You are on page 1of 14

AS CIDADES

O aparecimento das cidades foi uma consequncias da agricultura e da fixao do Homem num determinado lugar.

Antes do Homem se dedicar agricultura, no havia cidades, quanto muito, havia aldeias, mas sem carcter de fixao permanente, ou seja, como o Homem era essencialmente caador e recolector; ele vivia em grande intimidade com os ciclos da Natureza: ia para onde a Natureza lhe proporcionava alimento.

Como bvio, perfeitamente plausvel que os primeiros locais que mais atraram as populaes para uma fixao permanente, foram locais que pudessem garantir a sobrevivncia desses agrupamentos humanos. Assim, esses locais tinham obrigatoriamente de possuir gua (naquele tempo no havia ainda poos nem muito menos gua canalizada), pelo que os locais planos situados nas margens do rios, foram os privilegiados. Estes locais alm de fornecerem gua tambm mantinham as suas margens ricas em nutrientes, o que era ptimo para a agricultura, sendo solos frteis. E tambm forneciam alimento atravs dos peixes.

Sabemos pelo estudo da Histria, que grandes rios (como o Nilo em frica) o Tigre e o Eufrates - na Mesopotmia [actual Iraque], o Indo e o Ganges - na sia/ndia) foram o bero da grandes civilizaes, o que no de estranhar, pois reuniam as condies acima descritas. O aparecimento de cidades, que foi fruto da sedentarizao do Homem, deu origem a outras cidades e outras actividades......

Em geografia (e no s) chama-se o stio localizao exacta do espao que originalmente deu origem cidade.

A escolha desse stio, no era feita ao acaso e correspondia a determinadas necessidades: circulao, trocas comerciais, defesa. Deste modo, comearam a surgir cidades com formas diferentes e com funes diferentes.

O estudo das vrias plantas que possam existir numa mesma cidade, permite observar a evoluo desse centro urbano ao longo dos anos. A maior parte das cidades no apresenta um plano original homogneo, mas sim a sobreposio de dois ou mais tipos de plantas, cada um deles, correspondentes a pocas distintas.

Problemas urbanos
Dum modo geral, quanto mais antiga e maior for uma cidade, mais diversificados e mais complexos vo ser os problemas que se reflectem directa ou indirectamente nas populaes urbanas, afectando-as fsica e psicologicamente. Eles (os problemas) so tantos que sempre muito difcil fazer uma abordagem, por mais simples quase seja, de todos eles, com a agravante de que quase todos os problemas esto interligados. Vejamos os mais vulgares:

Transportes e trnsito
Engarrafamentos, lentido (pra/arranca), nervosismo, cansao, so as consequncias dirias do trnsito catico que a maioria das cidades alcanou. Relacionado com esta situao h ainda a questo do estacionamento, j que as cidades dificilmente respondem a esta necessidade. Os transportes pblicos so muitas vezes poucos para as necessidades e a qualidade dos mesmos no competitiva com o carro particular.

Poluio - Tanto a poluio atmosfrica como a poluio sonora so


dois terrveis problemas que as cidades da actualidade tm de enfrentar. As chamins de algumas fbricas (embora cada vez menos), os escapes de imensos veculos e outras tantas fontes poluentes, tornam a atmosfera urbana, muitas vezes, irrespirvel. Alm destas formas de poluio, convm igualmente no esquecer os lixos urbanos (domsticos, industriais e hospitalares) e os esgotos que, frequentemente, poluem os cursos de gua. Os lixos urbanos apresentam um duplo problema:

Problemas sociais

- Uma das razes do elevado crescimento urbano a atraco que as cidades provocam nas populaes de reas rurais. Contudo as cidades no conseguem acomodar nem empregar todas essas pessoas que procuram na cidade a "iluso" duma vida melhor. Forados a sobreviverem e algumas vezes sem mais nenhum local para irem, surgem ento os bairros de lata, sem condies, o desemprego, a carncia de habitao, a promiscuidade, os assaltos, a droga, a prostituio, a delinquncia juvenil, o alcoolismo, a desagregao familiar... e outros mais problemas. Estes males, que no escolhem raa, sexo, religio, ou nacionalidade, afectam sobretudo certas minorias (tnicas, raciais e culturais) que ficam em situao de excluso social e levam algumas vezes a casos de racismo e xenofobia.

Abastecimentos

- As cidades so centros de consumo por excelncia e no seu interior pouco se produz, pelo que a maioria dos bens e produtos tm de vir do exterior e chegar aos centros consumidores a "tempo e horas". Dito por outras palavras, todos ns gostamos de comprar produtos frescos, mas estes no so produzidos nas cidades, pelo que se torna necessrio criar condies para que eles cheguem atempadamente aos locais de venda, sem que, por exemplo, fiquem "presos" no trnsito urbano. Convm ter presente que na questo dos abastecimentos, no esto apenas os produtos alimentares (tais como leite, frutas, legumes, peixe, etc...), mas tambm gua potvel e energia.

Infra-estruturas

- Com o crescente aumento das populaes urbanas, as infra-estruturas construdas rapidamente ficam ultrapassadas e sem meios de satisfazer as necessidades urbanas. Consideram-se nestas infra-estruturas as redes de abastecimento de gua e electricidade, as redes de escoamento de guas (esgotos), os cabos de comunicaes, e at a dimenso das vias de comunicao (estradas). A maior parte destas estruturas foi feita para servirem um determinado nmero de habitantes que, rapidamente ultrapassado. Deste modo, surgem com alguma frequncia cortes de electricidade, falta de presso nos canos de gua, dificuldades em fazer chamadas telefnicas, e canos de esgoto que rompem, pois no aguentam a presso elevada de gua que neles circula. Como consequncia, assiste-se cada vez mais a obras de beneficiao destas infra-estruturas, de modo a pod-las ter a funcionar correctamente, para um cada vez mais elevado nmero de habitantes citadinos.

Espaos verdes

- O crescimento das cidades leva destruio de vegetao para poder haver espao para a construo de variados edifcios e vias de comunicao. Como tal, comeam a existir cada vez menos espaos verde nas cidades e, eles, so um bem muito precioso, pois alm de ajudarem a renovar e purificar o ar, so igualmente reas de descanso e lazer.

Equipamentos urbanos

- Neste caso esto includos creches, hospitais, lares de idosos, escolas.... e as situaes problemticas so completamente opostas: ou h cidades que tm falta deles, ou h excesso de pessoas para os mesmos. Por exemplo, devido (em parte) diminuio da natalidade, h muitas escolas que so foradas (por razes econmicas) a encerrar, forando os (poucos) alunos que as frequentavam a irem para outras escolas, s que esta situao vai originar estudantes a mais nas escolas para onde so obrigados a ir.

Doenas - A vida para um citadino no muito folgada. dum modo


geral poder-se- dizer que ele um escravo do relgio... sempre a tentar cumprir horrios, sempre a tentar chegar a horas para apanhar um determinado meio de transporte.... as situaes de nervosismo e ansiedade que se vivem no trnsito das cidades (principalmente em horas de ponta), levam imensas vezes a situaes de saturao e de stress. Isto pode ser o suficiente para originar outro tipo de doenas. A vida demasiado agitada tambm provoca, inmeras vezes, a que haja falta de tempo para preparar refeies adequadas, ou mesmo para saborear e digerir convenientemente as refeies. Deste modo, muitos habitantes urbanos optam por refeies pouco saudveis, pouco adequadas (em nutrientes) e, principalmente, que sejam rpidas (quer no tempo de espera das mesmas, quer no consumo)... entrou-se na era das fast food. A m alimentao, o pouco exerccio fsico e a saturao, o stress e ansiedade, podem ser as causas mais provveis de doenas cardiovasculares, obesidade, esgotamentos. Algumas formas de poluio, como a atmosfrica e a sonora, tambm podem conduzir a doenas respiratrias (como a asma) e a perturbaes psquicas.

Possveis solues para alguns problemas urbanos


A resoluo de muitos dos problemas urbanos um trabalho difcil e em constante actualizao. Por um lado, devido falta de espao nas cidades, torna-se difcil arranjar solues, por outro lado, algumas das medidas postas em prtica tm-se mostrado ineficazes, pelo que se torna necessrio arranjar outras propostas e solues. Algumas delas podero ser: Planeamento urbanstico - onde se elabora um estudo aprofundado das cidades, estabelecendo depois localizaes especficas para as diversas reas: de lazer, residenciais, administrativos, industriais....; Substituio dos bairros de lata por construes adequadas e/ou bairros sociais; Diminuir a poluio - atravs de estaes de tratamento de lixos (urbanos, industriais), bem como de ETAR's (Estaes de Tratamento de guas Residuais), substituio de lixeiras por outros meios de depsito e tratamento de lixos aterros sanitrios, incinerao, compostagem...), incentivar o uso de energias alternativas (renovveis) e de energias limpas (no poluentes), evitar o consumo desnecessrio.

Incentivar o desenvolvimento de cidades de mdia dimenso, de modo a evitar que a atraco e concentrao de populaes se destine apenas a duas ou trs cidades. Criao de mais parques de estacionamento, bem como melhorar os transportes pblicos (quer em quantidade, quer em qualidade) tornandoos mais atractivos para as populaes.

You might also like