Calorimetria – Mudança de Fase

Professor: Marcelo Alano.

há um aumento das vibrações dos átomos. Com o aumento da temperatura. líquido e gasoso. Fase Forças de atração Energia Temperatura Forma Volume Sólida Líquida Gasosa Fortes Moderadas Fracas Pequena Moderada Grande Baixa Média Alta Definida Variável Indefinida Definido Definido Indefinido . um sólido é formado por átomos agrupados de forma regular.MUDANÇAS DE FASE Do ponto de vista estrutural. As ligações interatômicas são forças de atração (forças eletrostáticas) que permitem os átomos vibrarem em torno de uma posição de equilíbrio. constituindo a rede cristalina. A matéria se apresenta em três estados de agregação (ou fase) distintos: sólido.

A fusão ou solidificação de uma substância é aquela em que aparecem. o bismuto de ferro. como a água. cada substância possui a sua temperatura de fusão. a maioria das substâncias sofre um aumento de volume. algumas.As substâncias Cristalinas durante a fusão obedecem as seguintes leis: 1º lei: sob pressão constante a fusão de uma substância cristalina se processa à temperatura constante. no entanto comportam-se de maneira inversa. 2º lei: para cada pressão. que é também chamada de fusão nítida ou brusca. . as fases sólida e líquida as duas juntas. Durante a fusão.

. ebulição e calefação. aumenta a rapidez da evaporação.um aumento de pressão na superfície livre do líquido dificulta a sua evaporação . quando o fenômeno se processa de uma forma lenta e apenas na superfície do líquido. 3 – um aumento na superfície livre do líquido aumenta a evapo. 4 . Evaporação: passagem do estado líquido para o gasoso.Vaporização: Existem tres tipos de vaporização conforme a maneira de se processar o fenômeno: evaporação. 2 – aumentando a temperatura. Fatores que influenciam a evaporação: 1 – líquidos mais voláteis evaporam com maior facilidade..

Segue as seguintes leis: 1 – durante a ebulição. .Ebulição: Passagem do estado líquido para o gasoso se processando de uma maneira tumultuosa e em torno do líquido. cada substância possui sua temperatura de ebulição. a temperatura se mantém constante desde que a pressão também seja mantida constante. 2 – para uma dada pressão.

Calefação: Passagem do estado líquido para o gasoso em uma temperatura superior à sua temperatura de ebulição. . Ex. Quando se joga água sobre uma chapa metálica aquecida a uma temperatura maior que 100ºC.

Os fenômenos de fusão e os de vaporização acontecem sempre devido ao recebimento de calor. . enquanto a solidificação e a liquefação ocorrem devido à perda de calor.MUDANÇAS DE FASE Sublimação Fusão Sólido Solidificação Sublimação Líquido Vaporização Gasoso Liquefação OBS:.

CURVAS DE AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO As curvas de aquecimento ou resfriamento fornecem a variação de temperatura de um corpo em função da quantidade de calor recebida ou cedida pelo corpo. ΔT ΔT3 ΔT2 Líquido ΔT1 Sólido Sólido + líquido Líquido + Vapor Gasoso Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q recebida .

temos: Q1 = m.Observando o gráfico anterior.csólido.clíquido. ΔT2 (Calor Sensível) Q4 = m.cgasoso. ΔT3 (Calor Sensível) Mamão com açucar!!!!! . ΔT1 (Calor Sensível) Q2 = m.Lf (Calor Latente de Fusão) Q3 = m.LV (Calor Latente de Fusão) Q5 = m.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful