Pousio; Consociaes; Sideraes; Utilizao de leguminosas; Compostagem; Promoo da biodiversidade (fauna e flora); Controlo biolgico de pragas; Utilizao de plantas atractivas e repelentes de pragas; Biopesticidas; Feromonas, hormonas;

Rotao de culturas

sucesso de culturas de caractersticas e exigncias diferentes no espao (afolhamento) e no tempo (sequncia), durante um determinado nmero de anos, no fim do qual se retoma a mesma sucesso.

Folha 1 Folha 2 Folha 3 Folha 4

1 ano Milho Trigo Fava Cevada

2 ano Trigo Fava Cevada Milho

3 ano Fava Cevada Milho Trigo

4 ano Cevada Milho Trigo Fava

Consociaes

Associao de duas ou mais espcies


Muitas plantas contm substncias que repelem insectos, tais como: leos essenciais (Alfazema); Piretrinas (Piretro); Citrol (Erva-prncipe). Outras tm substncias que atraem insectos.

Vantagens da Consociao na horta


Plantas armadilha atraem e hospedam insectos nocivos (ex: Chagas)

Plantas aromticas mantm afastadas as pragas (ex: tomilhos)

Sebes so refgio para animais teis

Flores atraem os insectos teis (ex: Calndulas)

Efeitos das ervas


MANJERICO ERVA CIDREIRA COMINHO MENTA bom para os tomateiros, melhorando-lhe o gosto. bom para os tomateiros melhorando o crescimento. bom para amaciar a terra. Afasta os insectos e boa companheira para as bordadeiras. Melhora o gosto das cebolas e das couves. Associa-se s cenouras onde melhora o gosto.

CAMOMILA CEBOLINHA

Efeito das ervas


PETNEA Protege os feijes dos insectos. Erva bravia que cobre o terreno onde se planta o milho. Mantm os insectos afastados do feijo, da cenoura e da couve. Planta-se com o feijo e cebola para melhorar o seu gosto. Planta-se perto das roseiras e framboesa para afastar os insectos.

BELDROGA

ROSMANINHO

MALVA do MONTE

ARRUDA

Efeito das ervas


HORTEL BRANCA
FIOLHO bom para as batatas e afasta os insectos. No bom para as plantas. Favorece o crescimento e sade das roseiras e framboesa. Junto das cenouras e das batatas melhora-lhes o gosto. Melhora o gosto dos tomates e couves, afasta as borboletas.

ALHO

LINHO

HORTEL

MANJERICO

O perfume das plantas tornase melhor.

Associaes favorveis e desfavorveis entre os produtos hortcolas mais vulgares


Produto hortcola
Espargos Combina com: Tomate, salsa, manjerico. Batata, cenoura, pepino, couve- flor, couve e a maior parte das verduras. Batatas, pepino, milho, morangos e aipo. Cebola, alho gladolos No combina com:

Feijo

Feijo rasteiro

Cebola

Associaes favorveis e desfavorveis entre os produtos hortcolas mais vulgares


Produto hortcola
Milho Combina com: Batata, ervilha, feijo, pepino, abbora e cabacinha. Feijo, milho, ervilha, rabanetes e girassol. Feijo. Milho. Cebola, couve e nabo. Cebola, beterraba, couve-nabo e girassol Feijo trepador Batatas e ervilhas aromticas

No combina com:

Pepino Beringela Feijo trepador Beterraba

Associaes favorveis e desfavorveis entre os produtos hortcolas mais vulgares


Produto hortcola Combina com: Plantas aromticas, batatas, aipo, camomila, salva, hortel-pimenta, rosmaninho, beterraba e cebola. Ervilhas, alface, cebolinha, cebola, alhoporro, rosmaninho, salva e tomate. Alho-porro, tomate, feijo-verde, couve-flor e couve.

No combina com:
Morangos, tomates e feijo trepador

Famlia das couves

Cenoura

Aipo

Associaes favorveis e desfavorveis entre os produtos hortcolas mais vulgares


Produto hortcola Albarr Combina com: Cenoura. No combina com: Ervilhas e feijo

Beringela Alho-porro
Cebola e alho

Feijo. Cebola e cenoura.


Beterraba, morangos, tomate, alface e camomila.

Salsa
Abbora

Tomate e espargo.
Milho.

Utilizao de leguminosas

Possuem, ao nvel das razes, bactrias fixadoras de azoto. Vrias espcies apresentam razes associadas bactrias fixadoras de nitrognio. Rizobium, por exemplo, no feijo, ervilha, alfafa, soja, etc. .

Compostagem

Decomposio, em condies controladas, dos resduos orgnicos da prpria explorao, ou de fora. Vermicompostagem: utilizao de minhocas vermelhas.

Prticas agrcolas que permitem reduzir os danos causados pelas pragas:

cultivo de espcies em locais onde no existam as pragas que as atacam; rotao de culturas; ajuste dos ciclos de cultura, de forma a fazer coincidir a altura de maior produo com a fase do ciclo de vida em que a praga menos activa; plantao de sebes em redor das culturas, o que cria habitats para os inimigos naturais das pragas; culturas marginais, que desviam as pragas.

