You are on page 1of 27

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CAMPUS MAUS

Professor: Wescley Tavares

Maus 2013

RELEMBRANDO....
2

A higiene, a sade e a segurana objetivo de garantir condies de trabalho capazes de manter um nvel de sade dos colaboradores e trabalhadores de uma empresa.

HIGIENE

CONDIES DE TRABALHO

SADE

SEGURANA

1700 - Bernadino Ramazzini (mdico Italiano) relacionou uma srie de doenas que afetavam os trabalhadores daquela poca.
1760-1830 Revoluo Industrial na Inglaterra - Mquina de fiar, maquina a vapor e a descoberta da eletricidade 1802 - Parlamento Britnico aprova a 1 lei de Proteo aos trabalhadores, a "Lei da Sade e Moral dos Aprendizes", que estabelecia o limite de 12 horas de trabalho por dia

10

Normas Regulamentadoras
Uma NR objetiva explicitar as determinaes contidas nos artigos 154 a 201 da Condio das Leis de Trabalho - CLT, Decreto-Lei 5.452, de 1 de maio de 1943, para que sirvam de balizamento, de parmetro tcnico s pessoas ou empresas.

As NR podem ser obtidas, na ntegra, no endereo 11 (www.mte.gov.br)

35

12

NR1 - Disposies Gerais: Estabelece o campo de aplicao de todas as Normas Regulamentadoras de Segurana e Medicina do Trabalho do Trabalho Urbano, bem como os direitos e obrigaes do Governo, dos empregadores e dos trabalhadores no tocante a este tema especfico.

Determina, tambm, que a Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho SST o rgo competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar todas as atividades relacionadas a Segurana do Trabalho.
D competncia s Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs), determina as responsabilidades do empregador e a responsabilidade dos empregados.
13

NR5 - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA: Estabelece a obrigatoriedade das empresas pblicas e privadas organizarem e manterem em funcionamento, por estabelecimento, uma comisso constituda exclusivamente por empregados com o objetivo de prevenir infortnios laborais, atravs da apresentao de sugestes e recomendaes ao empregador para que melhore as condies de trabalho, eliminando as possveis causas de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais.

A CIPA composta de um representante da empresa Presidente (designado) e representantes dos empregados, eleitos em voto secreto, com mandato de um ano e direito a uma reeleio e mais um ano de estabilidade.
14

15

NR6 - Equipamentos de Proteo Individual - EPI: Estabelece e define os tipos de EPI's a que as empresas esto obrigadas a fornecer a seus empregados, sempre que as condies de trabalho o exigirem, a fim de resguardar a sade e a integridade fsica dos trabalhadores. O EPI deve ser entregue gratuitamente, e a entrega dever ser registrada.

Todo equipamento deve ter o CA (Certificado de Aprovao) do Ministrio do Trabalho e Emprego e a empresa que importa EPIs tambm dever ser registrada junto ao Departamento de Segurana e Sade do Trabalho.

16

17

NR17 - Ergonomia: Visa estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s condies psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente.

Mquinas, ambiente, comunicaes dos elementos do sistema, informaes, processamento, tomada de decises, organizao, tudo isso gera conseqncias no trabalhador, e devem ser avaliados, e se necessrio, reorganizado.

18

19

20

21

22

23

NR23 - Proteo Contra Incndios: Estabelece as medidas de proteo contra Incndios, estabelece as medidas de proteo contra incndio que devem dispor os locais de trabalho, visando preveno da sade e da integridade fsica dos trabalhadores.

TODAS as empresas devem possuir proteo contra incndio; sadas para retirada de pessoal em servio e/ou pblico; pessoal treinado e equipamentos.
Todas as questes relacionadas a incndios devem ser resolvidas observando as legislaes estaduais do Corpo de Bombeiros.

24

25

26

You might also like