You are on page 1of 66

PLANEJAMENTO

1

For

UNIDADE 2

PLANEJAMENTO
Formadora: Camila Ribeiro milaribeiro73@hotmail.com
2

APROFUNDANDO O TEMA
UNIDADE 02 - ANO 01 Planejamento do Ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular – Língua Portuguesa

UNIDADE 02 - ANO 02 Planejamento no Ciclo de Alfabetização: objetivos e estratégias para o ensino relativo ao componente curricular – Língua Portuguesa
UNIDADE 02 - ANO 03 Planejamento do Ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho pedagógico
3

OBJETIVOS 4 .

FILME: SOM SABADELL 5 .

O que dizem as pessoas sobre planejar? O que dizem os professores? Quais são as concepções vigentes de PLANEJAMENTO? 6 .

. projetar. programar. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento.. fazer tenção ou resolução de. 3. Fazer o plano de. planificação: o planejamento de um livro. Planejar: 1. segundo roteiro e métodos determinados.].CONCEITO Planejamento: 1. elaborar um plano ou roteiro de. traçar: um bom arquiteto planejará o edifício. tencionar. de uma comemoração. Ato ou efeito de planejar. Fazer o planejamento de. Dicionário Aurélio . planificar: planejar um roubo. projetar [. 2.

NÍVEIS DE PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO DO SISTEMA EDUCACIONAL esferas governamentais PLANEJAMENTO DA ESCOLA plano global das instituições de ensino PLANEJAMENTO DE ENSINO atividade direcional e sistematizada empreendida pelo professor na sala de aula 8 .

33).] processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico..PLANEJAMENTO DE ENSINO "[. 12 . (PADILHA. envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos“. p. 2001..

PLANEJAMENTO DE ENSINO Ele pode ser organizado por período: ANUAL SEMESTRAL TRIMESTRAL BIMESTRAL SEMANAL 13 .

Planejamento de ensino: alfabetização e letramento Questões para discussão e reflexão .

Planejar para quê ? 16 .

• Para organizar ações. • Para saber o que é preciso ensinar para os alunos.• Para tomada de decisões. • Para delimitar objetivos. • Para saber onde se quer chegar. • Para resgate de princípios que embasam a prática pedagógica. 17 . • Para fazer escolhas coerentes. • Para organizar rotinas.

Necessidade de Planejar Por que é necessário planejar o ensino no ciclo de alfabetização considerando os quatro eixos direcionadores da LP? 18 .

R. SILVA.9-14). MANZONI. A. In: A Organização do Planejamento e da Rotina no Ciclo de Alfabetização na Perspectiva do Letramento (Ano 02 . 19 . S.Para não perder de vista o processo mais amplo e corrermos o risco de negligenciarmos conteúdos que são direitos de aprendizagem de nossos alunos. Planejamento no ciclo de alfabetização: objetivos e estratégias para o ensino relativo ao componente curricular . p.Língua Portuguesa.Unidade 02). M. da. P... C. M. (Ver: CRUZ. M.

Importância da organização de Planos anuais Como planejar o que vou ensinar durante um ano inteiro se nem conheço minha turma ainda? 20 .

Por isso é fundamental fazer uma avaliação diagnóstica no início do ano para delimitarmos nossos objetivos e termos o plano anual como referencial para nosso trabalho. 21 .

Importância da organização de Planos anuais Por que elaborar um plano anual se todo dia eu faço um roteiro para as minhas aulas? 23 .

visualizamos aspectos mais amplos do trabalho de alfabetização e letramento e tomamos decisões gerais concernentes ao processo ensino e aprendizagem.Ao organizarmos planos anuais. 24 .

antes mesmo de conhecê-los.O Plano Anual organiza os conhecimentos a serem desenvolvidos durante o ano letivo. mas com ênfase em cada tipo de atividade que será dirigida pelo resultado da avaliação diagnóstica. 25 . revela nossas escolhas com relação ao que vamos ensinar aos nossos alunos.

Importância da organização de Planos anuais Que decisões devem ser tomadas nesse momento? 26 .

• Definir como e quando os alunos vão começar a produzir textos – contemplando as reflexões acerca do contexto de produção. • Decidir que tipo de atividade será utilizada para desenvolver cada eixo da Língua. • Selecionar quais gêneros textuais usar e com que frequência usá-los. 27 .• Decidir critérios a serem utilizados para cada ano. • Escolher os recursos didáticos a serem utilizados.

CONCEPÇÕES DE PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO TRADICIONAL OU NORMATIVO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO .

PLANEJAMENTO TRADICIONAL OU NORMATIVO
“O planejamento é definido como mecanismo por meio do qual se obteria o controle dos fatores e das variáveis que interferem no alcance dos objetivos e resultados almejados. Nesse sentido, ele assume um caráter determinista em que o objeto do plano, a realidade, é tomada de forma estática, passiva, pois, em tese, tende a se submeter às mudanças planejadas.” (SILVA, s/d).

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “O planejamento estratégico concebe e realiza o planejamento dentro de um modelo de decisão unificado e homogeneizador.”
(SILVA, s/d)

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
“O planejamento participativo não possui um caráter meramente técnico e instrumental, à medida que parte de uma leitura de mundo crítica, que apreende e denuncia o caráter excludente e de injustiça presente em nossa realidade.”
(SILVA, s/d).

VÍDEO PARA REFLEXÃO: 35 .

. Antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a serem realizadas.. .Planejar é .

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO Existe um modelo único? Qual o modelo mais adequado? .

Espaços. critérios de avaliação MEDIDAS DE ATENÇÃO ÀS DIFERENÇAS: Programas de orientação. quando avaliar.DIMENSÕES DE UM PLANEJAMENTO COMO ENSINAR? QUANDO ENSINAR? O QUE ENSINAR? Objetivos gerais da etapa/ano Sequência de objetivos e conteúdos a trabalhar em cada etapa/ciclo Estratégias metodológicas: Princípios metodológicos. como avaliar. 39 . Tempos. Organização dos recursos materiais e humanos. Materiais AVALIAÇÃO: Estratégias e procedimentos de avaliação: O que avaliar.

2.EM GRUPO (4): (RE)PENSANDO O PLANEJAMENTO DE LP 1. Analisem os planejamentos observando. Reestruturem o exemplo recebido.ATIVIDADE 1 . e emitam um parecer para ser socializado com o grande grupo. caso necessário. o que excede. seus elementos constitutivos. 3. o que é necessário e o que é desnecessário. Discutam COMO DEVE SER ELABORADO um planejamento. . o que falta. apontando quais são os elementos indispensáveis em um planejamento. nos exemplos recebidos.

PLANEJAMENTO ADEQUAÇÃO Quando está coerente com a realidade da turma/dos indivíduos. Quando é elaborado FUNCIONALMENTE. 41 . Quando atende ao propósito de delinear TODA a ação pedagógica. e não BUROCRATICAMENTE. Quando é COMPREENDIDO por todas as pessoas que fazem parte do grupo educacional.

PLANEJAMENTO INADEQUAÇÃO Quando DESPREZA a realidade da turma/dos indivíduos. Quando o seu propósito é apenas burocrático. 42 . Quando não é ENTENDIDO por todas as pessoas que fazem parte do grupo educacional. Quando não auxilia no delineamento de TODA e qualquer ação pedagógica.

.wmv .. O que é necessário para se elaborar um bom planejamento para as classes iniciais? Como o planejamento deve delinear as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento? Nova Escola\aspectos do planejamento escolar.POR FIM.

.

segmentos e setores que constituem essa instituição e participam da mesma. ele deve ser compreendido como mecanismo de mobilização e articulação dos diferentes sujeitos.PLANEJAMENTO O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática. (SILVA. s/d) Nova Escola\escola que alfabetiza_NE.ppt . decorrente de alguma exigência superior ou mesmo de alguma instância externa à instituição. Ao contrário.

Escola que alfabetiza Caminhos para tornar uma escola alfabetizadora Karina Padial (novaescola@atleitor.br) Conheça as ações que devem ser garantidas pela equipe gestora para fazer os alunos dos anos iniciais se alfabetizarem na idade certa .com.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Título original: Como fazer da sua escola um ambiente alfabetizador DISPONÍVEL EM: HTTP://REVISTAESCOLA.COM.BR/GESTAOESCOLAR/ESCOLA-ALFABETIZADORA-732652.SHTML#AD-IMAGE-1 ACESSO EM: 23 FEV.ABRIL. 2013.Publicado em FEVEREIRO DE 2013. .

INTERVALO 15 MINUTINHOS .

São 10 jogos que contemplam diferentes tipos de conhecimentos relativos ao funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética. O Ministério da Educação distribuiu para as escolas brasileiras um conjunto de jogos destinados à alfabetização.PLANEJANDO COM JOGOS ALFABETIZADORES Jogos de Alfabetização Em 2011. Em 2013. 67 . tais materiais foram destinados pelo MEC aos sistemas que aderiram ao Pacto para Alfabetização.

Os jogos são classificados em três grandes blocos: 68 .

69 .

70 .

71 .

72 .

VISUAIS E MOTORES) *ENTREGAR POR ESCRITO ESTAS SUGESTÕES. 73 .-REUNIR-SE DE 3 EM 3 -COMPREENDER AS REGRAS DO JOGO -APRESENTAR AO GRANDE GRUPO COMO SE JOGA -DAR SUGESTÕES AO GRUPO DE COMO ADEQUAR O JOGO A UMA TURMA GRANDE E COM ALUNOS INCLUSOS (AUDITIVOS.

(enviarei por email) 74 . Analisar e listar os materiais a serem usados na turma do 2º ano. ( 21/05 – hora atividade) • Para deleite: Celso dos Santos Vasconcellos fala sobre planejamento escolar.Para casa: • Ler o texto: Materiais Didáticos no Ciclo de Alfabetização.

1995.gov. SILVA. 1992.educared.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BAFFI.htm. ______. Paulo Roberto. Instituto Paulo Freire. v. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições. Marcelo Soares Pereira da. José Carlos. 2001. Série Formação do Professor. O Planejamento em Educação: Revisando Conceitos para Mudar Concepções e Práticas.pdf . Petrópolis: Vozes. . Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e Projeto Educativo. Acesso em 27 fev. Maria Adelia Teixeira.org/educa/img_conteudo/O%20Planejamento%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o_M%20Ad elia. Coleção Magistério – 2º grau. Didática. 7. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. Disponível em: http://escoladegestores. 2013. político.mec. Planejamento e Práticas da Gestão Escolar Planejamento: concepções – UFU. São Paulo: Cortez. grupos e movimentos dos campos cultural. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. Danilo. LIBÂNEO. PADILHA. São Paulo: Libertad. ed. Acesso em: 27 fev. 1. 2000. São Paulo: Libertad. religioso e governamental.br/site/5sala_planejamento_praticas_gestao_escolar/pdf/u1_2. São Paulo: Cortez. 1994. VASCONCELLOS. Disponível em: http://www. Celso dos S. GANDIN. social. 2013.