You are on page 1of 13

ASSISTÊNCIA RELIGIOSA/ESPIRUTUAL E OUTRAS DE CARATER VOLUNTÁRIO NO HOSPITAL FRANCISCO ROSAS - HFR - DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL

social e religiosa . O paciente tem direito de assistência moral. . ou com seus familiares no caso de doentes que já não mais estejam no gozo de suas faculdades mentais. o artigo 1.º da lei estabelece que fique assegurado. o seu acesso para dar atendimento religioso aos internados. bem como nos estabelecimentos prisionais e militares. desde que em comum acordo com estes. aos religiosos de todas as confissões. psicológica.Atendendo o disposto na Lei 9.982 de 14/07/2000 da Presidência da República. que trata da prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas.

em suas atividades. . deverão. a fim de não pôr em risco as condições do paciente ou a segurança do ambiente hospitalar.A lei diz ainda que os religiosos chamados a prestar assistência nas entidades. acatar as determinações legais e normas internas de cada instituição hospitalar.

preservando-se os horários que competem aos trabalhos dos médicos. Horários excepcionais serão concedidos mediante solicitação do paciente ou familiares com o conhecimento da recepção e enfermagem. ou das _____hs às____hs.A assistência aos pacientes poderá ser feita pelos responsáveis pela religião de cada paciente. Esta assistência poderá ser efetuada diariamente das ____hs às_____hs. enfermeiros. . . laboratórios refeições e demais serviços hospitalares.

para confirmação. .RG. haverá um livro para registrar as visitas religiosas. com indicação do dia. nesta as indicações dos pacientes e seus respectivos quartos e leitos que deverão se dirigir para o cumprimento de suas funções.Serão permitidas até duas pessoas para tais assistências. hora e nome dos doentes atendidos. No final das visitas. . na portaria. estando estas com o seu nome constando banco de dados do Hospital e portando o documento de identidade . na portaria do HFR e receber o crachá para identificação e receberão.

deverão ser autorizados pela mesma e entrarão sempre. Fora disso. em momento adequado ao paciente e Equipe de Saúde .Os representantes de qualquer crença religiosa deverão ser credenciados (na recepção do Hospital).

de modo a perturbar a privacidade e sossego dos demais doentes.NORMAS GERAIS Durante a visita. . Não serão permitidos cantos e orações em voz alta no quarto de enfermaria. deverá ser respeitada a liberdade religiosa de cada enfermo. a não ser que este (o paciente) declare que não quer nenhuma assistência religiosa. tendo direito de receber a assistência de sua igreja ou religião.

Apresentar-se (nome. o HFR estabeleceu algumas regras: Nunca acordar o paciente. Falar baixo. Bater na porta do quarto antes de entrar. religião). igreja.Para uma perfeita organização. Perguntar ao acompanhante e ou paciente se quer receber a visita e respeitar sua decisão. .

Usar crachá – fornecido pelo hospital .Escolher cuidadosamente as palavras. Explicar seu objetivo (sendo breve). Respeitar a religião do outro. Sair do quarto ou enfermaria se a enfermagem for realizar algum procedimento no paciente.

FLORES. não tocar nos objetos do hospital e não sentar em sua cama. inclusive sapatos fechados. AOS PACIENTES. corretamente antes e após sua missão no hospital. Lavar as mãos. NÃO TRAZER ALIMENTOS. . Usar roupas apropriadas para o ambiente hospitalar. ETC. A enfermagem e equipe de saúde do HFR é que estão autorizados a quaisquer procedimentos técnicos com o paciente . BEBIDAS .Evite tocar no paciente.

Respeite o horário estipulado. Não entrar em alas de isolamento quartos que tenham identificações de Isolamento na porta. . Não converse nos corredores. Não venha ao hospital. Se não estiver bem. Não use o telefone do Hospital.

. necessidade de maiores esclarecimentos ou sugestões sobre este. encaminhar-se à recepção do Hospital.Em caso de dúvidas.

AGRADECEMOS A COMPREENSÃO E A AJUDA DE TODOS VOCÊS. .