Controlo Biolgico
Regulao das populaes de pragas pelos seus inimigos naturais, como predadores, parasitas e agentes patognicos. Mtodo de regulao selectivo e no txico.

Larva de sirfdeo alimenta-se de pulges. Sirfdeo adulto alimenta-se de plen.

Esterilizao de insectos
Machos de insectos criados em laboratrio e tornados estreis so libertados numa zona infestada. O acasalamento com as fmeas no produz descendncia e a populao da praga diminui.

Biopesticidas:
Alguns microorganismos produzem toxinas, especficas e biodegradveis, que podem ser utilizadas como pesticidas biolgicos.

Pesticidas autorizados em AB: Insecticidas vegetais (rotenona, piretrina, azadiractina) Trata-se de insecticidas que se degradam rapidamente As toxinas Bt so aplicadas s culturas, protegendo-as das pragas de insectos, sem afectar os organismos de outros grupos.

Piscidia erythrina

Formulaes especficas de biopesticidas


Urtiga _ Urtica dioica Fetos _ Pteridium aquilinum Consolda_Symphytum officinalis Alho_Allium sativum Absinto_Artemisia absinthium Lavanda_Lavandula officinalis Piretro_Tanacetum cinerariifolium Arruda_Ruta graveolens Salva_Salvia officinalis

Utilizao de hormonas:

A aplicao de hormonas sintticas ou outras substncias que interfiram com as hormonas naturais pode impedir que se complete o ciclo de vida do insecto. A utilizao de auxinas em campos de cultivo de monocotiledneas permite controlar a proliferao de ervas daninhas.

Utilizao de feromonas:
As feromonas so substncias produzidas pelos animais e que lhes permitem estabelecer comunicao. Nos insectos, so libertadas na altura do acasalamento para atrair o parceiro.

As feromonas podem ser colocadas em armadilhas, atraindo os insectos e desviando-os das culturas. Podem, tambm, ser utilizadas para atrair os predadores ou parasitas naturais.

Fertilizantes autorizados
Incluem

correctivos e adubos;

Ex:

estrume, turfa, compostos de culturas de cogumelos, excrementos de minhocas, guano, algas, serradura, casca de rvore, cinzas de madeira, fosfato natural, sais brutos de potssio, vinhaa, carbonato de clcio, sulfato de magnsio, enxofre elementar, p de rocha, argilas,

Contributo da matria orgnica em nutrientes


Algas
Vagens de ervilhas Casulos de bichos de seda Cascas de banana e limo Cinzas de madeira dura(carvalho) Conchas Luzerna Potssio, magnsio, enxofre e ferro Potssio Azoto Potssio Potssio e clcio Clcio Magnsio, enxofre e ferro

Contributo da matria orgnica em nutrientes


Farinha de ossos Folhas modas Cascas de avel Cascas de ovo L Legumes Estrume composto Fsforo e clcio Magnsio, enxofre e ferro Azoto Clcio Fsforo Azoto Azoto e potssio

Contributo da matria orgnica em nutrientes


Milho Potssio

Peixe seco e modo


Pedra calcria moda Penas P de granito Restos da laborao do acar (no cozidos) Restos de caf Rochas fosfticas Sangue seco

Azoto e fsforo
Clcio Azoto Potssio Fsforo Azoto Fsforo Azoto

Fontes de Pesquisa
Willer, Helga and Minou Yussefi (Eds.). (2007). The World of Organic Agriculture. Statistics and Emerging Trends 2007. 9th edition, totally revised and updated. International Federation of Organic Agriculture Movements IFOAM, Bonn, Germany & Research Institute of Organic Agriculture FiBL, Frick, Switzerland. Acedido em 27 de Maro de 2009, em http://orgprints.org/10506/01/willer-yussefi-2007-p1-44.pdf. Bento, Alexandra. Seminrio A Agricultura Biolgica para o Cidado. Alimentao e Sade. A importncia dos produtos biolgicos e a Sade. AGROBIO Associao Portuguesa de Agricultura Biolgica. Acedido em 1 de Abril de 2009, em http://www.agrobio.pt. Portal So Francisco. Acedido em 1 de Abril de 2009 em http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-controle-biologico/controlebiologico-4.php Dirio do Campus de Angra do Herosmo - So Miguel. Acedido em 1 de Abril de 2009 em http://desertosedesertificacao.blogspot.com/2007/09/combate-ceratitis-capitata-moscada.html

S, Antnio Jorge. 2008. A Produo em Modo Biolgico. O Cantinho das Aromticas. Acedido em 27 de Maro de 2009 em www.lipor.pt/upload/Lipor/ficheiros/AB_Cantinho%20Aromaticas_Jorge%20Sa_GPEIFBFHF2OC.pdf.

Margarida

Branco Rodrigues
2009

Abril

You might also like